All for Joomla All for Webmasters

Incentivar adolescentes a tocar um instrumento melhora a comunicação

Incentivar os adolescentes a tocar um instrumento é uma forma de melhorar as notas na escola

Pois o contato com o instrumento fará com que se concentrem nos tons e tempos exatos que precisam cumprir para que a música saia corretamente, isso servirá de auxílio para as áreas cognitivas do cérebro, que melhoram a concentração do aluno.

 AS CRIANÇAS 

O primeiro contato que as crianças têm com a música é por meio das canções que os pais ouvem, elas escutam no carro e quando começam a andar chegam a dançar ou cantarolar melodias que mais as cativam.

Quando as crianças entram na fase da adolescência, começam a definir melhor seu gosto musical e ouvir outros estilos musicais como música clássica, jazz, rock, gospel, R&B entre outros.

OS ADOLESCENTES 

 A adolescência também é uma fase em que grande parte dos jovens apresentam problemas na escola, as dificuldades em aprender, tirar notas baixas e problemas de convivência com os colegas são apenas alguns exemplos de complicações que, se não forem tratadas ou resolvidas são capazes de desenvolver problemas psicológicos sérios.

Ao verem que os filhos estão com dificuldades e se fecham, os pais procuram uma solução para entender completamente os sentimentos do filho, mas não tem sucesso. No entanto, o que ajuda o jovem a falar sobre o que sente e se abrir mais com os pais e pessoas próximas é o contato intenso com a música.

 

Incentivar os adolescentes a tocar um instrumento é uma forma de melhorar as notas na escola, pois o contato com o instrumento fará com que se concentrem nos tons e tempos exatos que precisam cumprir para que a música saia corretamente, isso servirá de auxílio para as áreas cognitivas do cérebro, que melhoram a concentração do aluno.

Enquanto adquire mais habilidade no instrumento, a mente trabalha mais e fará com que assimile as matérias na escola de forma mais fácil e tenha um melhor desempenho.

Tecla Som , loja de instrumentos eletrônicos , comenta sobre o raciocínio rápido ao tocar um instrumento:

“quanto mais o jovem souber sobre teorias musicais, mais fácil será para entender matérias como matemática, física e química, pois as partituras forçam o aluno a fazer a soma e divisão de números para saber o tempo exato das notas”.

 

Alguns se sentem extremamente pressionados por terem que tirar boas notas na escola, isso faz com que passem noites acordados devido à ansiedade e pensamentos negativos.

Estimular os adolescentes a tocar um instrumento diminui toda a irritação com a ajuda do som das notas, principalmente se o professor perceber a inquietação e incentivar o aluno a tocar uma melodia mais calma durante a aula, enquanto treina, os músculos relaxam e o nervosismo diminui.

 

A maioria dos adolescentes não possui hobbies e passam todo seu tempo livre navegando em sites da internet ou conversando com amigos pelo telefone celular.

 

AULAS DE MUSICA  

Ao terem aulas de música, isso servirá como distração e terão interesse ao aprenderem a como ter mais velocidade e aprenderem a reproduzir diferentes músicas.

Outro problema que muitos adolescentes possuem é a dificuldade em se comunicar, isso acontece por serem muito tímidos e não terem muitos amigos.

Com o contato da música, encontrarão pessoas com o mesmo gosto musical e outras coisas em comum enquanto esperam suas aulas começarem ou nos corais que frequentam.

Estudos indicam que os que participam de grupos de canto ficam mais felizes ao conhecerem novas pessoas e aumentarem o círculo de amigos.

Dessa forma, encorajar adolescentes a tocar um instrumento os ajudará de diversas formas e em várias fases do crescimento.