Conheça plataformas gratuitas de filmes para ‘fugir’ da Netflix

Plataformas independentes de vídeos

Plataformas independentes de vídeos reúnem filmes que tiveram os direitos autorais cedidos para livre-exibição

Após a insatisfação criada pela recém-lançada série O Mecanismo, que escancara uma tentativa de manipulação dos fatos históricos, cresce o movimento para se buscar alternativas àquela plataforma para o streaming de filmes, séries e documentários.

Uma rápida busca pela internet oferece diversos resultados – gratuitos – para todos os gostos. Confira algumas:

 

Plataformas independentes de vídeos

Libreflix

A Libreflix, criada em outubro de 2017, é uma plataforma brasileira de vídeo que oferece longas, curtas-metragens e séries, de documentários e ficção, para serem assistidos online gratuitamente.

“Aberta” e “colaborativa”, a plataforma de streaming reúne produções audiovisuais independentes que “fazem pensar”, segundo descrevem os criadores.

Em meio às obras que tiveram seus direitos autorais cedidos – que os produtores classificam como “livre-exibição” – , o usuário encontra, por exemplo, documentários que abordam temas ligados ao combate ao racismo, sobre o poder das grandes corporações, o fim da privacidade e a luta por uma internet livre, o poder da mídia ou ainda sobre o uso sem controle de veneno nas lavouras do agronegócio, além de títulos conhecidos como Human – O que faz de nós humanos?, Quebrando o Tabu e Zeitgeist.

Entre os filmes ficcionais, destaque para o clássico Metrópolis, – do cineastra austríaco Fritz Lang, uma das obras fundamentais da ficção científica – e o nacional Antes que Ela Vá, que conta a história de um jovem casal prestes a se separar, porque ela planeja estudar em Paris.

Há ainda a badalada série brasileira de ficção científica 3%, que conta a história de jovens que ao completar 20 anos disputam uma vaga em um “novo mundo” livre de privações, além dos episódios de Castelo Rá-Tim-Bum.

Butter

Desenvolvida pelos mesmos criadores da PopcornTime – conhecida plataforma pirata de vídeos –, a Butter é a versão legalizada do serviço.

Como a Libreflix, funciona com filmes de “conteúdo aberto”. Também de caráter colaborativo, a ideia é oferecer ambiente seguro de eventuais complicações legais com violação a direitos autorais.

Hulu

Especializada em séries, a Hulu é uma das alternativas mais populares à Netflix. Traz sequências como Modern Family, Bones, e as animações Rick e Morty, e Os Simpsons.

Apesar de oferecer conteúdos gratuitos, propagandas são veiculadas em meio à programação, e o usuário pode ter limites na transferência de dados. Na versão paga, caem as restrições e publicidades.

Philos

Com o primeiro mês grátis, a plataforma Philos oferece espetáculos e documentários sobre o mundo das artes, história e ciências.

 

Com informações da Rede Brasil 

 

Filmes em Plataforma já publicados no Cultura Alternativa 

Os filmes e séries que chegam na Netflix em Abril de 2018