Welcome to Cultura Alternativa   Click to listen highlighted text! Welcome to Cultura Alternativa
All for Joomla All for Webmasters

Estratégias para ler textos considerados chatos

Os alunos estão cada vez mais desmotivados para ler textos devido à quantidade de textos informativos que são obrigados a ler durante a vida acadêmica.

Este género de textos provoca desinteresse nos alunos e consequentemente afasta-os até dos hábitos de leitura de géneros literários que lhes possam interessar.

Alguns professores gostariam que os alunos tivessem o mesmo empenho na leitura dos textos como têm por aqueles textos que encontram postados ou partilhados no Facebook. No entanto, a maior diferença entre eles é a liberdade de escolha do que será lido.

A seguir, veja 8 estratégias para os alunos voltarem a gostar de ler textos informativos:

1- Escolha pessoal
Para que os alunos tenham interesse em ler este tipo de texto, é ideal que haja uma conversa para descobrir que tipo de informações é que os estudantes gostariam de receber durante as aulas. Após a convergência de interesses a aula tornar-se-á muito mais agradável, para ambos os lados.

2- Pense mais e trabalhe menos
Quando o professor exige que os alunos respondam a questões baseadas no texto informativo, eles tendem a não gostar da atividade e aproveitam menos a leitura. A melhor estratégia é fazê-los pensar sobre o tema que estão a ler aumentando assim a retenção do que foi lido.

3- Mantenha estratégias flexíveis
Quando os alunos percebem que são livres para realizar as leituras da maneira mais adequada ao seu perfil, tendem a focar-se no conteúdo e não na forma. Caso contrário, os discentes podem ficar demasiado tempo a pensar, por exemplo, na cor que vão utilizar para sublinhar as partes principais do texto, em vez de prestarem atenção às informações que a obra quer passar.

4- Prática personalizada
As leituras informativas tornam-se mais interessantes quando os alunos percebem que estão a ganhar bagagem cultural ao entrar em contacto com o conteúdo. Os professores podem pedir aos alunos que escolham duas estratégias de leitura boas para o perfil de cada um. A partir dessa definição os alunos podem praticar as formas de leitura escolhidas e ampliar a capacidade de compreensão dos textos informativos.

5- Resolva o problema
Os alunos costumam procurar textos informativos fora da sala de aula para resolver questões interpretativas. O maior desafio do professor é fazer com que as leituras se tornem desafiantes e relevantes no contexto atual.

6- Faça alguma coisa
Este tipo de texto deve ser usado como parte integrante de um projeto, ou seja, como fonte para encontrar as informações base para o trabalho que os alunos estão a desenvolver.

7- Utilize as tecnologias
Quando os professores aliam a tecnologia à sala de aula, os alunos são capazes de entrar em contacto com textos informativos de acordo com os interesses de cada um.

8- Não se intimide pelo conflito
As leituras informativas tornam-se mais divertidas quando os alunos conseguem encontrar desafios nelas. Isso acontece quando os leitores são capazes de analisar as questões linguísticas, económicas, sociais e políticas abordadas pelo autor.

 

FONTE livrosepessoas

Click to listen highlighted text!