Welcome to Cultura Alternativa   Click to listen highlighted text! Welcome to Cultura Alternativa
All for Joomla All for Webmasters

34a FEIRA DO LIVRO DE BRASÍLIA

FEIRA DO LIVRO DE BRASÍLIA

FEIRA DO LIVRO DE BRASÍLIA.

Agora Internacional e com o tema, “Literatura infantil: a invenção do sonho.

Vamos brincar de inventar?”, o tradicional evento será apresentado nesta quinta (26/4), às 10h

Num momento em que o medo e a violência atormentam o dia-a-dia de muitos, a  34a Feira do Livro de Brasília escolheu a beleza da infância (de qualquer idade) que se permite sonhar por meio dos livros e da leitura.

Imbuídos desse sentimento de responsabilidade com dias melhores, a Câmara do Livro do Distrito Federal e o Instituto Latinoamerica, nesta quinta (26/4), às 10h, na  Biblioteca Nacional de Brasília, apresentarão as novidades na estrutura e programação nacional e internacional, falarão sobre os homenageados deste evento tão marcante na vida das letras de nosso país.

O evento é realizado pela Câmara do Livro do DF, coordenado pelo Instituto Latinoamerica e apoiado pelo Ministério da Cultura (MinC), pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), pelo Sindicato Nacional de Editores de Livro (SNEL) e pelo Sindicato dos Escritores do DF (Sindescritores).

A Secretaria de Educação, a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, a Secretaria de Cultura do DF, a Prefeitura Municipal de Alexânia com a curadoria do Entorno e dos demais municípios que vão atuar com sua programação são parceiras da Feira.

O evento – que será realizado de 1 a 10 de junho, nas áreas interna e externa do Pátio Brasil Shopping-, com o tema “Literatura infantil: a invenção do sonho.

Vamos brincar de inventar?”,  a Feira conta com programação repleta de mesas, palestras, saraus, narrações de histórias, apresentações de música e teatro que reafirmaram a importância da literatura infanto-juvenil para a formação de nossas crianças e adolescentes.

Alessandra Roscoe,  Ana Beatriz Brandão, Antonio Torres,  Cristovão Tezza, Ignácio de Loyola Brandão, Jonas Ribeiro,  Lília Diniz, Lourenço Cazarré, Marco Haurélio, Maria Valéria Rezende,  Maurício de Almeida, Paulliny Gualbert Tort, Ramon Mello, Roger Mello, Stella Maris Rezende,  Tiago de Melo Andrade e Tino Freitas são alguns dos convidados da Feira.

Sem contar com o autor-sensação de 8 anos de idade,  João Paulo Guerra: bilíngue, escritor, programador e vencedor de concurso de colonização espacial da National Aeronautics and Space Administration (NASA).  Ele é autor de “No Mundo da Lua e Dos Planetas – In The World Of The Moon And The Planets (livro infantil bilíngue).

FEIRA DO LIVRO DE BRASÍLIA. – Indígena


Um dos autores mais premiados de 2017 para cá, o escritor indígena Cristino Wapichana também estará na Feira. O Prêmio Jabuti (2017), o Prêmio FNLIJ Ofélia Fontes – O Melhor Livro para Criança 2017 e o Prêmio “Peter Pan” Estrela de Prata (2* Lugar) na Suécia – 2018, foram algumas das premiações recebidas por ele.

Homenagens
Ana Maria Machado, Luci Watanabe e Milton Hatoum serão os escritores homenageados.  Também serão homenageados, a RIDE Entorno como Região nacional e o Uruguai como comunidade internacional. TODOS RECEBERÃO O TROFÉU CASSIANO NUNES.

FEIRA DO LIVRO DE BRASÍLIA. – Números


“Espera-se que o público movimente mais de R$ 5 milhões em vendas de livros, com a comercialização de 200 mil títulos nos cerca de 100 estandes de vendas, além dos impactos indiretos sobre a indústria do turismo na capital federal e em sua economia, nos mais variados ramos – alimentício, hotelaria e hospedagem, comércio de varejo, lojistas de shopping, da região central da cidade, ambulantes e transporte de passageiros.  

Espera-se também atingir, com base nos números da Feira do Livro de 2017, público de 220 a 250 mil pessoas ao longo de todo o período, atraindo e estimulando a participação de crianças, jovens, adultos e idosos, com programação para todas as faixas etárias.

Haverá visitação escolar, a ser organizada em conjunto com Secretaria de Educação do DF e Secretarias Municipais de Educação de municípios do Entorno/Ride que se mostrarem interessadas, com ônibus fornecidos pelas próprias escolas e ainda visitação de jovens participantes dos regimes socioeducativos.

