Exclusivo – Vinhos franceses por Olinaldo Oliveira

Olinaldo Oliveira é o sommelier do Cultura Alternativa.

Iniciando uma série de entrevistas sobre vinhos com Olinaldo Oliveira, nosso sommelier. Agradecemos a forma gentil como ele nos atendeu e nesta entrevista ele irá falar apenas dos vinhos franceses.

Olinaldo, primeiro fale um pouco de você, sua formação e experiência nesta área?

Vinho foi paixão a primeira vista a 21 anos atrás , eu era profissional de perfumes importados ,pois era comprador da lord perfumaria , e um dia visitei uma loja que tinha também uma e aí naquele dia decidi , vou aprender sobre esse néctar .

Estudei muito, sou graduado nível 3 pela maior escola do mundo , a Wine Spirits de Londres , partir para estudar com os melhores enólogos do mundo em Portugal, França , Espanha , Chile , argentina e Brasil .

E sobre os vinhos franceses. Quais são os tipos, as uvas, enfim, dê uma geral?

Os vinhos franceses são hoje os de grandes nomes e valores , a França é um país com tradição e requinte , com suas regioes demarcadas e classificações, uvas típicas por cada região como por ex.Bourgogne (pinot noir, chardonnay , aligoté e gamay), Bordeaux (cabernet sauvignon, cabernet franc , merlot, sauvignon blanc e semillon ) e etc…

Fale também se são leves, médios ou pesados (encorpados)?

Leves na Bourgogne , de médio a encorpado em Bordeaux , médio corpo em Languedoc , grandes vinhos na comunas de Bordeaux com bastante corpo .

Qual o vinho, ou os vinhos (rótulos) mais premiados da França?

Sem dúvida os grandes château como : Lafite , Mouton, Haut Brion e claro que outras grandes casas sempre serão premiados na França .

E no Brasil é fácil encontrarmos vinhos franceses? Quais os mais difundidos em nosso país?

Não , o que chega ainda é muito pouco pela gama que tem na França , poucos importadores investem , hoje temos a Decanter importadora , Mistral e a própria Baron Philippe Rothschild em são Paulo

Vinhos franceses devem acompanhar comidas diversas?

Sim , pois são bem gastronômicos e sendo feita a seleção correta a experiência será sempre agradável

Você já visitou vinícolas na França, quais?

Sim, principalmente no nordeste da França , Reims, Epernay e Verzy .

Moet Chandon , Veuve Clicquot , Dom Ruinart , Pomery e outras

Qual a importância da safra no vinho francês e quais as safras que se destacam?

De suma importância , o vinho além de bem elaborado ele tem que vir de uma boa safra , com maturacao perfeita e rendimentos adequados a sua legislação, em Bordeaux por exemplo a safra 2009 e assim como muitas outras

Soube também que você dá palestras, enfim, qual o preço do seu trabalho na residência das pessoas, em empresas, enfim, divulgue seu trabalho?

Costumo cobrar 80 reais por pessoa em aulas temáticas com 3 degustações as cegas e com pontuação , levo todo meu material inclusive taças , datashow , pão , azeite , é sempre uma verdadeira festa .

Agora uma última pergunta, alguma coisa que ficou pendente você gostaria de falar sobre vinhos franceses e eu não perguntei?

Hoje a França está mais voltada para o para o mercado mundial , as novas tendências , mostrando para sua tradição e dedicação familiar .

Pedimos por fim Olinaldo que você divulgue esta entrevista no seu facebook para todos. O Cultura Alternativa está com 15.000 acessos ao dia, 450.000 mês e quer chegar, produzindo conteúdo como sua entrevista, a 20.000 acessos dia, 600.000 mês. Muito obrigado.

Anand Rao

Editor do Cultura Alternativa