Welcome to Cultura Alternativa   Click to listen highlighted text! Welcome to Cultura Alternativa
All for Joomla All for Webmasters

GERENCIAMENTO DE CRISES SURGE COMO NOVO NICHO DE MERCADO

Gerenciamento de Crises. Abertas as inscrições para o Curso de Extensão em Comunicação e Gestão de Crises.

 

O objetivo é capacitar especialistas no gerenciamento de crises políticas, institucionais e de imagem

A consolidação da Democracia no Brasil — com a combinação da autonomia do Ministério Público e a independência operacional de órgãos como Polícia Federal, Receita Federal e Banco Central — aliada à liberdade de expressão da imprensa, têm aumentado de modo substancial a capacidade de investigação sobre entes públicos e privados.

 

Assim, o país vem sendo transformado em permanente cenário de escândalos, envolvendo autoridades do governo, políticos e, mais recentemente, empresas privadas e estatais.

Em outra vertente, demandas crescentes da sociedade por questões como cidadania e meio ambiente têm provocado crises corporativas, com acusações de trabalho escravo nas empresas, discriminação de gênero ou étnica e, ainda, desastres ambientais.

 

Para gerir essa profusão de crises, são necessários profissionais especializados e qualificados.

É por essas razões que o Instituto Sagres de Gestão Estratégica Aplicada, em parceria com a Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais, Abrig, estão lançando o primeiro Curso de Extensão do país para capacitar profissionais de Comunicação e de Relações Institucionais nessa nova especialidade – o gerenciamento de crises políticas, institucionais e de imagem.



PROFESSORES E CONTEÚDO  – GERENCIAMENTO DE CRISES

O Curso de Extensão, programado para iniciar a 29 de junho, oferece 10 disciplinas e o total de 120 horas/aula.

 

Começa com a disciplina A pedra e a vidraça: como lidar com a mídia, na qual busca explicar como agem, o que pensam, quem os alimenta de informações e quais interesses estão por trás dos profissionais que provocam as crises de imagem, os jornalistas investigativos, chamados no mercado de “pedras”; para a seguir ensinar às “vidraças” (assessores de autoridades ou de empresas) como lidar com as armadilhas permanentes.


Além do conteúdo didático, outro ponto alto do curso é ter conseguido reunir alguns dos mais qualificados profissionais do país especializados em Comunicação e em Gestão de Crises.

 

Há dois coordenadores, Hugo Studart e Homero Zanotta.


Jornalista, mestre e doutor em História Política, professor e executivo de Relações Institucionais, Studart atuou por quase 30 anos como repórter investigativo, editor e colunista em veículos como O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo; revistas Veja e Dinheiro; e como Diretor e colunista da IstoÉ. Foi agraciado nos prêmios Esso e Abril de Jornalismo, dentre outros, e no Prêmio Herzog de Direitos Humanos. Enfim, um expert reconhecido em atirar “pedras”.

 

Entre suas disciplinas, Inteligência e contrainteligência na Gestão de Crises e Técnicas de persuasão e gestão de network.

Homero Zanotta, um dos fundadores do Instituto Sagres, é doutor em Ciências Militares, especialista em Inteligência, em Comunicação Social e em gerenciamento de crises.

 

Atuou no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República de 2004 a 2011, onde participava do gerenciamento de crises.

 

Enfim, um expert em ser “vidraça”. Entre suas disciplinas no curso, esta Formação de um Gabinete de Crise e Análises de crises clássicas bem (ou mal) gerenciadas.

“O mercado de trabalho para jornalistas mudou de forma radical”, avalia Hugo Studart.

 

“O jornalismo tradicional está derretendo por conta da comunicação direta pelas redes sociais, expulsando grandes profissionais das redações.

 

As assessorias de imprensa, por sua vez, cada vez mais gerenciam crises, algumas fazendo uso apenas da intuição e da experiência pessoal dos profissionais”.

