Filmes para quem adora desvendar a mente humana!

filmes, netflix

Filmes para quem adora desvendar a mente humana!

O cinema muitas vezes possibilita compreender eventos da nossa vida.

Preparamos uma lista com os 10 melhores filmes disponíveis na Netflix para os que querem conhecer um pouco mais da mente do ser humano, que apesar de pretender ser uma máquina programável, está cada vez mais longe da obviedade. Confira:
     

 Se Enlouquecer Não se Apaixone

A trama mostra como o suicídio pode levar à redescoberta do desejo de viver. Craig é um adolescente com depressão que não encontra saída para seu sofrimento e resolve buscar ajuda em um hospital psiquiátrico.

O filme é baseado no livro homônimo de Ned Vizzini, que passou por uma internação psiquiátrica para tratar da depressão. Lançada em 2006, a publicação foi bastante elogiada por público e crítica.

 

Life, Animated

Somos seres da linguagem e, por meio dela, pudemos ser criativos nas mais impossíveis situações ao longo da história. Quando a linguagem encontra mais percalços do que comunicação, como ocorre nos casos de transtorno do espectro autista, é grande a angústia. Mas isso não significa que deva ser definitiva.

Aí entra a poderosa reinvenção dos seres humanos. Este documentário traz a comovente história de Owen Susking, que aos três anos parou de falar e recebeu o diagnóstico de autismo.

Muitos especialistas se debruçaram sobre sua condição, mas foram os filmes da Disney que ressignificaram a relação de Owen com o mundo, retirando sua existência do silêncio.

Nise: O Coração da Loucura

A fronteira entre loucos e sãos permanece embaralhada, com contornos trazidos de acordo com a conveniência, principalmente se o objetivo for a exclusão de alguém que é diferente.

A psiquiatra alagoana Nise da Silveira foi pioneira e revolucionária ao propor um tratamento humanizado de pacientes psiquiátricos, trazendo novas perspectivas a partir da arte.

The Mask You Live In

Que preconceitos, repressões e crueldades se escondem por trás das palavras de ordem “seja um homem”? Este documentário aborda frontalmente os prejuízos de uma cultura que não permite que os homens lidem com suas fraquezas e vulnerabilidades em nome de uma “assegurada masculinidade”.

Depoimentos de crianças, adolescentes, atletas e detentos dialogam com reflexões propostas por diferentes profissionais, de técnicos de times a psicólogos.

Ilha do Medo

 


Quando o inspetor Teddy Daniels chega à penitenciária psiquiátrica, o que começa como uma investigação de rotina sofre uma reviravolta sinistra e quase irreversível.

Perfume a História de um Assassino

Jean-Baptiste nasceu com um olfato apuradíssimo e usa recursos sombrios para criar um perfume que capte a essência de uma mulher.

Clinical



Uma psiquiatra é atormentada por lembranças de um terrível ataque enquanto cuida de um paciente desfigurado em um acidente.

O Experimento de Aprisionamento de Stanford

Voluntários passam duas semanas na prisão para uma experiência. O objetivo é estudar como os seres humanos agem em cativeiro e como os papéis sociais afetam seu comportamento.

Regressão

 


O detetive Bruce Kenner investiga o caso da jovem Angela, que acusa seu pai de ter abusado dela. Quando o homem, de forma inesperada e sem lembrar o que aconteceu, admite sua culpa, um psicólogo intervém para buscar a verdade.

Um Olhar do Paraíso

A jovem Susie é assassinada aos 14 anos, e seu espírito observa como a família está lidando com sua trágica morte, enquanto o assassino se prepara para atacar de novo.