All for Joomla All for Webmasters

12ª edição da tradicional Feira Internacional de Artesanato (FInnar)

Feira internacional de artesanato Brasilia 2018

A Feira internacional de artesanato Brasilia 2018, começa nesta sexta (13/04).

Além do artesanato Cubano (1ª vez em Brasília), a Finnar homenageará a milenar técnica da Xilografia com um espaço para oficinas, exposições e apresentações

Nesta sexta (13/04), às 16h, será aberta a 12ª edição da tradicional Feira Internacional de Artesanato (Finnar), que, como sempre, será realizada em abril, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, este ano de 13 a 22/04.

Aos feriados, sábados e domingos, o evento funcionará das 11h às 22h. Já nos dias de semana, funcionará das 16h às 22h.

O ingresso será 1 kg de alimento não perecível, com censura livre. O evento homenageará a milenar técnica da Xilografia com um espaço para oficinas, exposições e apresentações.

O evento conta com o patrocínio do GDF por meio da Secretaria de Estado do Esporte, Turismo e Lazer e da Secretária do Trabalho do DF.

A Finnar recebeu mais de 110 mil visitantes em 2016 e espera passar deste número este ano.  A expectativa é de oferecer produtos de mais de cerca de 700 diferentes artesãos, de 20 estados e 15 países, além de palestras, workshops, cursos e oficinas.

Pela primeira vez, o artesanato de Cuba, composto por peças de madeira, participará da Finnar.

O artesanato da palavra

A xilogravura (outro jeito de chamar xilografia) vem ganhando espaço no mundo do artesanato. Aos que não conhecem, xilogravura é a técnica antiga que usa uma placa de madeira entalhada para reproduzir uma imagem sobre papel, tecido ou onde você preferir.

A arte nasceu no Oriente há mais de um milênio e meio. Os chineses a empregavam para imprimir orações budistas e os japoneses a utilizaram no ano 770 para estampar talismãs. Foi por meio da xilografia que os chineses produziram os primeiros livros impressos pelo homem.

Pensando nisso, a 12ª FINNAR (Feira Internacional de Artesanato) apresenta ” O artesanato da palavra”:  Xilogravuras e cordéis sendo feitos ao vivo com oficinas, exposição e apresentações artísticas.

Com censura livre, você poderá ir e ver como se faz e aprender a fazer um cordel e uma xilogravura, apreciar belos trabalhos e ainda desfrutar de belas apresentações com toda a família.

O artista plástico, poeta e professor de Artes Visuais e História da Arte, Valdério Costa, fará xilogravuras e dará oficinas dessa arte tão preciosa. As gravuras serão feitas pelos participantes após a leitura e declamação de folhetos e livros adaptados para a literatura de cordel e todas as artes ficarão expostas para a apreciação do público. A oficina é aberta para todas as idades.

Também teremos um cordelista que declamará folhetos e livros adaptados e ainda dará oficinas de cordel. Tudo isso começando no domingo (14), das 14h às 20h.

Já o grupo teatral de bonecos com histórias de literatura de cordel, a Cia Expressão da Arena apresentará o espetáculo de teatro de bonecos “O Conto do Baú”.  A peça conta história de um menino do sertão que não pode ir à escola, pois precisa trabalhar. Sonhador, ele encontra um baú mágico e vai parar em uma terra encantada. Serão duas apresentações, sendo uma no domingo (15/4), e outra no sábado (21/4), ambas às 16h. Censura Indicativa Livre.

Feira internacional de artesanato Brasilia 2018 – Cursos

Curso “O Design em Artesanato”

O curso será ministrado por Ana Cláudia Oliveira e tem base no tripé Sustentabilidade-Empreendedorismo- Rentabilidade. Nele, o aluno tem a oportunidade de aprender a importância do reaproveitamento da matéria prima local e da valorização da cultura local. O empreendedorismo em artesanato é trabalhado desde a postura apreendedora até a implementação do produto no mercado.

O objetivo das capacitações é promover oportunidade de geração de trabalho e renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio de capacitação em técnica artesanal que utiliza resíduos descartados, seja pela natureza ou seja pela indústria local.

Durante a Finnar 2018 serão ofertadas quatro oficinas práticas que compõem parte da capacitação do curso:

1-Modelagem de Negócios Inovadores para artesanato.
2 -Como criar um projeto para o artesanato?
3-Produção fotográfica para artesanato
4-Harmonização de cores para o artesanato.

O contato de Ana Cláudia Oliveira com o artesanato, e o despertar das habilidades manuais natas, passadas de geração em geração a
inquietaram e a levaram a estudar o design, a gestão da inovação empresarial, moda, proteção da Propriedade Intelectual e a Transferência Tecnológica.

De modo que conseguiu entender como os processos criativos ocorriam na cadeia produtiva do artesanato e como poderia contribuir para os processos de melhoria e impactar o mercado com uma nova forma de pensar o artesanato, para a promoção do empreendedorismo social, respeitando a cultura local e observando os fatores da responsabilidade social para agregação
de valor. Com isso organizou ferramentas e metodologias já conhecidas e aplicadas aos negócios inovadores e aos processos criativos do design, numa nova perspectiva de ensino para o artesanato.

 

SERVIÇO

O quê: 12ª edição da tradicional Feira Internacional de Artesanato (FInnar) 

Abertura- sexta (13/4), às 11h.

Centro de Convenções Ulysses Guimarães 

Quando: De 13 a 22 de abril

Horário de funcionamento: feriados, sábados, domingos das 11h ás 22h. Durante a semana, das 16h às 22h.  

O evento conta com o patrocínio do GDF por meio da Secretaria de Estado do Esporte, Turismo e Lazer e da Secretária do Trabalho do DF

Finnar Kids

A Charph Eventos, por meio da Assessoria da Psicopedagoga Marilza Luzia
Saraiva de Souza, pelo terceiro ano consecutivo oferece ao público mirim um
laboratório de atividades lúdicas, em 2018 em parceria com Faculdade LS, visando oferecer orientações hospitalares, prevenção de acidentes, alimentando com arte, dramatizando as profissões com oficinas de artes e contação de histórias, este ano com foco na saúde e no empreendedorismo infantil.

A 12ª FINNAR a LS Educacional promoverão oficinas diversas para o público de 03 a 12 anos em um espaço planejado e preparado para as crianças com Brincadeiras dirigidas e monitoradas, Contação de Histórias, Desenho, Dobradura, Fantoches, Histórias cantadas, Massinha, Palitos e Pintura.

GERAÇÃO DE EMPREGO: São cerca de mais de 3 mil empregos diretos e indiretos durante o evento. Sem falar no fluxo econômico dos hotéis e restaurantes.

Para a diretora da Charph Eventos e umas organizadoras do evento, Hilda Alves, “A FINNAR se diferencia ao sempre pensar na arte por trás do fazer manual das peças, do algo a mais que leva os artesãos a uma transmutação de materiais, dos mais variados, em peças criativas, úteis, práticas e singulares. Por isso, escolhemos “O Artesanato da palavra “como o destaque do ano, reverenciando a xilografia como a ponte entre a palavra e o artesanato”, explica.

Conheça o artesanato feito de norte a sul do Brasil