Destinos para celebrar o Natal e comprar presentes

O Natal está chegando e com ele as palavras “celebração” e “presentes”.

No entanto, não é preciso escolher entre os dois na hora de escolher onde passará o feriado.

A CNN Travel listou sete destinos que, além de possuir boas comemorações de Natal, contam com opções de feiras e lojas para comprar lembranças e presentes natalinos.

Confira abaixo sete dessas cidades.

VIENA, ÁUSTRIA

Este pode ser o destino mais tradicional da lista. O primeiro Mercado de Natal da capital austríaca foi realizado em 1298 e hoje a cidade tem mais de 20 eventos para escolher. Poucas cidades imergem no espírito natalino como Viena. Os turistas de primeira viagem devem priorizar o Viennese Christmas Market, que acontece na frente da prefeitura. Ele funciona até a véspera do Natal, com 151 barracas servindo de bebidas natalinas até salsichas austríacas. Há uma enorme pista de gelo para patinar e jogar curling, e passeios de renas para crianças.

MONTREAL, CANADÁ

Agora, no segundo ano, o Grand Christmas Market de Montreal, no Canadá, se inspira nos maiores eventos festivos da Europa. Entre 1º e 24 de dezembro, na calçada da rua Ste Catherine, haverão mais de 60 casas de madeira vendendo mercadorias, desde bebidas de inverno até decorações de Natal. O mercado é especialmente bom para crianças, com uma oficina de duendes, trenó do Papai Noel e um iglu. Apesar de fechar as suas portas na véspera de Natal, o Grand Christmas Market reabre uma semana depois para o Ano Novo. Os DJs locais oferecem entretenimento à medida que o relógio atinge a meia-noite.

FLORENÇA, ITÁLIA

O mercado de Natal anual em Florença, Itália, vai até 18 de dezembro, na Piazza Santa Croce. Com a Basílica Franciscana fornecendo um pano de fundo para as 50 barracas, este é o lugar perfeito para fazer compras. A Piazza del Duomo também vale a visita para a celebração e para ver a árvore de Natal, que fica iluminada desde 8 de dezembro, como parte da Festa da Imaculada Conceição.

CRACÓVIA, POLÔNIA

Para quem quer um Natal com neve, Cracóvia geralmente atende aos pedidos. O mercado de Natal da cidade é realizado em sua principal praça, a Rynek Glowny, que normalmente recebe uma grande quantidade de neve durante dezembro, fazendo da visita à Polônia ainda mais mágica do que alguns dos grandes nomes europeus. As bolas da árvore de Natal pintadas à mão são uma especialidade local, assim como nozes temperadas e doces cozidos. Esta pode ser considerada uma das experiências de compras natalinas mais completas.

BIRMINGHAM, REINO UNIDO

A cidade britânica não é o primeiro lugar que você esperaria encontrar um mercado de Natal tradicional, mas a agitada Birmingham possui “o maior mercado de Natal alemão autêntico fora da Alemanha ou da Áustria”. Realizada na Praça Victoria até 24 de dezembro, Birmingham copia os países europeus com 180 barracas vendendo tudo, desde joias até brinquedos artesanais. A grande atração, porém, é Chris Moose, o alce cantor, encontrado fora da entrada da Câmara do Conselho do mercado, dando às coisas um ar claramente britânico. Ainda há o vizinho Christmas Craft Market, no Centenary Square, com 30 barracas que vendem cervejas locais e salsichas britânicas.

BARCELONA, ESPANHA

A Fira de Santa Llúcia teve sua origem em 1786. Começou como um evento de um dia para comemorar o dia de Santa Llúcia em 13 de dezembro, mas desde então se tornou uma feira de Natal de três semanas. Posicionado em frente à Catedral de Barcelona, o mercado possui cerca de 300 barracas vendendo desde decorações de Natal, árvores e figurinhas natalinas até instrumentos musicais, fantoches artesanais e joias. As festividades começam no dia 24 de novembro e seguem até o dia 23 de dezembro. A principal atração é uma piñata que derrama doces e presentes.

ZAGREB, CROÁCIA

O Advent, em Zagreb, Croácia, foi eleito o “melhor destino do mercado de Natal” pelos usuários do portal de viagens Europe Best Destinations por dois anos consecutivos. Com base nas ruas que circundam a Praça Jelacic, as inúmeras atrações oferecidas incluem uma pista de gelo, esculturas de gelo, barracas de comida de rua e palcos de música ao ar livre. No entanto, o Jolly Christmas Tram é uma atração difícil de ser batida. Nele, crianças e adultos podem atravessar o centro da cidade acompanhado pelo Papai Noel e seus duendes.

*Fonte: CNN Travel