Curso de Vinhos em Brasília – Vinhos do Alentejo.

Curso de Vinhos em Brasília - Vinhos do Alentejo

Curso de Vinhos em Brasília – Vinhos do Alentejo.

Curso de Vinhos em Brasília – Vinhos do Alentejo. Ao digitar no google, Vinhos do Alentejo, você encontra o site com o mesmo nome (http://www.vinhosdoalentejo.pt/pt/), e depois, como sempre, adjetivações, como por exemplo: únicos por natureza. Isso obviamente é para vender o produto.

Lemos informações sobre a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) que foi criada em 1989 e controla o DOC Alentejo e o Regional Alentejano.

Também é responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, através da venda dos selos de garantia que integram os contra-rótulos dos Vinhos do Alentejo.

Curso de Vinhos em Brasília – Olinaldo Oliveira

Olinaldo Oliveira, para quem está lendo pela primeira vez sobre o Curso de Vinhos em Brasília, é o chefe Sommelier da Adega da Super Adega de Taguatinga, professor nível III na Escola de Londres Wine & Spirits e Diretor na América Latina da Castas & Vinhos.

Em parceria com o Cultura Alternativa, que tem 270 mil páginas visitadas por dia. É o primeiro na pesquisa do Google com o termo “Cultura Alternativa”, ocupando o primeiro lugar na primeira página, pesquisa feita em média por 11 milhões de pessoas.

Esta parceria promove às terças o Curso de Vinhos.

Ouça o que Olinaldo nos informa sobre a aula que deu sobre o Alentejo

Vinhos do Alentejo – Vinhos

Os vinhos servidos foram:

Matéria Reserva 2014 – Límpido de cor granada viva. Aromas de frutos vermelhos frescos com notas tostadas e especiarias. Boa estrutura, equilíbrio e elegância. Taninos bem presentes e macios que permitem uma boa evolução em garrafa.

Comenda Grande – Este Vinho produzido na Adega do Monte da Comenda Grande é constituído predominantemente pelas castas Trincadeira, Aragonês e Alicante Bouschet.

Obtido por vinificação a temperatura controlada, com maceração prolongada e posteriormente estagiado em barricas novas de carvalho. Vinho de cor granada intenso, com aroma fino a frutos maduros e notas de baunilha, sem que a madeira se sobreponha ao frutado.

Apresenta-se ao sabor com um ligeria acidez e taninos evidentes, final prolongado e persistente.


Monte do Carrapatelo Reserva 2014 – Cor granada intensa. Aroma profundo e complexo de frutos silvestres pretos, muito frescos bem integrados com notas tostadas. Evidencia densidade e riqueza, mostra-se equilibrado, com boa acidez e taninos finos. O final é longo e persistente.

Boa capacidade de envelhecimento.

Curso de Vinhos em Brasília – Entrevista com o Enólogo Luís Duarte

Como foi servido o Monte do Carrapatelo, feito por Luís, veja matéria que fizemos com o enólogo Luís Duarte neste link – clique aqui e veja a matréria por inteiro.

Abaixo o Cultura Alternativa entrevista Luís Duarte.

E eis o projeto pessoal de Duarte:

Curso de Vinhos em Brasília – Fotos

Há 10 anos o Cultura Alternativa viaja o mundo, veja fotos destes dez anos na nossa página pública do Facebook. Agradecemos a Janaína França e Rodrigo Araújo pelas fotos feitas nesta quinta aula que se encontram neste link – clique aqui e veja as fotos de Janaína e Rodrigo
Anand Rao
Editor do Cultura Alternativa