All for Joomla All for Webmasters

Festa junina no Brasil, dicas para seu São João

Festa junina

Festa junina é uma época sempre marcada por bons momentos, vividos com os amigos e a família.

 

As histórias são cheias de comidinhas típicas, quadrilha e adereços que, a cada ano, nos tocam de formas diferentes.

 

Que tal este ano levar o espírito junino para sua casa e torná-lo ainda mais especial com quem está sempre ao seu lado?

 

Para te ajudar a preparar o seu arraial, pedimos a ajuda da Patrícia Junqueira, especialista na produção de eventos. Com dicas simples, você tornará sua casa o melhor espaço para curtir sua festa junina com quem mais ama.

 

Festa junina – Decoracao

 

O primeiro passo é fazer uma listinha com tudo o que você precisará para a decoração, comidas, bebidas e quem serão os convidados.

 

Faça as contas de acordo com o número de convidados, mas para tornar este momento ainda mais especial e ter mais histórias para contar, a dica é preparar um arraial colaborativo, assim, cada um fica responsável por um pedacinho da festa.

 

A decoração é fundamental, e as famosas bandeirinhas, toalhas e elementos xadrez não podem ficar de fora. Abuse também das cestas, chitas, palhas, xadrez e chapéu de palha. Objetos coloridos, como almofadas, bules e panelas, também ajudam a trazer a essência dessa festa: diversão e alegria. Tudo isso ajuda a deixar o ambiente mais descontraído e os convidados mais à vontade.

 

Aliás, parte da decoração também é composta pelas roupas dos convidados.

 

Tire a camisa xadrez do armário, cole os adesivos de retalhos na calça jeans ou use aquele vestido da quermesse passada.

 

Não se esqueça das trancinhas, pintinhas no rosto ou bigode de lápis para entrar no clima junino, afinal esta é uma das partes mais legais dessa época!

 

Festa junina – Comidinhas

 

Além da decoração e roupas típicas, a festa junina é marcada por muitos aromas. Qual deles é mais marcante para você?

 

Por exemplo, aquele cheirinho de vinho quente e quentão que sentimos de longe e nos lembra que mesmo no frio, nos manteremos quentinhos durante a festa. Ou aquele milho cozido ou pinhão ainda na panela.

 

Outras comidinhas que não podem faltar: pipoca, cachorro-quente, polenta, maçã do amor, paçoca, maria mole, cocada, canjica, arroz doce, pé-de-moleque e queijadinha.

 

Aproveite os adereços desta época para servir os quitutes, como a paçoca em mini chapéu de palha.

 

Festa junina – Música

 

A música ajuda a marcar momentos importantes da nossa vida e, nesse dia, não seria diferente. Quem não canta junto quando toca “Pula a Fogueira” ou “Cai, Cai, Balão”? Coloque a playlist de festa junina para se divertir em uma quadrilha bem animada ou dançar aquele forró coladinho.

 

Falando em coladinho, prepare o correio elegante e as brincadeiras que nos fazem interagir com os amigos e sempre deixam boas histórias para contar.

 

O ambiente pode ficar ainda mais divertido com uma pescaria improvisada, pode usar uma mini piscina de plástico ou um balde, nessa hora vale tudo! Agora, se a ideia é sentir o gostinho daquela quermesse do interior, o bingo não pode ficar de fora.