O público também poderá ser visitado em seus locais de atuação para ampliar os beneficiários da Feira do Livro, com programação de autores da Feira nas escolas”, explica o presidente da Câmara do Livro do DF, Ivan Valério.



FEIRA DO LIVRO DE BRASÍLIA – Internacional


“Em primeiro lugar, a 34º Feira do Livro de Brasília vai promover um congraçamento de culturas de todas as regiões do país e do cone sul da América e também a local, de indiscutível vocação universalizante; para criar oportunidades de contato entre escritores, público em geral e acadêmicos.

A partir deste ano recebemos, sempre, autores internacionais e homenageamos um país.

O Uruguai será a Comunidade internacional homenageada. Nesse sentido, recebemos três escritores Uruguaios, mais um Português e possivelmente um Espanhol. que participarão da mesa Outras prosas – diálogo das nações”, disse o presidente do Instituto Latinoamerica, Atanagildo Brandolt.

Valorização da qualidade da literatura local
” Brasília tem autores renomados, valorizados no circuito nacional e internacional, alguns premiados e reconhecidos com as maiores láureas do mundo do livro e da leitura.  

Grandes nomes daqui têm sido premiados nacional e internacionalmente a exemplo de Roger Mello, José Rezende Jr,  Lourenço Cazarré, Chico Salles, Ronaldo Costa Fernandes e Cleunice de Arruda Castro, entre tantos outros. Este reconhecimento nacional e internacional é relevante para consolidar o DF como um dos mais importantes polos produtores de literatura de qualidade.

Por isso a população local deve ter oportunidades de ter contato com seus autores em eventos na própria cidade”, ressalta o presidente do Sindescritores, Marcos Linhares.

Programação variada
O curador da Feira, Maurício Mello Júnior, ressalta que  a programação foi pensada para tornar a feira mais atraente para o público em geral e, assim, aproximá-lo do universo da literatura em geral e da literatura para crianças e adolescentes em particular – contribuindo assim para a promoção e a popularização do hábito de leitura, especialmente entre as crianças e os jovens.

Como se sabe, a leitura nesta fase da vida contribui para aproximar pais e filhos, desenvolver a oralidade, o pensamento abstrato, construir repertórios cognitivos e vocabulares, além de estimular o imaginário e a fantasia – atuando como poderosa ferramenta para a socialização, a construção da identidade, a formação da cidadania e a difusão da cultura.

As atividades culturais – artísticas e de entretenimento – compreenderão shows musicais com artistas daqui e de fora, espetáculos teatrais de grupos da cidade, palestras com autores e estudiosos, bate-papos com escritores de renome nacional e internacional e oficinas que ocorrerão simultaneamente e de forma inter-relacionada à exposição de livros na feira.

“Todas elas foram concebidas para estimular a compreensão de temas literários, técnicas de produção e trabalho, panorama mercadológico dos gêneros literários em conexão com as características de cada faixa etária de público.

A ideia é, num ambiente estimulante, não apenas fomentar os negócios dos expositores, mas promover a reflexão e favorecer o diálogo desse mercado com os diversos públicos – população em geral, escritores, acadêmicos e entidades do setor livreiro e literário.

Teremos conversas sobre mercado editorial, políticas de livro, leitura, bibliotecas e direitos autorais, vendas pela internet, livros eletrônicos e literatura inclusiva estarão presentes”, detalha o curador

Para a curadora adjunta, Fernanda de OIliveira, “os gêneros infantil e infanto-juvenil
foram escolhidos em razão de sua relevância e atualidade dos desafios que envolvem a popularização da leitura num país tão carente de avanços em termos educacionais.

Por isso, nos esmeramos em construir uma programação rica em autores e qualidade que oportunizassem uma singular troca de experiências a quem participar das atividades previstas”, observa.


GOIÁS, ENTORNO DE BRASÍLIA
A região do Entorno de Brasília também terá um espaço nobre na programação da Feira. A curadora desses movimentos da Ride, Nilva Bello, de Olhos d’Água, Alexânia, informa que vários  municípios já confirmaram presença com grupos culturais especialmente voltados para a contação de histórias infantis e performances para os alunos das escolas públicas, além de caravanas do Entorno que frequentam a Feira.

Serviço:
O quê: Lançamento Oficial da  34ª Feira do Livro de Brasília
Quando:  Quinta-feira (26/4), às 10h
Onde: Biblioteca Nacional de Brasília
Quem: Câmara do Livro do Distrito Federal e Instituto Latinoamerica
Informações:  (61) 3033-6815 e (61) 99548-1181 – email:  camaradolivrododf@gmail.com – institutolatinoamerica@gmail.com  

Click to listen highlighted text!