Welcome to Cultura Alternativa   Click to listen highlighted text! Welcome to Cultura Alternativa
All for Joomla All for Webmasters

Aproveite o verão e cuide da pele

Aproveite o verão e cuide da peleAproveite o verão e cuide da pele

Aproveite o verão e cuide da pele. A estação favorita da maioria dos brasileiros chegou: o verão. E com ela alguns cuidados que precisam ser adotados para evitar o surgimento de problemas na pele e aproveitar a melhor estação do ano ao máximo.

A alta incidência da radiação solar tão característica do verão precisa ser evitada, por isso que o Cultura Alternativa selecionou as melhores dicas para proteger bem a sua pele e evitar que algum tipo de lesão impeça você de aproveitar ao máximo a estação mais quente do ano.

 

Aproveite o verão e cuide da pele – Use roupas leves

Aproveite o verão e cuide da pele - Foto 1
Aproveite o verão e cuide da pele – Foto 1

Com a chegada do verão é imprescindível o uso constante de chapéus, bonés e acima de tudo, roupas leves de algodão, sobretudo na realização de atividades ao ar livre, como corridas, caminhadas e trilhas . Esse tipo de roupa permite que a pele transpire e ainda retêm 90% da incidência de raios UV.

O ideal é evitar as roupas produzidas com tecidos sintéticos, tais como o nylon, pois além de impedir que a ele transpire de maneira adequada,  só retêm 30% da radiação, o que aumenta a probabilidade de surgirem problemas na pele e causar desconforto.

 

Aproveite o verão e cuide da pele – Invista no uso de óculos de sol

 

Os óculos de sol não só se tornaram essenciais para completar o look do verão, como também para aumentar a proteção contra a incidência dos raios UV nos olhos. Por isso, eles não devem deixar de estar presentes sempre que você estiver exposta/o a luz solar.

No entanto, para que eles possam realmente proteger e prevenir problemas como a catarata e as lesões na córnea, eles precisam ter um elevado nível de proteção UV. Caso contrário, eles podem chegar a prejudicar gravemente a sua visão.

 

Aproveite o verão e cuide da pele – Use sandálias confortáveis

 

O conforto é a palavra-chave para que você consiga aproveitar bem o verão e isso não inclui apenas o uso de roupas leves, como também na utilização de sandálias e/ou chinelos abertos e confortáveis. Além de fazer com que os seus pés fiquem protegidos, dependendo do estilo, eles podem completar o seu look.

Esse tipo de calçado é indicado para o verão, pois não permite que seus pés fiquem molhados e/ou suados, o que provoca o surgimento de problemas como micoses e fungos na pele. É preciso proteger essa parte do corpo também das altas temperaturas do verão.

 

Aproveite o verão e cuide da pele – Abuse do uso de filtro solar

Aproveite o verão e cuide da pele - Foto 2
Aproveite o verão e cuide da pele – Foto 2

Essa dica não só é válida para o verão, como também para todas as estações do ano, no entanto o seu uso deve ser redobrado quando as temperaturas começam a ficar mais elevadas. O ideal é que ele seja aplicado diversas vezes ao dia, mesmo quando você não está realizando nenhum tipo de atividade de lazer ao ar livre.

Uma dica valiosa para que você se certifique de que está bem protegida/o é se certificar de que está aplicando um protetor com a quantidade ideal de fator de proteção solar para o seu tipo de pele. Caso contrário, você continuará exposta/o a incidência dos raios solares e dos problemas que eles acarretam.

 

Aproveite o verão e cuide da pele – Refresque a pele com loções pós-sol

 

Esse tipo de produto é considerado um dos grandes aliados no que se refere a proteção da pele, pois as loções pós-sol mantêm a pele refrescada mesmo depois de horas de exposição ao sol. A sua aplicação é indicada para após um dia de praia, cachoeira e/ou piscina, quando a pele fica mais sensível.

A loção atua por meio da realização de uma forte hidratação da pele, que repara e ainda acalma os danos causados pela exposição excessiva ao sol e aos elementos químicos da piscina e ao sal da água da praia, por exemplo. Ao passar esse tipo de produto, é possível sentir uma grande sensação de bem-estar.

 

Aproveite o verão e cuide da pele – Aumente a ingestão de líquidos

 

Beber muito líquido é a primeira regra para aproveitar o verão ao máximo sem se preocupar com problemas na pele e também no organismo. Por isso, é de suma importância que seja aumentado o consumo de água, sucos de frutas naturais e água de coco. O seu corpo perde muito líquido quando está exposto ao sol e essa quantidade necessita ser reposta o mais rápido possível.

O ideal é que você consuma no mínimo 35 ml de água por cada quilo do seu peso, assim é possível manter um bom nível de hidratação no corpo e não sofrer os danos que a desidratação pode causar.

 

Aproveite o verão e cuide da pele – Enriqueça a sua alimentação

 

Poucas pessoas conhecem os diversos benefícios que uma boa alimentação pode proporcionar a saúde da pele, sobretudo no verão. Ao acrescentar alguns alimentos nas suas refeições é possível prevenir alguns danos que o excesso de exposição ao sol pode causar à pele. Dentre tais alimentos, podemos citar: a cenoura, o mamão, a beterraba, a melancia e a maçã.

Tais alimentos contêm uma grande quantidade de carotenoides, uma substância que se concentra na pele e retém a incidência de raios UV. Ela ainda pode ser encontrada nas diversas outras verduras, frutas e legumes que possuem uma cor alaranjada ou vermelha. Além de proteger, eles ainda preservam o bronzeado e deixam a pele bonita.

 

Aproveite o verão e cuide da pele – Evite fazer tratamentos na pele

 

Alguns tratamentos de pele realizados com laser e/ou produtos químicos devem ser evitados durante o verão, ainda mais quando você fica exposta/o ao sol por muito tempo. Isso porque tais procedimentos podem danificar gravemente a pele, sobretudo se ela estiver bronzeada. Dentre os principais danos, pode-se citar o surgimento de manchas difíceis de serem removidas. O ideal é que tratamentos muito incisivos, como os acima citados, sejam realizados durante as estações do ano em que a intensidade dos raios solares não é tão forte, como no outono ou no inverno. Assim é possível prevenir os danos.

 

Redação Cultura Alternativa

http://culturaalternativa.com.br/

 

LEIA TAMBÉM:

Praias bonitas e mais tranquilas para as férias de verão.

DEIXE SUA CASA PRONTA PARA O VERÃO

O verão pede uns bons goles de água de coco

Click to listen highlighted text!