Anoushka Shankar, filha de Ravi Shankar, irmã de Norah Jones

Anoushka Shankar

Anoushka Shankar, filha de Ravi Shankar, irmã de Norah Jones. Anouska Sankar, filha de Ravi Shankar, irmã de Norah Jones. Aprendi a ouvir este estilo musical com meu pai, Professor Rao. Era uma viagem sentávamos juntos e conversávamos sobre Ravi Shankar.

Anoushka Shankar – Meu querido Professor

Meu querido professor é meu pai. Me ensinou tudo sobre a Índia. Foi Fundador e Presidente da Associação Indo Brasileira e lamento por não ter ajudado mais meu pai neste empreendimento.   Teve oportunidade de ocupar um cargo na ONU, mas, tinha que se naturalizar brasileiro. Não deu, ele era indiano na alma. Viajava o mundo cinco a sete vezes por ano, as vezes menos, as vezes mais, participando de Congressos Geológicos. Mas, era um aficionado por arte e cultura.   Do Brasil gostava de Edu Lobo, Jair Rodrigues, Elis Regina, dos Festivais da Record, Wilson Simonal, era um mestre.   Neste texto sobre Anoushka, não poderia deixar de falar do mestre.

Anoushka Shankar
Professor Bhaskara Rao

Anoushka Shankar – A Filha de Ravi Shankar

O nome do pai é impactante, bem como, sua história na música. Nasceu em Londres em 09 de junho de 1981. É citarista e compositora britânica, mas, a origem é indiana. É Filha, como já dito, de Ravi Shankar com Sukanya Shankar e meia-irmã por parte de pai de Norah Jones.   Aos 08 anos começou a tocar citara. Seu primeiro espetáculo foi aos treze anos em Nova Deli. Em 1998, Anoushka tocou num jantar de gala para convidados, entre os quais fazia parte o Ministro dos Negócios Estrangeiros britânico Robin Cook, que a distinguiu com o Escudo da Câmara dos Comuns. Em Fevereiro de 2000, Shankar tornou-se a primeira mulher a atuar no The Ramakrishna Centre em Calcutá. A Indian Television Academy, a Asmi, e o “India Times” escolheram-na como uma das quatro Mulheres do Ano em 2003. O seu álbum “Rise” foi nomeado para um Grammy na categoria de Melhor Álbum Contemporâneo de World Music.

Rise

Anouskha Shankar – Concerto

No concerto abaixo você pode assistir Anouskha em Berlim. O nome do concerto é Anoushka Shankar Ensemble & Patricia Kopatchinskaja e foi gravado em Berlin em 23 de Abril de 2016.

Anand Rao

Editor do Cultura Alternativa

http://culturaalternativa.com.br/

LEIA TAMBÉM:

Música Independente do Brasil – Anand Rao lança Amor Giz e Cor

Badi Assad lança clipe de Entrelaçar

Nina Simone e o poder da música