Instituto Fryderyk Chopin

Fryderyk Chopin

O Instituto Fryderyk Chopin, na Polônia, anunciou que deixará toda sua coleção dedicada ao mestre do século XIX disponível online, e de graça, até 2020.

“Ele será o primeiro grande compositor a ter todas as suas partituras digitalizadas e abertamente acessível por todos”, disse o vice-diretor do local, Maciej Janicki.

Ele também disse que cerca de 40 mil itens que fazem do patrimônio mundial da UNESCO – incluindo fotografias e pinturas do músico, artigos e manuscritos acadêmicos – estarão na Internet.

Qualquer um poderá baixar gravações da competição global de piano que o instituto com sede em Varsóvia organiza, além de pesquisar, documentar e promover o trabalho de Chopin em todo o mundo.

Janicki diz que a parte mais inovadora do projeto de código aberto – que estará disponível em inglês e polonês e está sendo cofinanciada pela União Européia – é a partitura.

Instituto Fryderyk Chopin

Além de procurar e baixar partituras ou trechos específicos, os visitantes poderão executar todos os tipos de análises do ritmo, harmonia, melodia e outros aspectos da música.

“Eles não serão apenas varreduras simples ou arquivos PDF”, disse Marcin Konik, que administra a biblioteca do Instituto.

Chopin nasceu em 1810 em Zelazowa Wola, perto de Varsóvia.

Filho de um pai francês e uma mãe polonesa, ele fugiu da sua pátria logo antes do levante de 1830 contra as forças de ocupação da Rússia czarista.

O pianista morou em Viena e depois em Paris, onde morreu aos 39 anos.

Seu corpo está enterrado em Paris, enquanto o coração dele descansa na igreja da Santa Cruz de Varsóvia.

Instituto Fryderyk Chopin

O Instituto Polaco Frederic Chopin (NIFC) está se preparando para digitalizar e, graças a tecnologias avançadas, proporcionar acesso gratuito a todos os itens patrimoniais do famoso compositor em suas coleções.

Em 2020, “Chopin se tornará o primeiro grande compositor cujas pontuações estarão disponíveis em sua versão digital”, seja em manuscrito ou em versão impressa, e em formato aberto, disse aos jornalistas Maciej Janicki, vice-diretor NIFC em Varsóvia, que pesquisa o trabalho do compositor, documenta-o e, em seguida, promove-o em todo o mundo, de acordo com Agerpres.

Os visitantes do site, sejam eles meloman, profissionais da indústria da música ou pesquisadores especializados, encontrarão todos os arquivos fonográficos disponíveis disponíveis durante todas as competições internacionais, Frederic Chopin, mas também durante o Chopin et son Europe versões que podem ser baixadas da internet.

Frédéric François Chopin

Também chamado Fryderyk Franciszek Chopin (Żelazowa Wola, 22 de fevereiro — Paris, 17 de Outubro de 1849), foi um pianista polonês-francês radicado na França e compositor para piano da era romântica.

É amplamente conhecido como um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da história.

Sua técnica refinada e sua elaboração harmônica vêm sendo comparadas historicamente com as de outros grandes compositores, como Mozart e Beethoven, assim como sua duradoura influência na música até os dias de hoje.

Dados do Wikipedia