Welcome to Cultura Alternativa   Click to listen highlighted text! Welcome to Cultura Alternativa
All for Joomla All for Webmasters

Festival da Canção Francesa 2018

Festival da Canção Francesa

Festival da Canção Francesa 2018 – Estão abertas as inscrições.

PROMOVIDO PELA ALIANÇA FRANCESA O TRADICIONAL FESTIVAL DE MÚSICA CONTEMPLA O VENCEDOR COM UMA VIAGEM A PARIS PARA DUAS PESSOAS.

Estão abertas até 17 de junho as inscrições para a 11ª edição do Festival da Canção Francesa, concurso musical nacional promovido pela Aliança Francesa, em parceria com a Air France e o Club Med. Criado em Porto Alegre em 2008, o festival se tornou referência na valorização e divulgação da música contemporânea francófona no Brasil. Todos os anos candidatos de todo o país, amadores e profissionais, interpretam canções em francês e concorrem ao prêmio máximo do festival: uma viagem com acompanhante para Paris.

Festival da Canção Francesa

O Festival é dividido em três fases:

1ª Etapa: avaliação do material das inscrições válidas;

2ª Etapa: fase regional presencial (semifinal) com apresentação da música em cena e seleção para etapa nacional (final). Esta etapa acontecerá nas Alianças Francesas de Aracajú, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Em cada região, um candidato será selecionado para a final.

3ª Etapa: fase nacional (final) presencial, com apresentação da música em cena, que neste ano, acontecerá em São Paulo, no dia 07 de novembro.

Para participar, os candidatos devem ser brasileiros e maiores de 18 anos. As inscrições são gratuitas e a escolha da canção é livre. A seleção será feita com base nos quesitos afinação, ritmo, pronúncia e interpretação e serão valorizadas propostas originais e contemporâneas do vasto repertório da música francófona.

No Rio de Janeiro, as inscrições poderão ser feitas através do site www.rioaliancafrancesa.com.br, e-mail cultural@rioaliancafrancesa.com.br ou presencialmente na Aliança Francesa Botafogo (Rua Muniz Barreto, 730).

O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 13 de agosto no site da Aliança Francesa Rio de Janeiro. Na segunda etapa, os selecionados se apresentarão ao vivo, e irão concorrer a uma vaga na Grande Final, que ocorrerá em São Paulo, no dia 07 de novembro, com os outros seis selecionados nas etapas regionais de todo o país.

Premiação da etapa regional, no Rio de Janeiro:

1º lugar:

Participação na Final Nacional em São Paulo, com hotel e voo arcados pela organização do Festival. Além de um almoço ou jantar para duas pessoas em restaurante escolhido pela organização, no valor máximo de 500 (quinhentos) reais.

2º lugar:

Um jantar ou almoço para duas pessoas em restaurante escolhido pela organização, no valor máximo de 300 (trezentos) reais.

3º lugar:

Vale-presente em livraria no valor de 200 (duzentos) reais.

                

Os prêmios da etapa final são:

1º lugar: 2 passagens de ida e volta para Paris (Air France) saindo do Rio de Janeiro ou São Paulo + 6 noites de hospedagem em Paris;

2° lugar: um fim de semana no clube de férias parceiro do Festival (Club Med), para duas pessoas.

3° lugar: um jantar para duas pessoas em restaurante escolhido pela organização do Festival, na cidade do contemplado, no valor máximo de R$ 500,00 (quinhentos reais).

A banca julgadora será composta de três a cinco personalidades ligadas ao meio artístico, à Aliança Francesa, às autoridades francesas e/ou representantes de patrocinadores.

As Alianças Francesas organizadoras das etapas regionais e respectivas regiões que estarão sendo representadas:

·         Aracajú: Maceió, Salvador, Fortaleza, Natal, João Pessoa

·         Brasília: Manaus, Goiânia, Campo Grande, Belém

·         Belo Horizonte: Viçosa, Juiz de Fora, Ouro Preto

·         Curitiba: Blumenau, Florianópolis, Joinville, Londrina, Foz de Iguaçu

·         São Paulo: Araraquara, ABC, Campinas, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, Jundiaí, São Carlos

·         Porto Alegre: Caxias do Sul, Santana do Livramento

·         Rio de Janeiro: Niterói, São Gonçalo, Petrópolis, Nova Friburgo, Vitória, Macaé

Confira o regulamento do Festival da Canção Francesa 2018, disponível a partir do dia 14 de maio no site www.rioaliancafrancesa.com.br

Click to listen highlighted text!