Dia do Vinho, Vinícolas em festa!

Dia do Vinho

Dia do Vinho, Vinícolas em festa! Comemorado sempre no 1º domingo de junho.

Empreendimentos voltados para o enoturismo, em diferentes regiões do Brasil, vão celebrar a data com muita festa.

São mais de 350 atividades espalhadas por 22 cidades das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Os principais eventos estão marcados para a Campanha Gaúcha, o Vale Central e Vale dos Vinhedos na Região Uva e Vinho da Serra Gaúcha, todos no Rio Grande do Sul; no Roteiro do Vinho de São Roque (SP); e no Vale do Rio São Francisco.

 

O Instituto Brasileiro do vinho (Ibravin) tem registros de atividades vitivinícolas em 11 estados brasileiros, entre eles Pernambuco e Bahia.

Sim, acredite, o semiárido nordestino é a única região do planeta que produz vinho nessa latitude. As vinícolas de Terra Nova, na Bahia, também estão em festa para celebrar a data.

O roteiro, no Vale do São Francisco, está engajado no mundo do vinho, da gastronomia e da hotelaria, contribuindo para o crescimento do enoturismo no Brasil.

 

Dia do Vinho

 

Já no caso do Rio Grande do Sul, mais do que uma atividade econômica, a produção vitivinícola é considerada especial, uma herança italiana e expressão cultural dos gaúchos.

A data será comemorada ao longo de duas semanas com degustações de vinhos, espumantes e sucos de uva elaborados nas regiões produtoras de uva.

Serão montadas ilhas de gastronomia, com exposições históricas, mostras de produtos regionais, apresentações culturais e de artistas locais, além de cursos de degustação, jantares harmonizados, encontros de confrarias, olimpíada de conhecimentos em vinho e até passeio ciclístico pelas paisagens das vinícolas gaúchas.

 

Além de incentivar o consumo de vinhos brasileiros, as comemorações são indutoras do enoturismo, atividade que amplia a produção de uva e vinho e os negócios nas vinícolas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das regiões produtoras com a geração de muitos empregos e de renda.

O Dia do Vinho é realizado pelo Ibravin, por meio do projeto Vinhos do Brasil e faz parte do Projeto Eventos Integrados e Integradores da Região Uva e Vinho (RS).

 

Aproveite e conheça nossas dicas de vinhos e suas harmonizações.

Caminhos e Descaminhos na Itália. Turismo na Itália. Meu primeiro Brunello de Montalcino

Curso de Vinhos em Brasília – Vinhos do Alentejo.

Tipos de Vinhos e Acompanhamentos – Tapada do Fidalgo.