Welcome to Cultura Alternativa   Click to listen highlighted text! Welcome to Cultura Alternativa
All for Joomla All for Webmasters

Feira de Discos de Vinil do Rio de Janeiro

Feira de VinilFeira de Vinil

Feira de Vinil do Rio comemora sua 20º edição, a primeira do ano, homenageando JOÃO DONATO

Com shows de bandas locais e retornando ao Flamengo, domingo, 08 de abril, na UNIVERITAS

A Feira de Vinil do Rio de Janeiro chega à sua 20º edição, no dia 08 de abril, domingo, retornando ao Flamengo, bairro que a consagrou por cinco anos

Desta vez, o evento, mesmo se realizando no mesmo espaço, vai estrear na UNIVERITAS, que adquiriu o complexo educacional situado na Rua Marquês de Abrantes, e vai homenagear o compositor, arranjador e pianista João Donato, um dos pilares da música brasileira.

No dia, João Donato vai receber o Troféu Feira de Vinil do Rio de Janeiro

Durante o evento, haverá apresentações das bandas Monoplano, Cajubeats e Digga Digga Duo, estreando, no Flamengo, uma programação que incentiva também as bandas independentes.

Às 15h, o evento vai promover o painel “Vinil – Mercado, Memória e Mídia”, com a participação dos palestrantes Silvio Essinger (jornalista do jornal O Globo), Arnaldo De Souteiro (jornalista, produtor e colecionador de vinis) e Marcelo Fróes (pesquisador e produtor musical), com a medição do produtor e DJ Marcello MBGroove.

A Feira de Vinil do Rio é produzida por Marcello Maldonado e pelo produtor artístico Marcello MBGroove (coletivo Vinil É Arte), com realização da Espelho D’Água Produções e da UNIVERITAS, e apoio do CNA, da Rádio Alpha FM e da Satisfaction Discos. Assim como nas edições anteriores, será cobrada como entrada simbólica 1 kg de alimento, a ser entregue à instituição de caridade Solar Meninos de Luz.

Ao longo do dia, vários DJs apresentarão seus sets em vinil, especialistas nos mais variados estilos; MPB, Black Music, Rock, Eletronic.

Pela primeira vez em sua história, a Feira do Vinil terá um expositor internacional, a Human Head, diretamente do bairro do Brooklyn, Nova York.

Cerca de 60 expositores de todo o Brasil estará presente com discos e CDs. Do Rio, participarão, dentre outros, a Tropicália Discos e a Arquivo Musical, além da Livraria Baratos da Ribeiro e da Satisfaction. Os paulistas serão representados pela Locomotiva, Mafer Discos e Vinil SP, só para citar algumas. A feira terá também estandes de venda de CDs, equipamentos de áudio, marcas de roupas e acessórios com esta temática.

Feira de Vinil JOÃO DONATO

 Nascido em 1934, no Acre, João Donato já dominava o acordeon quando emigrou para o Rio de Janeiro. Seu primeiro disco, “Chá dançante”, foi gravado aos 22 anos, sob direção musical de Tom Jobim.

Passou também pelo trombone, mas especializou-se no piano, em cujas teclas instalou a síncopa que influenciaria a célebre batida de violão do colega João Gilberto, marca registrada da bossa nova. Nos EUA, onde fez história, tocou com nomes como Mongo Santamaria, Tito Puente, Ralph Peña, Eddie Palmieri e Johnny Martinez, entre outros tantos.

No Brasil, é um dos maiores nomes da música realizou parcerias com Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Djavan, Elza Soares e Chico Buarque, entre muitos outros nomes.

 

SERVIÇO: 20° Feira de Discos de Vinil do Rio de Janeiro

Dia: 08 de abril, domingo

Horário: 10h às 18h

Local: UNIVERITAS

Endereço: Rua Marques de Abrantes, 55, Flamengo

Entrada: 1 kg de alimento não perecível

Classificação: livre

Informações: 21-98181-9733

 

‘Sintetizamor’, a usina dançante de João Donato e Donatinho

 

Click to listen highlighted text!