O jornalista e escritor Mário Rosa também é um dos professores do curso. Trata-se de um dos primeiros consultores do país em gestão de reputação, com experiência no gerenciamento de crises de grandes corporações como Grupo Cassino, Ambev, OAS, Camargo Correa e Opportunity.

 

Também prestou consultoria para figuras públicas como ex-presidentes Fernando Henrique e Lula. É autor de quatro livros sobre o tema: “A Síndrome de Aquiles”, “A Era do Escândalo”, “A Reputação na Velocidade do Pensamento” e “Memórias de um Consultor de Crises”.

 

Está escalado para ministrar a disciplina Metodologias e ferramentas de Gestão de Crises de Imagem.

 

“Por conta de denúncias de corrupção e de desrespeito à legislação, muitas empresas perderam a credibilidade dentro do país e não sabem como reerguer o nome, mesmo passando a trabalhar de maneira correta”, avalia Mário Rosa.

A equipe de professores conta com Egberto Salóes do Amor, analista e gestor de riscos e de fraudes, que atuou como assessor do Controle Interno do Exército para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

 

Salóes vai ministrar a disciplina Ferramentas de gestão de riscos.
A professora Romaly de Carvalho, por sua vez, é especialista em Psicologia Comportamental no Trabalho, consultora em Comunicação Interpessoal, Marketing Pessoal e Etiqueta Profissional. Vai ministrar a disciplina Comunicação interpessoal aplicada às Relações Institucionais.

 

Fechando a equipe, o professor Raul Sturari, doutor em Prospectiva e Estratégia, que atuou como Secretário-Executivo do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência no governo Lula e foi coordenador do Projeto “Brasil 3 Tempos”.

Sua disciplina é Prospecção estratégica para prevenção de crises.
Trata-se, enfim, de uma rara aliança de competências técnicas, metodologias e expertises pessoais que podem proporcionar aos participantes do curso o aperfeiçoamento de suas competências e a aquisição de outras, tornando-se, com isso, mais valiosos, competitivos e demandados no mercado de trabalho.

GERENCIAMENTO DE CRISES
Interessados em saber mais sobre o curso podem marcar uma entrevista pelo e-mail: sagres@sagres.org.br ou pelos telefones:(61) 9.9830-0740 / (61)3272-7078.


Confira a programação do curso: att, ver novas datas

Módulo 1
Tema: A pedra e a vidraça: como lidar com a mídia
Professores: Homero Zanotta e Hugo Studart

Módulo 2
Metodologias e Ferramentas de Gestão de Crise de Imagem
Professor: Mário Rosa

Módulo 3
Tema: Formação de um gabinete de crise
Professor: Homero Zanotta

Módulo 4
Tema: Técnicas de persuasão e gestão de network
Professor: Hugo Studart

Módulo 5
Inteligência e Contra inteligência na gestão de crises
Professores: Homero Zanotta e Hugo Studart

Módulo 06 (03 e 04/08)
Tema: Comunicação interpessoal aplicada às Relações Institucionais
Professora: Romaly de Carvalho

Módulo 07 (17 e 18/08)
Ferramentas de gestão de risco
Professor: Egberto Salóes

Módulo 08 (31/08 e 1º/09)
Tema: Análises de crises clássicas bem (ou mal) gerenciadas
Professor: Homero Zanotta

Módulo 09 (14 e 15/09)
Tema: Prospecção estratégica para prevenção de crises
Professor: Raul Sturari

Módulo 10 (28 e 29/09)
Tema: novos atores das crises de cidadania: minorias, gênero, ecologia
Professor: Hugo Studart

 

Serviço
CURSO DE EXTENSÃO EM COMUNICAÇÃO E GESTÃO DE CRISES
Início: 29 de junho
Informações: (61) 9 9830-0740 / 9 9109-2473 (WhatsApp)
(61) 3272-7078 ou sagres@sagres.org.br
Inscrições: sagres.org.br

Click to listen highlighted text!