All for Joomla All for Webmasters

Mandela – 100 anos de História

Mandela - 100 anos de História

Mandela – 100 anos de História

Não seríamos o que somos hoje se não tivessem existido pessoas incríveis no passado que lutaram, persistiram e acima de tudo buscar fazer do mundo um lugar melhor para que as próximas gerações pudessem desfrutar.

É sobre um desses ícones, que muitos atribuem, até mesmo o nome de herói, que iremos falar hoje.

Ele que teve uma grande importância nas causas negras e na busca pela igualdade racial, fez 100 anos de história neste dia 18/07.

 

O conhecemos como Nelson Mandela.

Para falar tudo sobre Mandela é preciso muito mais que palavras, porém daremos uma breve história de sua vida e carreira política, além de sua importância para o ativismo racial na África do Sul e no mundo.

 

QUEM FOI MANDELA

Mandela nasceu em uma pequena aldeia da África do Sul, sendo de uma família nobre tribal do povo Xhosa, ele recebeu, aos seus 23 anos de idade, o cargo de chefia do local, porém o recusou, pois tinha como meta ir para uma grande cidade cursar direito e entrar na carreira política.

Após terminar a formação elementar foi para a cidade de Alice, na província de Eastern Cape, estudar numa grande universidade, a Fort Hare, ela que foi a primeira universidade na África do Sul a ministrar aulas para negros.

Lá se envolveu em política estudantil e após ser eleito conselheiro pelos estudantes não quis assumir o cargo e, com o ultimato do reitor para assumir, se retirou da universidade e voltou para o seu povoado.

Lá havia um casamento arranjado, como de costume de seu povo, porém Mandela achava que o casamento devia ser algo romântico, segundo aquilo que aprendeu em sua educação elementar. