Comemorando o Aniversário de Herbie Hancock

Herbie Hancock

Em homenagem ao 78º aniversário do ícone do jazz Herbie Hancock, queríamos dar uma olhada em alguns dos pontos altos da carreira desta lenda viva.

Herbie Hancock nasceu em Chicago, 12 de abril de 1940) é um pianista americano, tecladista, líder de banda, compositor e ator, considerado um dos mestres do jazz.

Com 41 discos de estúdios lançados, 14 Grammys na estante e uma carreira com parcerias invejáveis.

Tocou ao lado de grandes músicos, com destaque para sua colaboração com Miles Davis nos anos 60, em um quinteto que se tornou antológico na história do Jazz.

Um dos pianistas mais expressivos dos últimos cem anos, o trabalho musical de Hancock foi ouvido em centenas de álbuns criados há mais de cinquenta anos.

Alguns deles, incluindo seu trabalho com Miles Davis e sua própria banda The Headhunters, são considerados obras-primas da forma.

Ao invés de tentar resumir a carreira de uma das mais aclamadas forças musicais dos tempos modernos em palavras, vamos deixar sua música falar.

Vale lembrar que desde 2011 Herbie também é uma das cabeças idealizadoras do projeto International Jazz Day em afiliação à Organização das Nações Unidas.

Abaixo você encontrará momentos de sua carreira, destacando alguns de seus picos criativos mais deslumbrantes, e a incrível variedade de seus talentos.

 Como você verá no vídeo que se segue de 1963 Monterey Jazz Festival, Hancock está encantado por fazer parte da experiência.

 

 

“Mimosa”

Mesmo enquanto tocava com Davis, Hancock estava escrevendo e compondo música para seus lançamentos solo também

 

Jam com Chick Corea

Os dois maiores pianistas de jazz da época, Chick Corea e Herbie Hancock formaram uma parceria incrivelmente desafiadora e divertida. Seus shows ao vivo, com improvisação incrível.

Confira este incrível clipe dos dois de 1978 para uma viagem além do teclado e para a alma do piano em si.

 

O último disco de estúdio de Herbie Hancock foi o álbum The Imagine Project, lançado em 2010.

 

Redação Cultura Alternativa