Welcome to Cultura Alternativa   Click to listen highlighted text! Welcome to Cultura Alternativa
All for Joomla All for Webmasters

Dia Nacional da Adoção: como os pais podem se preparar?

Dia Nacional da Adoção

 

Dia Nacional da Adoção a data incentiva a reflexão sobre o tema que, acima de tudo, representa um ato de amor

 

O número de crianças e adolescentes que aguardam o momento de serem recebidos por uma família continua elevado no Brasil.

 

Segundo levantamento do Cadastro Nacional de Adoção (CNA), do Conselho Nacional de Justiça, existe aproximadamente 7,2 mil indivíduos que esperam ser adotados.

 

O dia 25 de maio, lembrado como o Dia Nacional da Adoção, inspira debates e reflexões sobre a adoção, um ato de amor que supera laços físicos e biológicos.

 

Após a conclusão do processo adotivo os pais devem se preparar para lidar com as novas situações que se manifestaram com o passar do tempo.

 

A psicóloga Lívia Vieira, do Hapvida Saúde, explica como é o processo de familiarização da adoção. “É importante que a criança passe por profissionais capacitados a fim de instruir para que ela encare o momento como um recomeço”.

 

As perguntas sobre o nascimento e a adoção surgem de forma natural, e as conversas devem ser adequadas à idade e etapa de desenvolvimento, considerando o temperamento do filho. “Todos têm o direito de saber sua origem que deve ser contada desde sempre, de acordo com o entendimento da criança”, ressalta a psicóloga.

 

A tentativa de ocultar informações pode surtir efeito negativo e gerar sensação de deslealdade. A especialista cita exemplos de perguntas comuns que serão feitas aos pais: “Onde estão meus pais?”, “Por que me abandonaram?” e “Por que vocês me escolheram?”.

 

Nos dias que antecedem sua chegada, a preparação da casa, amigos e familiares pode variar conforme a faixa etária da criança ou adolescente.

 

“Preparar todos da família com uma conversa e o ambiente de acordo com as especificações do novo membro da família é essencial. Encher o ambiente com bons sentimentos e receptividade contribuirá para um momento acolhedor de boas-vindas”, finaliza.

 

Hotéis para viajar com a família no Arquipélago da Madeira

 

Click to listen highlighted text!