Festival da Canção Francesa 2018

Festival da Canção Francesa

Festival da Canção Francesa 2018 – Estão abertas as inscrições.

PROMOVIDO PELA ALIANÇA FRANCESA O TRADICIONAL FESTIVAL DE MÚSICA CONTEMPLA O VENCEDOR COM UMA VIAGEM A PARIS PARA DUAS PESSOAS.

Estão abertas até 17 de junho as inscrições para a 11ª edição do Festival da Canção Francesa, concurso musical nacional promovido pela Aliança Francesa, em parceria com a Air France e o Club Med. Criado em Porto Alegre em 2008, o festival se tornou referência na valorização e divulgação da música contemporânea francófona no Brasil. Todos os anos candidatos de todo o país, amadores e profissionais, interpretam canções em francês e concorrem ao prêmio máximo do festival: uma viagem com acompanhante para Paris.

Festival da Canção Francesa

O Festival é dividido em três fases:

1ª Etapa: avaliação do material das inscrições válidas;

2ª Etapa: fase regional presencial (semifinal) com apresentação da música em cena e seleção para etapa nacional (final). Esta etapa acontecerá nas Alianças Francesas de Aracajú, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Em cada região, um candidato será selecionado para a final.

3ª Etapa: fase nacional (final) presencial, com apresentação da música em cena, que neste ano, acontecerá em São Paulo, no dia 07 de novembro.

Para participar, os candidatos devem ser brasileiros e maiores de 18 anos. As inscrições são gratuitas e a escolha da canção é livre. A seleção será feita com base nos quesitos afinação, ritmo, pronúncia e interpretação e serão valorizadas propostas originais e contemporâneas do vasto repertório da música francófona.

No Rio de Janeiro, as inscrições poderão ser feitas através do site www.rioaliancafrancesa.com.br, e-mail cultural@rioaliancafrancesa.com.br ou presencialmente na Aliança Francesa Botafogo (Rua Muniz Barreto, 730).

O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 13 de agosto no site da Aliança Francesa Rio de Janeiro. Na segunda etapa, os selecionados se apresentarão ao vivo, e irão concorrer a uma vaga na Grande Final, que ocorrerá em São Paulo, no dia 07 de novembro, com os outros seis selecionados nas etapas regionais de todo o país.

Premiação da etapa regional, no Rio de Janeiro:

1º lugar:

Participação na Final Nacional em São Paulo, com hotel e voo arcados pela organização do Festival. Além de um almoço ou jantar para duas pessoas em restaurante escolhido pela organização, no valor máximo de 500 (quinhentos) reais.

2º lugar:

Um jantar ou almoço para duas pessoas em restaurante escolhido pela organização, no valor máximo de 300 (trezentos) reais.

3º lugar:

Vale-presente em livraria no valor de 200 (duzentos) reais.

                

Os prêmios da etapa final são:

1º lugar: 2 passagens de ida e volta para Paris (Air France) saindo do Rio de Janeiro ou São Paulo + 6 noites de hospedagem em Paris;

2° lugar: um fim de semana no clube de férias parceiro do Festival (Club Med), para duas pessoas.

3° lugar: um jantar para duas pessoas em restaurante escolhido pela organização do Festival, na cidade do contemplado, no valor máximo de R$ 500,00 (quinhentos reais).

A banca julgadora será composta de três a cinco personalidades ligadas ao meio artístico, à Aliança Francesa, às autoridades francesas e/ou representantes de patrocinadores.

As Alianças Francesas organizadoras das etapas regionais e respectivas regiões que estarão sendo representadas:

·         Aracajú: Maceió, Salvador, Fortaleza, Natal, João Pessoa

·         Brasília: Manaus, Goiânia, Campo Grande, Belém

·         Belo Horizonte: Viçosa, Juiz de Fora, Ouro Preto

·         Curitiba: Blumenau, Florianópolis, Joinville, Londrina, Foz de Iguaçu

·         São Paulo: Araraquara, ABC, Campinas, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, Jundiaí, São Carlos

·         Porto Alegre: Caxias do Sul, Santana do Livramento

·         Rio de Janeiro: Niterói, São Gonçalo, Petrópolis, Nova Friburgo, Vitória, Macaé

Confira o regulamento do Festival da Canção Francesa 2018, disponível a partir do dia 14 de maio no site www.rioaliancafrancesa.com.br