All for Joomla All for Webmasters

Conheça o Bumba-Meu-Boi, candidato a Patrimônio da Humanidade

Bumba-Meu-Boi

Bumba-Meu-Boi. Complexo cultural é marca do estado do Maranhão e envolve formas de expressão musical, coreográfica, cênica, plástica e lúdica

Sete anos após receber o título de Patrimônio Cultural do Brasil,

O Complexo Cultural Bumba-Meu-Boi, uma das manifestações culturais mais marcantes do estado do Maranhão, pode receber reconhecimento internacional.

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entregou ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) o dossiê de candidatura ao status de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

O título é conferido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Saiba mais sobre o Bumba-Meu-Boi:

Trata-se de uma apresentação que mistura brincadeira, música, dança e artes cênicas. Os participantes dramatizam a história dos personagens Pai Francisco e sua mulher grávida, Mãe Catirina.

Pai Francisco rouba a língua de um dos bois da fazenda onde trabalhava para satisfazer os desejos de Catirina. O dono da fazenda, porém, perdoa o trabalhador após curandeiros recuperarem a saúde do boi. A história termina com uma festa para celebrar o final feliz do animal.

Riqueza diversa – Bumba meu Boi

A relevância dessa manifestação cultural é tanta que o Bumba-Meu-Boi é considerado Complexo Cultural, pois compreende muitos estilos, grupos e elementos da cultura maranhense. Além disso, une elementos como fé, festa, arte, devoção a santos católicos juninos, crença em divindades de cultos de matriz africana e lendas da região.

De acordo com o Iphan, o dossiê de candidatura ao título de Patrimônio Imaterial da Humanidade destaca que “a manifestação cultural, portadora de uma carga simbólica que reproduz o ciclo vital [nascimento, vida e morte], é uma metáfora da própria existência humana”.

 

 

Conheça o artesanato feito de norte a sul do Brasil