Dia da Biblioteca – A Leitura no Brasil

Dia da Biblioteca - A Leitura no Brasil

Dia da Biblioteca – A Leitura no Brasil

Local onde todos gostam de estudar, a biblioteca é importante para a formação dos cidadãos, independente do foco do estudo.

Gastronomia de Brasília

O Dia da Biblioteca está chegando e nesta postagem falaremos um pouco sobre a biblioteca brasileira, quantas existem no Brasil, sua história e como ela veio a ser o que é hoje.

Dia da Biblioteca – História e Porcentagem

No Brasil, o dia 9 de abril foi escolhido para ser o Dia da Biblioteca. Em 1980, um decreto, propôs o Dia da Biblioteca e do Bibliotecário. O da biblioteca ficou para o dia 09 de Abril e o do bibliotecário para dia 12 de março.

 

Existem cerca de 7700 bibliotecas públicas no Brasil. Em torno de 25% delas se localizam na região Sudeste e 6% na região Centro-Oeste.

 

Apesar do número alto e parecer que todo município tem uma biblioteca essa é uma concepção errada.

 

Cerca de 112 municípios não têm suas próprias bibliotecas que é um percentual alto quando se fala da educação pública.

A Leitura no Brasil – Leitores

Nem todo mundo gosta de ler, muitos são aptos apenas para o cálculo percentual. No entanto, a leitura engrandece as pessoas de um modo geral.

 

Ainda assim, pesquisas mostram que 44% da população não participam da leitura no Brasil. Utilizando do instituto da desculpa, não leem por falta de tempo, preguiça ou até mesmo porque não gostam da ler e ponto final.

 

Isso, querendo ou não, evidencia o problema na leitura no Brasil.

Dia da Biblioteca – Bibliotecário

No Dia da Biblioteca, não podemos deixar o bibliotecário de lado. Devemos deste profissional que tem inúmeras atividades numa biblioteca.

 

Suas funções são, na maior parte das vezes, pouco conhecidas do grande público.

 

O bibliotecário, falando sob a ótica do resumo e simplicidade, zela pelos livros e pela organização fazendo com que o leitor ache um livro, uma edição impressa, um jornal com facilidade.

 

Para se tornar um bibliotecário, muitos optam pelo curso de biblioteconomia e essa opção em muitas universidades possui cursos valiosos e de fato, que visam a desenvolver competências essenciais e habilidades para a organização de um local tão organizado quanto uma biblioteca.

A Leitura no Brasil – Futuro

A leitura no Brasil passa por momentos difíceis: pouco se lê, muito se fala.

 

A leitura deveria, na verdade, ser exercida por cada brasileiro como um exercício de cidadania, que informa e amadurece ideias e questionamentos.

 

Muitos não sabem e podem nunca saber em suas vidas, mas um bom livro é um bom amigo.

Dia da Biblioteca – Tecnologia

Com a criação de e-readers como o Kindle da Amazon e o Lev da Saraiva, os livros estão caminhando para se tornarem digitais e passam a ser lidos por uma tela. Isso é um problema?

 

Definitivamente não, pode até ser prático para muitos que preferem carregar um dispositivo eletrônico ao invés de vários livros pesados.

 

A ideia é que no futuro tudo caminhe para o uso maior dos e-readers e e-books, mas os livros em si não sumirão da Terra. Eles ficarão, e por muito tempo.

 

Agora a catalogação vai mudar, por sinal, já há uma biblioteca virtual no Senado Federal como em vários órgãos públicos .

 

Redação

Cultura Alternativa