All for Joomla All for Webmasters

Exposição TRANSfigurações e as artes incríveis de Thomas Josué

Exposição TRANSfigurações e as artes incríveis de Thomas Josué

A exposição conta com obras inéditas de Thomas Josué em arte têxtil reunindo uma coleção de esculturas têxteis, obras em técnica mista têxtil em feltragem/costura e painéis com aplicações e bordados.  

Thomas Josué e a temática da individual versa sobre a dimensão narcísica e existencial do homem contemporâneo.

Relações humanas diluídas num mundo líquido. Encontros e desencontros em uma realidade que nega a existência do outro a partir de uma alteridade cindida pela sociedade de consumo. O olhar para si e a deformidade das relações com o outro preconizam as TRANSFIGURAÇÕES DO SER contemporâneo.

Estas reflexões são abordadas pela linguagem têxtil contida nas obras do artista que dão o colorido destas questões contemporâneas, dialogando agora e exclusivamente, com público gaúcho através da mostra individual intitulada: TRANSFIGURAÇÔES, que serão apresentadas na Galeria Arte & Fato, cuja a curadoria é de Neiva Bohns, Crítica de artes visuais, curadora, docente e pesquisadora das artes do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Pelotas Ufpel.  Também assinam os comentários críticos da exposição, as contribuições da pesquisadora Angela de Faria Vieira da UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro e pesquisadora CNPq.

Thomas Josué

Sobre o Artista Thomas Josué

O artista Thomas Josué nasceu na cidade de Novo Hamburgo – RS, além de artista visual, é também Antropólogo Social, professor universitário e pesquisador na Universidade Federal do Pampa, RS. Atuou muitos anos no campo da luta antimanicomial no cenário da saúde mental e das políticas de inclusão sociocultural de segmentos sociais marginalizados.

Thomás Josué é Mestre em Teoria e Crítica da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Doutor em Antropologia social pela Universidade de Barcelona, Espanha. Dedica-se à pesquisa da arte no campo psicossocial e, também, desenvolve estudos etnográficos no contexto da arte e da diversidade cultural na América Latina.  Atua em projetos de cooperação cultural com universidades e institutos internacionais.

O artista já realizou inúmeras exposições pela Europa e  América Latina, volta a Porto Alegre para expor suas obras inéditas na Galeria Arte e Fato dia 19 de maio as 19 horas.

 

Thomas Josué

 

FORMAÇÃO E ATIVIDADES PROFISSIONAIS

A formação acadêmica do artista é constituída por estudos de graduação em Filosofia, Mestrado em Crítica e Teoria da Arte e Doutorado em Antropologia Cultural pela Universidade de Barcelona (UB) Catalunya, Espanha.

Atualmente atua como professor e pesquisador na Universidade Federal do Pampa, RS, Brasil. Desenvolve pesquisas com temas de arte e sociedade, antropologia da arte, arte e saúde mental. Política Cultural e diversidade. Desenvolve projetos de cooperação em pesquisas com universidades e institutos internacionais.

ACESSE O SITE E CONHEÇA MAIS SOBRE O SEU TRABALHO