Beco do Batman sem o Robin, street art em São Paulo

Beco do Bartman. Artes Plásticas. Street Art.

Os apaixonados por artes plásticas do mundo inteiro, ficam encantados com este beco na cidade de São Paulo.

As obras sempre são restauradas, muitas vezes a temática muda, é um espaço para o dinamismo da street art.

Beco do Batman – História

O Beco do Batman é referência para o graffitipaulistano há mais de 30 anos. A mitificação nos diz que nos anos 80 um desenho do Batman apareceu da noite pro dia em uma das paredes do beco.

A partir daí, o nome pegou, e o Beco do Batman, se tornou tela em branco – ou quase isso – para artistas pioneiros na arte urbana em São Paulo, como Alex Vallauri e depois o Grupo Tupinãodá.

O lugar, que antigamente era abandonado, largado. Hoje em dia tem status de atração turística, frequentando por pessoas que apreciam arte do mundo inteiro.

Artes Plásticas – Artistas

Há um dinamismo de artistas que atuam no Beco do Batman. Você leu acima um resumo da história, as obras sempre são restauradas devido às intempéries do tempo e as restaurações trazem, muitas neves, novos temas e questionamentos para o Beco.

Street Art – Local

Street Art. Em diversos países do mundo têm enorme destaque. Em São Paulo, o Beco do Batman tem uma frequência de europeus, chineses, japoneses, e encontramos, neste período de férias, mês de julho,famílias de brasileiros cujo os filhos têm o beco como um marco únicos.

É preciso um ensinamento maior para que os brasileiros possam valorizar mais as artes plásticas.

Por exemplo, em São Paulo tivemos o prazer de visitar o Museu de Arte Contemporânea que fica situado no antigo prédio do Detran, ao lado do Parque do Ibirapuera,e do conhecido hospital Dante Pazzanese. Os seguranças com tristeza nos disseram, quando estivemos lá, que a frequência nos oito andares compostos de obrar raras de arte é muito pequena.

Inclusive nós, do Cultura Alternativa, precisamos pautar mais artes plásticas.

Beco do Batman – Sensibilidade

Aos que navegam nos traços, nas cores, na sanidade insana, mas sensatez insensata, o Beco do Batman é espetacular. Subimos e descemos morros na Vila Madalena para chegar, mas, quando chegamos é um oásis para os olhos. Não há segurança no local, mas, não vimos às 10 h 30 m da manhã perigo.

A sensibilidade às artes plásticas como um todo é para poucos. No Beco do Batman você vê vários jovens emocionados, faço uma homenagem aqui para minha filha Victória Adusumilli, que esteve lá e ficou encantada.

Artes Plásticas – Popularidade

A infraestrutura turística é pequena. Vimos um senhor que deve ser um voluntário tentando distribuir folders de museus, enfim, de locais que têm como atividade fim artes plásticas.

Fosse esse beco nos Estados Unidos, seria explorado a ferro e fogo, pelos que vêem no turismo uma fonte de renda para cidade.

Street Art – Fotos

Viajamos a mais de 10 anos pelo mundo, são mais de 10.000 fotos, olhares, sensibilidade que você pode curtir na nossa página pública no Facebook. Abaixo algumas fotos que fizemos no Beco do Batman, clicando no símbolo do Facebook você verá todas as fotos.

Publicado por Portal Cultura Alternativa em Sexta, 20 de julho de 2018

Beco do Batman – Filme

Filmes, imagens, a linguagem incomensurável do cineastas, inspira o nosso setor de áudio visual. Veja o filme que fizemos no Beco do Batman.

Artes Plásticas – Internet

Não Oficial – Facebook – Beco do Batman Não Oficial

Site – O péssimo site do Beco do Batman

 

Street Art – Ingressos

A gratuidade uma marca nesse beco. Durante nossa visita vimos europeus, americanos, asiáticos, sul-americanos e brasileiros. É um ponto turístico mágico da cidade de São Paulo.

 

Anand Rao

Editor do Cultura Alternativa

culturaalternativa.com.br

LEIA TAMBÉM:

Airbnb de portas abertas para o Cultura Alternativa

TAJ em Brasília, gastronomia, arquitetura, atendimento e prazer