Como melhorar as vendas utilizando estratégias de trade marketing

estratégias de trade marketing

Como melhorar as vendas utilizando estratégias de trade marketing

Indústrias, distribuidores e varejistas podem contar com estratégias de trade marketing para alavancar as vendas e se diferenciar da concorrência.

Para tanto, a gestão de trade marketing deve estar atenta ao comportamento do consumidor, analisando suas expectativas no ponto de venda. Isso porque uma grande parcela dos compradores, cerca de 85%, toma a decisão de compra no PDV, de acordo com o instituto de pesquisa americano POPAI.

Quer saber como melhorar as vendas utilizando outras estratégias de trade marketing? Então continue a leitura!

 

Como a gestão de trade marketing ajuda a melhorar as vendas?

 

A pesquisa avaliou o grau de planejamento das compras realizadas por shoppers nos supermercados. Aproximadamente 85% dos clientes tomam a decisão de compra no PDV de acordo com o levantamento.

Do universo dos entrevistados, 15% fazem a lista de compras descrevendo suas marcas de preferência. Dessa forma, a pesquisa evidencia que o consumidor brasileiro não planeja suas compras e acaba levando para casa mais do que precisa, além de comprar por impulso, respondendo a estímulos dentro da loja.

Diante desse cenário, a gestão de trade marketing pode atuar com estratégias inteligentes para aproveitar os espaços do PDV e assim, divulgar a marca dos produtos, convencendo o consumidor a levar um produto para casa de várias maneiras.

E, embora a gestão de trade marketing esteja focada na cadeia de distribuição (indústria, distribuidores e varejistas), tendo como objetivo fortalecer a relação entre dois negócios –  quem produz e quem distribui um determinado item – ela também reconhece e concentra esforços na necessidade constante de gerenciar as marcas para que elas possam gerar demandas constantes no varejo.

 

Quais ações de trade marketing podem ser realizadas para melhorar as vendas?

 

As estratégias de trade marketing podem ser resumidas como um esforço para a criação de melhoria nos canais de distribuição, de displays inovadores no PDV, assim como no investimento em promoções e  foco agressivo no preço.

Para uma estratégia de sucesso, é necessário fazer alianças entre o departamento de vendas dos distribuidores e varejistas, bem como trabalhar para ter o setor de marketing desses negócios como aliados, observando os interesses dos clientes finais.

Essa estratégia de alinhamento dos interesses das equipes é fundamental para que os canais de distribuição possam maximizar o valor oferecido, garantindo que o preço final seja rentável para ambos, assegurando assim, a sustentabilidade do negócio.

Entre as ações de trade podemos destacar:

●      sinalização no PDV com materiais de comunicação visual

●      uso de promotores

●      distribuição de brindes

●      ilhas de produtos

●      promoções

Esses são alguns recursos que, com certeza, ajudarão a melhorar as vendas nos PDVs, alavancando os negócios tanto de indústrias, quanto de distribuidores e varejistas.