Exposição – A Biblioteca à Noite

Exposição - A Biblioteca à Noite
Exposição – A Biblioteca à Noite

A Biblioteca à Noite: exposição revela o lado mítico e filosófico de bibliotecas reais e imaginárias

Em exposição ate dia 10 de fevereiro de 2019, o Sesc Avenida Paulista recebe A Biblioteca à Noite, exposição imersiva concebida pelo diretor canadense Robert Lepage e a Companhia Ex Machina, inspirada no livro homônimo do escritor argentino Alberto Manguel, que também participou da concepção.

A exposição oferece aos visitantes uma experiência ao mesmo tempo cenográfica e virtual, seguindo um roteiro de 10 bibliotecas, reais ou imaginárias.

É um convite a uma viagem de Sarajevo até a Cidade do México, passando pela mítica biblioteca de Alexandria até o fundo dos mares a bordo do Nautilus, das “Vinte Mil Léguas Submarinas”, de Júlio Verne.

 

Exposição – A Biblioteca à Noite 

 

O primeiro espaço é uma reprodução da biblioteca francesa do próprio Alberto Manguel, permitindo que o público adentre em seu universo enquanto se aclimata à relativa escuridão que caracteriza a exposição.

A segunda sala, a floresta, é o coração da experiência imersiva. Ao percorrer o local repleto de árvores, o visitante contrasta o espaço com a ordem e o rigor que, em geral, caracterizam as bibliotecas.

Neste local, usando óculos de vídeo tridimensional, o público é transportado para uma realidade virtual, explorando a tecnologia de imersão conhecida como 3D 360 ° VR.

LISTA DAS BIBLIOTECAS DA EXPOSIÇÃO

BIBLIOTECA DA ABADIA DE ADMONT – ÁUSTRIA

TEMPLO DE HASE-DERA

BIBLIOTECA DE NAUTILUS

BIBLIOTECA NACIONAL DE SARAJEVO

BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA

BIBLIOTECA DE VASCONCELOS – CIDADE DO MÉXICO

BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE DE COPENHAGUE

BIBLIOTECA DO PARLAMENTO DE OTTAWA

A BIBLIOTECA DE SAINTE-GENEVIÈVE – PARIS

BIBLIOTECA DO CONGRESSO AMERICANO – WASHINGTON

SERVIÇO:

A BIBLIOTECA À NOITE

De 3 de outubro de 2018 a 10 de fevereiro de 2019

Local: Arte I (5º andar) | Ação educativa: 6º andar

Horários: Terças a sábados, 10h30 às 21h. Domingos e feriados, 10h30 às 18h30

Entrada gratuita – Necessário agendamento online antecipado.

Classificação: 14 anos.

APOIO CULTURAL Embaixada da França e Institut Français, Consulado Geral do Canadá e Governo do Quebec

AGENDAMENTO ONLINE

Para visitar a exposição “A Biblioteca à Noite” é necessário realizar um agendamento prévio a partir de 02/10/18, terça, às 10h.

– O agendamento é gratuito e realizado individualmente no site sescsp.org.br/abibliotecaanoite ou presencialmente nos pontos de atendimento do Sesc Avenida Paulista.

– O horário agendado é pessoal e intransferível.

– Para grupos, entre em contato pelo e-mail agendamento@avenidapaulista.sescsp.org.br

– A duração da visitação é de aproximadamente 50 minutos

– Não será permitida a entrada após o início da sessão. Em caso de atraso, será avaliada a possibilidade de reagendamento de acordo com a disponibilidade.

– A exposição está localizada no espaço Arte I (5º andar) e o acesso pode ser realizado pelos elevadores, escadas internas e externas. Recomendamos chegar no local com, pelo menos, 10 minutos de antecedência.

– A visitação inclui uma experiência imersiva com óculos de realidade virtual. O uso do equipamento não é recomendado para grávidas, idosos, pessoas com problemas cardíacos, distúrbios psiquiátricos, anomalia de visão binocular ou doenças crônicas graves. Indicamos que interrompa o uso caso sinta algum desconforto durante a visitação

– Recomendação etária: 14 anos.