Fátima, o Último Mistério

Fátima, o Último Mistério

Fátima, o Último Mistério

Fátima marcou a história do mundo?

Estranhas coincidências parecem indicar que as misteriosas aparições de Fátima marcaram o curso da história destes últimos 100 anos …

 

Poderia a mensagem de Fátima nos dar pistas sobre o nosso futuro?

 

Esta é uma das grandes questões que tenta revelar este documentário. Com base em dados reais e opiniões de especialistas, revela eventos ignorados e oferece uma visão global empolgante.

 

Cenas de ficção, e as recriações das aparições, aumentam o interesse desta rigorosa investigação.

 

O que Fátima tem a ver com a revolução bolchevique e as duas guerras mundiais? O que parou o terceiro? Por que João Paulo II não morreu? Por que o comunismo caiu na Rússia e na Europa Oriental? Fátima tem alguma relação com o Islã? O que pode acontecer se o mundo ignorar as advertências da Virgem?

 

Data de lançamento: 09 de Agosto

 

Direção: Andrés Garrigó
Produção: Andrés Garrigó
Roteiro: Andrés Garrigó, Josemaría Muñoz, Pedro Delgado

Fátima, o Último Mistério

 

ENTREVISTA COM O DIRETOR

1. Sobre Fátima, vários filmes e documentários já foram feitos. O que há de novo sobre “Fátima, o Último Mistério”?

Por ser uma história tão empolgante, Fátima foi várias vezes à tela. Mas a questão está apenas começando. Desde a década de 1950 até hoje esses filmes nos disseram – e não inteiramente – o que a Virgem disse e profetizou.

Mas nenhum nos disse em detalhes se o que ela disse se cumpriu verdade e como mudou o mundo. Nosso filme responde a essa pergunta: se a Virgem agiu em 1917, ela permaneceu “desempregada” nos 100 anos seguintes? Este filme pretende provar completamente… que não.

2. O documentário da Goya Produções procura mostrar como a mensagem de Fátima mudou a história dos últimos 100 anos. Você poderia citar alguns exemplos concretos?

Os “efeitos” de Fátima são incríveis. Naturalmente, o mais espetacular é o colapso do Império Soviético, mas há também toda uma “cadeia de coincidências” que ligam os pedidos e as previsões da Virgem à terrível história do século XX e a esta parte do século XXI.

Foi profetizada a revolução comunista e a expansão dos “erros da Rússia”, com os quais sofremos ainda hoje, veja-se a Coréia do Norte ou a Venezuela, por exemplo.

Foi profetizada a Segunda Guerra Mundial, foi profetizado o ataque contra João Paulo II, estava prevista uma Terceira Guerra Mundial – que poderia ter sido nuclear – e foi evitada porque o Papa fez a Consagração ao Imaculado Coração de Maria…

3. A Virgem previu grandes males do século XX, tais como a propagação dos “erros da Rússia” e da Segunda Guerra Mundial, mas ela também falou de problemas atuais?

Fátima, como disse o Papa Bento XVI, não é um “caso fechado”. A Virgem em 1917 previu todo o futuro, incluindo os grandes problemas atuais. Nosso filme descobre, entre outras coincidências, uma relação entre Fátima e o Islã que poucos conhecem. Outra questão crítica, a dos crescentes ataques contra a família, já estava implícita nas advertências da Virgem, não apenas as de 1917.

Irmã Lúcia, por exemplo, escreveu que “a batalha final entre o Reino de Deus e Satanás será travada no campo do matrimônio e da família”.

 

4. Que consequências práticas poderíamos deduzir, olhando para o futuro, dessa correlação entre o que a Virgem pede ou profetiza e o que acontece com a humanidade?

Essa cadeia de “coincidências” históricas é para alguns dos nossos 30 entrevistados uma relação de “causa e efeito”. Um padrão pode ser derivado dela: se a humanidade faz o que a Virgem pede, a paz é alcançada; caso contrário, a guerra continua…

No filme mostramos a terceira parte do segredo. Nele vemos um anjo com uma espada de fogo apontando para o mundo como se fosse incendiá-lo. A Virgem o impede, enquanto o anjo repete três vezes a palavra “penitência”. O que significa isto?

De acordo com os nossos especialistas, parece que o futuro, a paz, está dependendo da resposta da humanidade ao chamado do Céu… É claro que o filme não cai em interpretações catastróficas ou esotéricas. A realidade já é forte o suficiente por si só, como o Papa Francisco frequentemente dá a entender…

5. Este longa-metragem, além de ser um documentário com entrevistas e recriações, também tem uma parte da ficção. Como se combina tudo isso?

É um formato um tanto novo, quase experimental. Percorrer a história dupla – natural e sobrenatural – de um século era algo denso e tenso, com muitos fatos por vezes dramáticos.

Por isso pensamos em inserir um enredo de ficção, dirigido por Pablo Moreno. Este enredo tem como objetivo nos aproximar do nosso mundo atual e ao mesmo tempo fazer o filme “respirar” após os momentos de maior emoção.

O resultado é que, para o espectador, parece pouco os 80 minutos de filme.

6. Quando e onde “Fatima o Último Mistério” será lançado?

Em 9 de agosto estreia na Rede Cinemark no Brasil. Haverá também a possibilidade de fazer exibições para grupos que desejarem, incluindo escolas ou paróquias depois que sair de cartaz. Toda a informação sobre isto pode ser obtida em www.fatimaoultimomisterio.com.br

Posteriormente o filme irá para a televisão e DVD. Terá uma grande projeção internacional porque temos recebido pedidos de muitos países. Até agora, foi exibido em 12 países e traduzido ou dublado em dez idiomas: inglês, francês, italiano, polonês, alemão, português, tcheco, eslovaco, coreano e chinês.

7. A Goya Produções é uma produtora com valores cristãos, como testemunham seus filmes mais recentes “Poveda” e “Luz de Solidão”. Você pode nos contar sobre seus novos projetos?

De fato, a Goya Produções surgiu para ajudar neste projeto sem limites de tornar atraente a Verdade e a Beleza, de aproximar o homem do mistério do sobrenatural. Estamos nesse caminho há 17 anos e temos nos saído bem.

Temos um grande “armário” cheio de projetos. Eles são colocados em prática quando os benefícios de nossas produções nos permitem financiá-los, ou quando outras pessoas ou instituições colaboram para fazê-lo, seja como doadores ou como investidores.

Nosso projeto mais imediato é um documentário sobre a vida de Bento XVI, que terá duas versões: uma internacional e outra “espanhola”, na qual será evidenciada sua afeição especial pela Espanha, país que ele visitou mais vezes depois de sua Alemanha natal. Vários outros projetos estão em desenvolvimento e serão revelados no tempo oportuno.

Mais informações: fatimaoultimomisterio.com.br

 

EXPOSIÇÃO: “AS CORES DO SOL: A LUZ DE FÁTIMA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO”