All for Joomla All for Webmasters

Livros para entender O Jovem Karl Marx.

O Jovem Karl Marx conta a vida do famoso pensador em sua juventude, com bastante espaço para a sua vida pessoal e política

A última semana do ano reserva para o cinema uma das estreias mais interessantes do cinema em todo o ano.

Não se trata de nenhum arrasa quarteirão, nem muito menos um mega hit da Marvel.

Trata-se do filme O Jovem Karl Marx, que mostra a juventude de um dos mais proeminentes de toda a história.

O filme retrata muito bem a trajetória intelectual e política de Karl Marx e, além disso, demonstra a importância dos movimentos sociais e da consciência de classe revolucionária e científica para o proletariado.

Em quase duas horas de história passamos a conhecer Marx, Engels, sua esposa e o início dos movimentos sociais que reviraram a Europa no século XIX.

Com o filme na porta de entrada para estrear, resolvemos indicar algumas leituras fundamentais para se entender, não o filme em si, mas toda a conjuntura ligada a história de Marx.

O 18 Brumário de Luis Bonaparte

As ideias apresentadas em O 18 de Brumário de Luís Bonaparte formam a base do materialismo histórico dialético, uma das maiores contribuições de Karl Marx às ciências sociais e econômicas. Nesta obra, publicada originalmente na revista Die Revolution entre 1851 e 1852, Marx não apenas narra os eventos que levaram ao golpe de estado de Luís Bonaparte, sobrinho do antigo imperador Napoleão Bonaparte, na França, entre 1848 e 1851. O autor alemão ultrapassa o registro histórico e relaciona os acontecimentos com suas teorias de luta de classes e de revolução operária.

Manifesto do Partido Comunista

Com 160 anos de existência, o Manifesto do Partido Comunista continua atual. A obra contém todos os prefácios originais de Marx e Engels. Leitura importante para estudantes e pesquisadores. Indispensável para composição de bibliotecas filosóficas, jurídicas e de assuntos gerais.

O Capital

A obra apresenta a tradução condensada de O Capital por Gabriel Deville. Destinada a todo aquele que se interessa pela intrigante relação que tem norteado o curso da história econômica: homem – trabalho – lucro.

Salário, Preço e Lucro

Esta é uma obra de disputa teórica no seio do movimento operário internacional, na qual pela primeira vez Marx expõe os elementos essenciais para a construção da teoria da mais-valia. Foi escrita entre fins de maio e junho de 1865 para a reunião do Conselho Geral da Primeira Internacional, na qual buscava criticar as concepções equivocadas da corrente de delegados influenciados pelo socialismo utópico. O texto de Marx representou naquela reunião uma verdadeira demarcação de campo entre os revolucionários e os reformistas.

 

Fonte Cabine Cultural

Comentários abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *