All for Joomla All for Webmasters

19º Festival Jazz & Blues divulga programação de Guaramiranga e Fortaleza

Macauba_Foto. Luís Ramon

Guaramiranga terá Dori Caymmi, Filipe Catto, Juarez Moreira, Arismar do Espírito Santo e o cearense Macaúba do Bandolim estão entre as atrações.

19º Festival Jazz & Blues Guaramiranga e Fortaleza, que acontece de 10 a 13/02 em Guaramiranga e nos dias 15 e 16 em Fortaleza – Ceará.

Do jazz ao blues, passando pelo choro, o forró, a valsa, o mambo… Música do Brasil e universal. Ritmos diversos, arranjos autorais ou ricos improvisos que transformam tudo em um grande encontro da música nos palcos do Festival Jazz & Blues.

A 19ª edição acontece de 10 a 13 de fevereiro em Guaramiranga, na região serrana do Ceará, dá uma pausa na Quarta-Feira de Cinzas, e segue com mais programação nos dias 15 e 16 em Fortaleza. A realização é do Ministério da Cultura e da Via de Comunicação.

Para os dias de Festival na serra, a Cidade Jazz & Blues será erguida na rua principal de Guaramiranga, a cerca de 600 metros da Praça do Teatro Rachel de Queiroz.

O local abrigará os Shows ao Pôr do Sol, os espetáculos das 21h, as Jam Sessions, além dos Ensaios Abertos à tarde e as atividades musicais pela manhã, destinadas às crianças.

Em Fortaleza três espaços vão receber a programação. No Cineteatro São Luiz acontecerão shows nos dias 15 e 16, às 19 horas. No Centro Cultural Banco do Nordeste haverá oficina de gaita no dia 15 às 17h e show às 18h30 e, para fechar esta edição, o Theatro José de Alencar será palco da Festa de Encerramento no dia 16 às 20h30, com direito a dois grandes shows.

Festival Jazz & Blues Guaramiranga e Fortaleza

Homenageado: Macaúba do Bandolim

Um verdadeiro mestre da cultura musical do Ceará e do Brasil, José Felipe da Silva, o Macaúba, ganha uma homenagem reconhecimento à sua história de virtuosismo no bandolim e à sua inestimável contribuição a várias gerações.

São 65 anos de dedicação ao instrumento, que aprendeu a tocar sozinho ainda criança e hoje transcende a própria música, sendo reconhecido como um verdadeiro personagem da Fortaleza do passado e do presente, das coisas e dos costumes da vida boêmia e da grande arte do choro.

Neste show será acompanhado por seu filho Marinaldo (também um virtuoso do bandolim), Ribamar Freire (nome histórico do violão de 7 cordas) e Fernando (pandeiro), todos grandes nomes da cena do choro no Ceará. Será no dia 11, na sessão das 17 horas.

Shows nas duas cidades

Grandes shows desta edição vão acontecer em Guaramiranga e depois em Fortaleza. A voz grave, as composições inspiradíssimas, os arranjos elaborados e a notável sensibilidade de um dos maiores mestres da música brasileira aportam no Festival este ano. Dori Caymmi destaca a autenticidade da beleza melódica da voz do pai, Dorival Caymmi, a quem se refere o título do novo álbum, “Voz de Mágoa”. No show, que acontece no dia 12 em Guaramiranga e 15 em Fortaleza, ele apresenta sua forma única de tocar violão com afinações pouco convencionais e harmonias criativas. Tudo ao lado dos virtuosos Itamar Assiere (piano), Jefferson Lescowich (contrabaixo) e Ricardo Costa (bateria).

Festival Jazz & Blues Guaramiranga e Fortaleza

Atrações nos palcos de Guaramiranga

 

Waldonys e Sexteto de Jazz da Big Band Unifor (CE) – Referência nacional do acordeon, aprendiz do Rei do Baião Luiz Gonzaga

 

Juarez Moreira (MG) – Um poeta do violão, dono de uma escola própria e de refinadas e pessoalíssimas composições, o mineiro Juarez Moreira se iniciou no instrumento aos 12 anos e cedo foi considerado um dos maiores violonistas do Brasil.

Arismar do Espírito Santo (SP) – Show “Roda Gingante” – No que promete ser um dos mais marcantes encontros desta edição, o Festival Jazz & Blues promove no palco a reunião de quatro grandes instrumentistas, de diferentes estados, bagagens e trajetórias, mas com fortes pontos em comum: o amor pela música, o virtuosismo e a sensibilidade, a dedicação à música instrumental, com grandes contribuições à cena brasileira.

