Nikkei, Nova Administração, comida japonesa e contemporânea em Brasília-DF.

Cultura Alternativa. Nikkei. Gastronomia de Brasília.

Oswaldo Scafutto foi homenageado há tempos atrás pelo Cultura Alternativa por seu restaurante Santé 13. Depois, fomos a um mercado de produtos naturais, veganos, enfim, que valorização a sua saúde cujo o proprietário é Scafutto. Soubemos dele que estava envolvido numa parceria, creio, numa galeria de arte em São Paulo. E por fim, a bela assessoria de imprensa Destak, nos informou que ele estava à frente do Nikkei, ou seja, comprou o Nikkei que estava em ampla decadência, mas, tem uma arquitetura intensa.

 

Nikkei – O Nome

Sugerimos ao Oswaldo que mudasse o nome para Nikkei Sca, iniciais do seu sobrenome. Ele riu. Creio que a nível de marketing e jornalístico seria muito bom, mas, ele tem uma visão empresarial macro e vamos aguardar o que vem por aí.

No cardápio lemos: Nikkei é uma denominação em língua japonesa para os descendentes de japoneses nascidos fora do Japão ou para japoneses que vivem regularmente no exterior.

 

Gastronomia de Brasília – Arquitetura

O Nikkei é bonito, pelo menos para o consumidor. Não conhecemos suas dependências a fundo, deve ter lá seus problemas, pois, já existe há algum tempo. Mas, é confortável e valoriza uma saída que você der nestes tempos de crise e economia intensa.

Ou seja, é uma experiência singular e enriquecedora ir ao Nikkei que fica perto da belíssima ponte JK, arquitetônicamente premiada, enfim, o local é muito bonito.

 

Cultura Alternativa – Ao Vivo

Dialogando fora das cameras com Scafutto, soubemos que ele entra mensalmente no Facebook. Consideramos um erro, posto que é uma plataforma em intensa transformação dia a dia e Scafutto é antenado. Mas, deixa prá lá.

Ao vivo ele nos deu a entrevista que segue abaixo, foi corrida pois, estávamos lá na noite destinada aos jornalista que é pior noite, pois, todos querem uma palhinha do proprietário e jornalismo é feito de exclusividade. Então, de forma exclusiva, pois, chegamos cedo, conseguimos a entrevista abaixo

Ao vivo com Oswaldo Scafuto direto do Nikkei seu novo restaurante. Ele é o proprietário do Santé 13.

Publicado por Anand Rao Adusumilli em Segunda, 1 de outubro de 2018

 

Nikkei – Degustação

O Menu Degustação foi interessante, Scafutto é irrequieto, intenso, determinado, vai fazer muito mais do que experimentamos, mas, vamos retratar o que saboreamos e você poderá ver no filme e nas fotos. O filme virá no final deste tópico, as fotos no próximo. Eis o que saboreamos:

 

MIni King Crab Shpehrd’s Pie

Caranguejo entre camadas de baroa com crispy de alho poró. Nossa editora crê que as camadas de baroa podem ser menos grossas, intensas, e mais, delicadas. No mais, segundo ela, o sabor estava divino, principalmente, do caranguejo.

 

Haddock Brie – Embaixador

Finos cortes com brie naçaricados, trufas negras e ikura na redução de gengibre. Saboroso e intenso.

 

Diamante Negro Embaixador

Finos cortes de vieiras sobre shari com caviar, trufas negras e redução de gengibre. Nossa editora disse que estava a contento, saboroso, com excelente textura.

 

Dyo de Gema de Codorna

Shari envolto de Salmão e gema de codorna levemente maçaricados com flor de sal e ovas de capelin. Simplesmente divino sob todos os aspectos.

 

Os pratos principais, passando para o Menu Contemporâneo que escolhemos foram.

 

Magret com Pêra

Pato grelhado com lâminas de pera agridoce na redução de vinho tinto, mel e cravo da índia, batata rosti desfiada com recheio de brie e ervas especiais. O destaque ficou por conta da rosti com ervas especiais, o molho estava com algo indecifrável e o pato veio no ponto solicitado.

 

Gnocchi de Wassabi

Al burro e sálvia com frutos do mar salteados no azeite e vinho branco, finalizado com lâminas de amêndoas. Estava intenso segundo nossa editora.

 

As sobremesas.

 

Mini Churros

Com doce de leite e sorvete quente. Saboroso.

 

Ponte JK

Brownie de chocolate, sorvete de creme e arcos de tuili. Os arcos tinham uma textura estranha, o brownie saboroso e o sorvete pouco para a quantidade de brownie. O design é interessante.

 

Bebidas.

Como sempre Oswaldo tratou bem os jornalistas com um espumante. Eu, motorista da vez, fiquei no líquido mais precioso, água (risos).

 

Gastronomia de Brasília – Fotos

Há 10 anos o Cultura Alternativa atua e são mais de 10.000 fotos na nossa página pública. A que ilustrou esta ida ao Nikkei seguem abaixo, clique no símbolo do Facebook e veja todas.

Publicado por Portal Cultura Alternativa em Segunda, 1 de outubro de 2018

Cultura Alternativa – Filmes

O Cultura Alternativa Filmes fez o filme abaixo com imagens do Menu Degustação e de acervo.

 

Nikkei – Internet

Não utilizamos a internet do local.

Facebook – Nikkei

Instagram – Nikkei

 

Gastronomia de Brasília – Atendimento

Macro, todos os garçons atentos. Destaque para o maitre Vinícius Mello, super cortês, e o garçom, Alessandro Sérgio.

Fomos bem atendidos sob todos os aspectos.

 

Cultura Alternativa – Futuro

Voltaremos para sentar com Oswaldo e saborear junto com ele os novos pratos dentro de um mês, aguardem.

 

Anand Rao

Editor do Cultura Alternativa

http://www.culturaalternativa.com.br/