Curso de Vinhos em Brasília – Ilha da Madeira, Açores e Algarve.

Curso de Vinhos - Ilha da Madeira, Açores e Algarve

Curso de Vinhos em Brasília – Ilha da Madeira, Açores e Algarve.

Curso de Vinhos em Brasília – Ilha da Madeira, Açores e Algarve. A Sexta Aula do Módulo II do Curso Castas & Vinhos Cultura Alternativa se notabilizou pela enogastronomia feita com caldeirada de peixe . O curso termina no dia 03 de Abril com um jantar português. Olinaldo Oliveira e Cultura Alternativa à terças-feiras promovem Cursos de Vinhos para a população de Brasília, contato via Whatsapp 61 982027100.

 

Ilha da Madeira, Açores e Algarve – Algarve

A região demarcada do Algarve data de 1980, produzindo vinhos tinto, branco, rosado e licorosos. Os vinhos brancos e tintos caracterizam-se pelos aromas a frutos bem maduros e sabor aveludado e quente.

 

Os vinhos regionais da região Algarvia caracterizam-se por serem macios, pouco acídulos e ligeiramente alcoólicos, sendo os tintos de cor definida ou granada e os brancos de cor palha.

 

Além das castas tradicionais, principalmente, as tintas Castelão e Negra Mole e as brancas Arinto e Síria, nos últimos tempos o Algarve tem obtido grande sucesso as variedades da Touriga Nacional e principalmente a Syrah, uma casta de renome internacional, que se adaptou muito bem às condições climáticas particulares do Algarve.

 

Os novos projetos, todos em vinha ao alto, apostam na tinta Aragonez, na Touriga Nacional e na branca Verdelho, juntamente às castas internacionais mais prestigiadas como Chardonnay e, a já referenciada, Syrah.

 

Ilha da Madeira, Açores e Algarve – Açores

A cultura da vinha, no Arquipélago dos Açores, remonta aos primórdios da sua colonização. Introduzida por religiosos, a vinha assumiu, ao longo de vários séculos de história, um papel de relevo na economia agrária da região.

 

Os vinhos de excepcional qualidade, obtidos principalmente da casta Verdelho, alcançaram os quatro cantos do mundo e conquistaram merecida fama em vários países,como a Inglaterra, Rússia e Brasil. As castas nobres são: arinto dos açores, terrantez do pico e verdelho.

 

Ilha da Madeira, Açores e Algarve – Ilha da Madeira

A Ilha da Madeira, localizada ao sudoeste de Portugal, é uma região conhecida mundialmente por seus vinhos, que apresentam características diferenciadas, por conta das condições climáticas e do solo. As vinhas são cultivadas em pequenos socalcos escavados entre uma paisagem de montes escarpados e vales profundos.

 

Crescendo num fértil solo de origem vulcânica, as vinhas estão protegidas do sol pela vegetação natural que pende sobre elas. Algumas das castas usadas têm uma acidez elevada – uma característica comum dos vinhos da Madeira.

 

Atualmente são usadas mais de 20 castas diferentes na ilha da Madeira, mas as mais apreciadas são as designadas como “nobres” que são: a Cercial, a Verdelho, a Boal, a Tinta Negra e a Malvasia.

 

Curso de Vinhos em Brasília – Olinaldo Oliveira

Abaixo Olinaldo Oliveira fala sobre a sexta aula.

Curso de Vinhos em Brasília – Fotos

O Cultura Alternativa é um portal de notícias. Na nossa página pública do Facebook são mais de 10.000 fotos. Agradecemos sempre ao Rodrigo Araújo por nos ajudar fotografando os vinhos da aula. Veja as fotos da sexta aula neste link – Fotos da Sexta Aula.

Curso de Vinhos em Brasília – Filmes

Abaixo o filme produzido por nosso setor de vídeo.

 

Anand Rao

Editor do Cultura Alternativa

http://www.culturaalternativa.com.br/