All for Joomla All for Webmasters

Caminhos e Descaminhos da Tecnologia – WhatsApp: história, comunicação e stress.

Caminhos e Descaminhos da Tecnologia - WhatsApp História Comunicação e StressCaminhos e Descaminhos da Tecnologia - WhatsApp História Comunicação e Stress

Caminhos e Descaminhos da Tecnologia – WhatsApp: história, comunicação e stress.

As pessoas que tem mais de 25 anos conheceram o extinto MSN. Com a falta de uma tecnologia de comunicação via mensagem mobile (excluindo a transmissão via SMS) os caminhos da tecnologia estavam mudando, e assim, surgiu o WhatsApp

Vamos acompanhar um pouco da história desse aplicativo e as vantagens que você vai encontrar ao utilizar essa tecnologia de comunicação no seu negócio.

Veja os caminhos e descaminhos da tecnologia que geraram o WhatsApp, mudando o rumo na forma de comunicação das pessoas e sendo utilizado até por grandes empresas nos dias de hoje.

Caminhos e Descaminhos da Tecnologia – História

O WhatsApp nasceu em 2009, como uma empresa fundada por Brian Acton e Jan Koum. Os dois se conheceram na empresa Yahoo, por volta da década de 90 e trabalharam por lá até 2007.

A dupla decidiu investir em uma nova forma de comunicação mobile e por um tempo mantinham a ideia com a renda do antigo emprego. Foi em 4 de fevereiro de 2009, que o WhatsApp foi registrado como empresa na Califórnia.

Quem usa o WhatsApp faz pouco tempo pode não lembrar, mas ele já foi pago, sabia? Logo quando foi lançado era gratuito, passando um tempo começou a custar $0,99 centavos de dólar e depois de um novo período começou a ser cobrada a mesma taxa de $0,99 dólares só que por ano.

As conhecidas mensagens em áudios, por exemplo, vieram a ser destaque a partir de agosto de 2013 e assim fechou o ano com 400 milhões de usuários ativos na rede de comunicação WhatsApp.

Em 2014 o Facebook comprou a empresa e assim começou a administrar o aplicativo da sua maneira. Seguindo essa cronologia em 2015 é que surge a opção do WhatsApp Web e junto com ela a opção para anexar arquivos em PDF nas mensagens enviadas pelo aplicativo.

Para fechar essa conta até o momento em 2017 foi introduzida a opção para apagar as mensagens já enviadas antes que a pessoa visualize e também a verificação das contas empresariais.

WhatsApp História Comunicação e Stress – Comunicação

O WhatsApp faz parte de mais de 700 milhões de pessoas que usam o aplicativo todos os dias, por isso pode ser uma excelente ferramenta de negócios para os empreendedores. Veja 4 vantagens de utilizar o WhatsApp no seu negócio:

  • Muitas pessoas usam: É difícil encontrar alguém que não tenha acesso ao aplicativo de comunicação.
  • Opção de vídeo: Além das mensagens de texto e os áudios que podem ser gravados, o whatsapp tem a opção de chamada de vídeo o que permite mais facilidade/confiança ao fechar um negócio por exemplo.
  • Resposta Imediata: Ao enviar uma mensagem o usuário consegue visualizar no exato momento (se quiser) e já enviar uma resposta no mesmo instante, permitindo uma comunicação mais eficaz que outros métodos convencionais.
  • Custo zero: O whatsapp é gratuito, ou seja, você pode usar o aplicativo para fechar seus negócios e não pagará nada por isso.

Caminhos e Descaminhos da Tecnologia – Popularidade

Em número o WhatsApp é o aplicativo de comunicação mais utilizado no Brasil e o segundo mais utilizado no mundo, ficando atrás apenas da África do Sul, no quesito regularidade de uso.

No Brasil mais de 47 milhões de pessoas utilizam o aplicativo para se comunicarem com amigos, familiares e/ou clientes de trabalho. E o que é mais curioso é que o número de usuários do WhatsApp é maior na faixa etária de 45 a 55 anos de idade (90% da população nessa faixa etária utiliza o serviço do WhatsApp), ficando à frente dos jovens entre 18 e 24 anos que tiveram um índice de 70%.

Outra curiosidade é que o número de grupos que as pessoas fazem parte do Whatsapp aumenta conforme a classe social também é elevada. Uma pesquisa com um número de usuários de várias classes sociais (A, B, C, D e E) mostrou que para as classes A e B o número de grupos ativos é em média 5 a 6, já para as classes C, D e E esse número reduz para 4 ou 5 grupos em média.

Homens e mulheres se equivalem nessa pesquisa com 5,6 grupos e 4,9 grupos respectivamente.

WhatsApp História Comunicação e Stress – Stress

Todo mundo sabe que o uso excessivo de determinada coisa traz prejuízo para a saúde. Utilizar o seu serviço de comunicação mobile Whatsapp pode causar stress e consequentemente ocasionar problemas mais graves, por isso utilize o aplicativo com alguns cuidados, veja algumas dicas.

  • Estabelecer horários: Fixe horários em que vai utilizar o whatsApp
  • Instale e utilize o WhatsApp web desktop: Para mais facilidade e agilidade na comunicação com seus clientes e amigos utilize o whatsApp no seu computador ou notebook.
  • Só se for muito importante: Ative as notificações durante a noite (madrugada) somente se for muito urgente a mensagem que está esperando do contrário desligue as notificações ou até mesmo o celular para que isso não atrapalhe seu descanso (sono).

 

Redação Cultura Alternativa

LEIA TAMBÉM:

Superando o vício em tecnologia

Envelhecer com tecnologia é o melhor dos remédios – Por Iomani Engelmann*