Welcome to Cultura Alternativa   Click to listen highlighted text! Welcome to Cultura Alternativa
All for Joomla All for Webmasters

Funarte disponibilizará on-line partituras de músicas brasileiras

A Fundação Nacional de Artes (Funarte), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), lança, nesta quarta-feira (20), o projeto Partituras Brasileiras – Songbook Internacional Online.
O trabalho reúne partituras de música popular, erudita e bandas de música brasileiras, que serão disponibilizadas on-line nos portais do MinC e da Funarte. O objetivo é contribuir para a difusão internacional da música brasileira.
A seleção das partituras contou com a participação de importantes instituições de pesquisa musical do Brasil, além de dois especialistas, os professores e pesquisadores Paulo Aragão e Marcelo Jardim. A escolha teve como critérios o equilíbrio na distribuição entre os autores, a excelência estético-formal do repertório e a relevância da obra e dos autores para a criação musical brasileira.
Serão disponibilizados sete volumes de partituras, três de música popular, duas de música erudita e duas de bandas de música.
O primeiro volume de música popular estará disponível na próxima semana. Os demais serão lançados no final de janeiro de 2018.
Entre os autores que terão partituras presentes no Songbook estão Tom Jobim, Chico Buarque, Edu Lobo, Ernesto Nazareth, Milton Nascimento e Francisco Mignoni. Também estarão disponíveis partituras de hinos, como o nacional, o da bandeira e o da independência, entre outros.
Os textos e índices das partituras serão disponibilizados em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e francês, com possibilidade de extensão para o chinês mandarim e o alemão. O objetivo é abranger o máximo possível de países.
Além de disponíveis on-line, as partituras do Songbook serão enviadas a todas as embaixadas do Brasil pelo mundo. “Queremos que este material chegue a conservatórios e escolas de música dos mais diversos países. Nosso objetivo é que estudantes e músicos estrangeiros possam tocar lá fora nossa música brasileira”, destacou o coordenador do Centro da Música da Funarte, Marcos Souza.
Foram selecionadas partituras disponibilizadas pelas seguintes instituições: Academia Brasileira de Música, Instituto Moreira Salles, Sesc Nacional, Casa do Choro, Centro Cultural São Paulo, Instituto Piano Brasileiro e Instituto Musica Brasilis, entre outros, além do acervo da própria Funarte.
Ministério da Cultura
Click to listen highlighted text!