saúde auditiva - Cultura Alternativa

Dicas simples ajudam a manter uma boa saúde auditiva

Como manter uma boa saúde auditiva


Nosso dia a dia tem sido cada vez mais barulhento.


Surdez: veja sinais que apontam a perda auditiva

Zumbindo, TV muito alta e dificuldade para escutar conversas estão entre os sintomas

A perda gradual da audição é algo comum na rotina da população brasileira e de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma a cada dez pessoas podem ser afetadas com essa perda até 2050.

Apesar da perda auditiva ser comum na população com mais de 80 anos, mais da metade das pessoas que relatam esse tipo de problema ainda estão no mercado de trabalho.

A música mais tocada nas rádios de Brasília - Cultura Alternativa

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 5% da população mundial sofre com a perda auditiva incapacitante.

Para a fonoaudióloga e especialista em audiologia, Gilvânia Barbosa essa perda auditiva tão jovem pode ser explicada pelo uso frequente de fones de ouvido e o contato diário com música alta.

“Hoje em dia os jovens escutam cada vez mais músicas com o volume máximo no foninho, com o passar dos anos isso traz prejuízos. Além disso, shows e ambientes com muito ruído, como o trabalho em construções e marcenarias, por exemplo, sem o devido cuidado, podem prejudicar a audição”, explica.

Veja abaixo quinze dicas da fonoaudióloga, para preservar esse sentido tão importante:

  Saúde auditiva

Cuidados para evitar a perda de audição:

1) Monitore os sons em casa (televisão e aparelhos sonoros); não deixe o ouvido se costumar ao som alto.

2) Se usar aparelhos sonoros nas ruas, como fones de ouvido, tente manter o volume médio, com o qual possa conversar mesmo ouvindo música. O limite aceitável é de 85 db por 45 minutos.

3) Evite ficar próximo a caixas de som nas festas, em shows de música ou trios elétricos.

4) Só escuta som alto no carro? Cuidado! O alto volume em ambientes fechados não se propaga e, acima de 85 decibéis, ainda é pior.

5) Sempre que possível, descanse sua audição em um lugar silencioso.

  Saúde auditiva

6) Atenção às doenças do ouvido, como as otites; qualquer sensação incômoda, procure logo um otorrinolaringologista.

7) Cuidado com medicamentos que podem causar danos à audição, como anti-inflamatórios e até aspirina, que tomada em excesso pode levar à perda auditiva.

8) Atenção motoqueiros! Motocicletas, principalmente as de média e altas cilindradas, emitem ruídos em torno ou acima de 95 decibéis. Não trafegue por muito tempo seguido.

9) Cuidado com a música alta nas academias. O barulho pode chegar a 110 decibéis. Proteger a audição também é cuidar do corpo.

10) Se estiver exposto a sons intensos no trabalho, não esqueça de utilizar equipamentos de proteção individual (protetores auriculares).

11) Limpe corretamente seus ouvidos. As hastes flexíveis devem ser usadas somente na parte externa da orelha. Nada de cutucar.

12) Assoe o nariz, de forma suave, duas vezes por dia. A medida evita a entrada de secreções que podem causar perda auditiva, dor, pressão nos ouvidos e zumbido.

13) Quem possui algum familiar próximo que tenha perda auditiva deve procurar um especialista com antecedência. Em muitos casos a perda de audição é um fator genético.

14) Faça o teste da orelhinha no bebê logo após o nascimento, mas avalie também a audição do seu filho, novamente, na época da alfabetização.

15) Evite exposição a ruídos excessivos, seja em ambientes fechados, seja nas ruas.

Caso isso não seja possível, use protetores auriculares ou minimize o tempo de exposição. Quanto maior a intensidade do barulho, menor deve ser o tempo em contato com o ruído.

Cultura Alternativa