All for Joomla All for Webmasters

Cia Carroça de Mamulengos apresenta ‘Janeiros’ no Teatro da Caixa

Foto. Samuel Macedo.

Carroça de Mamulengos

Entre memórias e sonhos, o espetáculo conta e canta a trajetória de vida e arte da família Gomide, em suas itinerâncias pelo Brasil


Mais de 40 anos de estrada, memórias, encontros e sonhos nutrem a carreira da família Carroça de Mamulengos, companhia teatral itinerante nascida em Brasília, na década de 70. Novamente em casa, a Cia abre 2018 em nova temporada no Teatro Caixa Cultural Brasília, com o espetáculo “Janeiros”. Serão três apresentações em cartaz, no dia 19/01 (sexta, às 19h) e nos dias 20 e 21 (sábado e domingo, às 17h). A entrada custa apenas R$ 10 ou R$ 5 (meia), com classificação indicativa livre.

No espetáculo, a Carroça gira a roda do tempo da própria história, a partir das narrativas líricas dessa família andante e firmada nas culturas tradicionais do Brasil.
Em cena, quatro irmãos Gomide – Maria, João, Isabel e Luzia – contracenam com a pequena Ana, filha de Maria. Um enredo que une a segunda e a terceira geração da família Carroça, iniciada em 1977 pelo bonequeiro Carlos Gomide e a atriz Shirley França. Em ininterrupta itinerância, toda a trupe se criou em cena, tendo o picadeiro como lar e espaço sagrado.

O espetáculo
Com lirismos e brincadeiras, ‘Janeiros’ conta a história de um homem que plantou seu sustento por onde passou. Em suas andanças, ele encontrou a velha mais velha da terra, a Mãe Coragem que ousou domar o Boi Bravo do Tempo. Vai e vem Janeiro e os artistas-andantes estão na beira de um caminho, decidindo o que fazer da vida, buscando encontrar, entre caixas, memórias e sonhos, o presente que a velha plantou na terra.

Em ‘Janeiros’, os irmãos Gomide se apresentam ao lado da pequena Ana, filha de Maria e nova integrante da família. Diante do público, quando o encontro se dá, é isso que fazem: semeiam o encanto das narrativas de que eles são feitos, no canto fértil do coração de cada um. E, depois, seguem pelo caminho…

Oficina Brincantes
A nova temporada Carroça de Mamulengos apresenta também duas edições da ‘Oficina Brincantes’, oferecendo ao público uma experiência com os princípios, instrumentos e folguedos que norteiam o trabalho do grupo. As oficinas terão entrada franca, nos dias 20 e 21, das 9h30 às 12h. As inscrições serão feitas no local, por ordem de chegada e com entrada franca. São apenas 30 vagas.

Na oficina, os participantes conhecem os bonecos, o cenário, o picadeiro e experimentam algumas práticas artísticas que constroem o jeito brincante de fazer arte da companhia, tais como perna de pau, brinquedos populares, pintura de terra, canções populares e jogos de palhaço.

A Carroça de Mamulengos
A Cia Carroça de Mamulengos é uma trupe de saltimbancos que, há 40 anos, percorre todo o Brasil apresentando nos mais variados espaços. É formada por uma família, mãe e oito filhos.

Em seus espetáculos, bonecos gigantes, palhaços com perna de pau, mágica e canções são trançadas e lapidadas com uma linguagem estética singular e singela, mas ao mesmo tempo sofisticada e elaborada, unindo o popular e o erudito, de comunicação direta e afetiva com um público fiel.

Desde seu nascimento em Brasília, na década de 70, a Carroça de Mamulengos inspirou a criação e o trabalho de muitos grupos brincantes do DF, como Mamulengo Presepada e Mamulengo Fuzuê. Ainda em itinerância, a companhia cria, conta, canta e trabalha pela preservação das festas e folguedos tradicionais do Brasil, apresentando espetáculos, autos e cortejos por onde passa.

SERVIÇO

Carroça de Mamulengos – Espetáculo Janeiros

Local: Teatro Caixa Cultural Brasília
Endereço: SBS, Quadra 4, Lotes 3/4 – Brasília
Quando: 19, 20 e 21 de janeiro de 2017 (às 19h na sexta, e 17h no sábado e domingo)