Welcome to Cultura Alternativa   Click to listen highlighted text! Welcome to Cultura Alternativa
All for Joomla All for Webmasters

Dia do Vinho, Vinícolas em festa!

Dia do Vinho

Dia do Vinho, Vinícolas em festa! Comemorado sempre no 1º domingo de junho.

Empreendimentos voltados para o enoturismo, em diferentes regiões do Brasil, vão celebrar a data com muita festa.

São mais de 350 atividades espalhadas por 22 cidades das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Os principais eventos estão marcados para a Campanha Gaúcha, o Vale Central e Vale dos Vinhedos na Região Uva e Vinho da Serra Gaúcha, todos no Rio Grande do Sul; no Roteiro do Vinho de São Roque (SP); e no Vale do Rio São Francisco.

 

O Instituto Brasileiro do vinho (Ibravin) tem registros de atividades vitivinícolas em 11 estados brasileiros, entre eles Pernambuco e Bahia.

Sim, acredite, o semiárido nordestino é a única região do planeta que produz vinho nessa latitude. As vinícolas de Terra Nova, na Bahia, também estão em festa para celebrar a data.

O roteiro, no Vale do São Francisco, está engajado no mundo do vinho, da gastronomia e da hotelaria, contribuindo para o crescimento do enoturismo no Brasil.

 

Dia do Vinho

 

Já no caso do Rio Grande do Sul, mais do que uma atividade econômica, a produção vitivinícola é considerada especial, uma herança italiana e expressão cultural dos gaúchos.

A data será comemorada ao longo de duas semanas com degustações de vinhos, espumantes e sucos de uva elaborados nas regiões produtoras de uva.

Serão montadas ilhas de gastronomia, com exposições históricas, mostras de produtos regionais, apresentações culturais e de artistas locais, além de cursos de degustação, jantares harmonizados, encontros de confrarias, olimpíada de conhecimentos em vinho e até passeio ciclístico pelas paisagens das vinícolas gaúchas.

 

Além de incentivar o consumo de vinhos brasileiros, as comemorações são indutoras do enoturismo, atividade que amplia a produção de uva e vinho e os negócios nas vinícolas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das regiões produtoras com a geração de muitos empregos e de renda.

O Dia do Vinho é realizado pelo Ibravin, por meio do projeto Vinhos do Brasil e faz parte do Projeto Eventos Integrados e Integradores da Região Uva e Vinho (RS).

 

Aproveite e conheça nossas dicas de vinhos e suas harmonizações.

Caminhos e Descaminhos na Itália. Turismo na Itália. Meu primeiro Brunello de Montalcino

Curso de Vinhos em Brasília – Vinhos do Alentejo.

Tipos de Vinhos e Acompanhamentos – Tapada do Fidalgo.

 

Click to listen highlighted text!