Filó Machado Trio (SP) – Um dos mais aclamados cantores e violonistas do País, capaz de sintetizar as melhores características da música brasileira entre a riqueza harmônica de sua mão esquerda e o ritmo arrebatador da mão direita, Filó Machado faz no dia 12 sua estreia no Festival Jazz & Blues, como uma das grandes atrações da programação em 2018.

Trio Guará (CE) – Formado por Denny Almeida (violão), William Madeiro (guitarra) e Juan Madeiro (acordeon), três músicos de Guaramiranga, o Trio Guará tem um repertório inspirado em grandes nomes da música brasileira, como João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Ary Barroso, Cartola, Noel Rosa e Gonzaguinha.

Netinho de Sá, Robertinho Marçal e Lu D´Sosa (CE) – Três grandes instrumentistas cearenses se reuniram neste show, especialmente para o Festival Jazz & Blues.

Rebeca Câmara, Natanael Pereira e Igor Ribeiro (CE) – Um encontro entre três representantes jovens, mas já de considerável bagagem na cena musica cearense, para recriar com sotaque próprio clássicos da música instrumental brasileira.

Marília Lima (CE) – Desde a segunda metade dos anos 2000, Fortaleza vem revelando uma nova geração de cantoras de blues e black music. Uma das mais marcantes, com trajetória destacada, público consolidado e participação bem-sucedida em diversos projetos, é Marília Lima.

Rafael Balboa (CE) – Tributo a Eric Clapton – Cantor e guitarrista de grande destaque na cena blueseira cearense, Rafael Balboa, autor do disco “Birth” (2016), apresenta um tributo a um mestre do blues e do rock no mundo: o guitarrista, cantor e compositor inglês Eric Clapton, um dos músicos mais influentes de todos os tempos e um dos que melhor souberam assimilar a herança da música negra norte-americana, reinventando-a para criar uma personalidade musical própria, capaz de cativar gerações e gerações de ouvintes.

Divas do Blues (CE) – As mulheres assumem a linha de frente também neste show, que encerra a programação do Festival Jazz & Blues 2018 na serra, na Jam Session do dia 13.

 

Festival Jazz & Blues Guaramiranga e Fortaleza

Café no Tom

 Pela manhã, nos dias de seus respectivos shows, Juarez Moreira, Davi Duarte, Filó Machado e os músicos Gustavo Andrade e Jefferson Gonçalves têm um encontro com o público às 11 horas no restaurante Basílico, na Praça do Teatro Rachel de Queiroz, para o Café no Tom, um descontraído bate-papo sobre suas carreiras e músicas.

Workshops na serra

 Dois workshops serão ministrados na sede da AGUA – Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga sempre às 11h. No domingo, dia 11, a oficina é de sopros com Marcelo Padre, do Duo Estro Cuba. Na segunda-feira, é a vez do guitarrista Lu D’Sosa passar um pouco de sua experiência musical.

Espaço Dó Ré Mi

 Uma programação especial foi criada para o público infantil do Festival. O Espaço Do Ré Mi, na Cidade Jazz & Blues, vai oferecer oficinas de musicalização ministradas pelos professores Amanda Montenegro e Diego Gomes, da escola de música BSB Musical Fortaleza. A atividade acontecerá das 9h30 às 10h30 nos dias 11, 12 e 13, respectivamente com aulas de prática de canto, percussão/expressão corporal através de dinâmicas rítmicas e, no último dia, atividades de ritmo com apoio de instrumentos percussivos (canos sonoros) e uma dinâmica de grupo. As atividades, destinadas a crianças de 6 a 10 anos, têm o objetivo de proporcionar a comunicação e a expressão através da música.

Apresentado pelo Ministério da Cultura, com Apoio Institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Guaramiranga, o 19° Festival Jazz & Blues tem como patrocinadores: Hipercor, Nacional Gás e BNB. Apoio cultural: Cineteatro São Luiz, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Theatro José de Alencar, Indaiá, Café Santa Clara Reserva da Família, Cagece, Dakota, Casa Pio, Mercadinhos São Luiz e Servis Segurança. Agradecimentos: ENEL e Coca-Cola. Promoção: Diário do Nordeste. Realização: Ministério da Cultura e Via de Comunicação.

SERVIÇO

19° Festival Jazz & Blues – De 10 a 13 de fevereiro de 2018 em Guaramiranga e nos dias 15 e 16 em Fortaleza. Informações: (85) 3262.7230. Site: www.jazzeblues.com.br. Instagram: @festivaljazzeblues. Facebook: Festival Jazz & Blues (CE).

Comentários abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *