All for Joomla All for Webmasters

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

No dia 02 de abril é comemorado o dia mundial da conscientização do autismo e por isso vamos deixar algumas dicas e caminhos para viver com o autismo que devem ser seguidos. Primeiramente vamos entender o que é o autismo e onde surgiu.

 

Dia Mundial da Conscientização do Autismo – História

O autismo é resumidamente um transtorno que atinge o sistema nervoso do paciente, geralmente diagnosticados quando criança e podendo permanecer por anos ou a vida toda.

O autismo não tem cura e por isso precisa ser diagnosticado para que seja indicado o melhor tratamento. Esse tratamento é acompanhado por psicólogos, fonoaudiólogos, médicos e pedagogos.

Alguns dos sintomas a serem observados, os mais comuns em pessoas com autismo são:

– A dificuldade de comunicação (não consegue identificar em palavras o que está pensando).

– Complicadas interações sociais (a pessoa fica um pouco receosa ao chegar em um local com muitas pessoas ou lotado).

– Interesses obsessivos (impulsão por determinada coisa ou objeto) e comportamentos repetitivos (podem ser confundidos com tick nervoso, fique atento).

Só por curiosidade algumas pessoas com autismo podem andar constantemente na ponta dos pés e apresentar sensibilidade ao som.

E conhecendo um pouco sobre o autismo, chegamos ao dia mundial da conscientização do autismo, elaborado pela ONU (organização das Nações Unidas) em 18 de dezembro de 2007.

Estabeleceu a ONU que todo dia 02 de abril, seria um dia para conscientizar as pessoas a respeito do autismo, que já atinge mais de 70 milhões de pessoas no mundo todo.

 

Caminhos para viver com o autismo – Dicas

É preciso muito amor e dedicação com os tratamentos para o controle da raiva, convívio familiar onde podem ser feitas terapias em conjunto com os pais, podem ser usados animais e uso das tecnologias e suas ramificações para comunicação.

O reconhecimento do autismo dado precocemente, assim como as terapias comportamentais, educacionais e familiares após ser constatado o transtorno podem reduzir os sintomas, além de oferecer um pilar de apoio ao desenvolvimento e aprendizagem do paciente.

Esses são alguns dos caminhos para viver com o autismo.

É preciso buscar ajuda de um profissional capacitado para que após feito o diagnostico, seja iniciado o tratamento do autismo, é assim que se trilhará os caminhos para viver com o autismo de forma eficaz.

 

Dia Mundial da Conscientização do Autismo – Associações e Escolas no Brasil

Para facilitar a aprendizagem dos pacientes com autismo existem algumas associações e escolas especiais que atendem exclusivamente pessoas com sintomas de autismo.

Isso contribui para o aprendizado mais rápido e ajuda o convívio com outras pessoas (amigos e colegas de classe/turma).

Caso insira seu filho em uma escola público comum, verifique a qualidade dos professores e diretores envolvidos para o aprendizado da criança, a criança com autismo deve receber uma atenção especial (diferenciada dos demais) e os professores não devem agir com preconceito ou indiferença diante desse caso.

 

Caminhos para viver com o autismo – Felicidade

Contribua de alguma forma você também para esse Dia Mundial da Conscientização do Autismo, vamos respeitar as pessoas que apresentam esse trauma e agir sem preconceitos com elas e seus familiares.

A felicidade e o amor que as pessoas com autismo oferecem é algo incrível e magnifico de se admirar, mesmo sabendo dos problemas e dificuldades transmita essa felicidade.

Redação Cultura Alternativa

Home

 

 

Brasileira lança aplicativo para alfabetização de crianças com autismo

Quando O Trabalho Passa Dos Limites