Como Identificar Fake News – criar, compartilhar, ser inteligente e não

Como Identificar o Fake News - Capa

Como identificar o Fake News. Seja inteligente, não cole, não compartilhe sem checar. Não crie sem pesquisar. Seja além de tudo perceptivo na sua redação.

 

Emissoras tradicionais de televisão como a Rede Globo, Globo News, e etc, vêm combatendo diuturnamente o Fake News, tentando desacreditar as Redes Sociais. Obviamente, o jornalismo destas redes estão tendo que se adaptar aos novos tempos, onde as redes sociais publicam on line, muito antes, das emissoras de TV fatos que estão ocorrendo no mundo. Transmissões ao vivo via Facebook são sensacionais. Informam o que a emissora, ou o grande grupo, podado e pré orientado por seus patrocinadores não podem informar. Estamos numa nova era da comunicação e é fácil você identificar uma Fake News. Fique esperto em como identificar o Fake News.

 

Como Identificar Fake News – Não acredite em nada

O primeiro passo é não que acreditar em nada que venha repassado ou compartilhado. No Whatsapp, Facebook, Twitter e Instagram vemos posts que se tornam memes, desconfie. Outra coisa, não seja considerado um zero a esquerda. Quando você diariamente dá bom dia, compartilhando criações de grupos diversos, você é considerado um chato. Quando compartilha excessivamente também. Nós que somos editores de um portal de notícias, compartilhamos muito o que publicamos, mas, ao compartilhar no Facebook tais matérias, checamos diuturnamente as fontes.

Como Identificar o Fake News - Fotos 1
Como Identificar o Fake News – Fotos 1

Como Identificar Fake News – Verifique a confiabilidade do veículo

Nosso site é confiável. Quando publicamos algo de sites parceiros checamos. Quando produzimos algo, pesquisamos, e criamos nossos textos, portanto, tenha-nos como fonte. Agora, verifique sempre, a confiabilidade do veículos  Sites radicais, com humor, geralmente direcionam suas matérias para seus objetivos. Prefira veículos isentos e equilibrados. Sendo principalmente, informativos e não opinativos.

 

Como Identificar Fake News –  Excesso de Propagandas

Quando um site tiver excesso de propaganda muitas vezes está buscando o click atraído e cria mensagens sensacionalistas, e em sendo sensacionalistas, são irreais. Quanto mais audiência, mais dinheiro, desconfie.

 

Como Identificar Fake News – Procure sites que lidam com notícias falsas

Neste site, o Boatos.Org você verificará vários Fakes. (http://www.boatos.org/)

Em ingles há o Fake News . Com. (http://fakenews.com/)

E por ai vai.

 

Como Identificar Fake News – Reportagens sem fontes

Se a notícia é bombástica e não cita a fonte, não compartilhe. Bem como, vídeo e etc.

Como Identificar o Fake News - Foto 1
Como Identificar o Fake News – Foto 2

Como Identificar Fake News – Sensacionalismo exacerbado

Sites sensacionalistas são tendenciosos e mentirosos. Como já dissemos, se a prioridade é a linha editorial, se os títulos são sensacionalistas, bombásticos desconfie.

 

Como Identificar Fake News – Doações e Premiações em Dinheiro

Se a notícia, o link, diz que vai haver doações ou premiações em dinheiro é Fake News. Usam a boa vontade, a boa indole do leitor, para difundir Fake News. E Esse dinheiro, bônus ou premiações nunca vão ser pagos. Gratuidades também, cuidado.

 

Seja inteligente e tome cuidado para seus amigos não desconfiarem dos seus posts no Facebook, Whatsapp e etc. Não compartilhe sem checar a fonte. Crie seu texto após, pesquisas. Enfim…. Criar e não Copiar baseado em fatos e não suposições é fundamental.

 

Anand Rao

Editor do Cultura Alternativa

http://culturaalternativa.com.br/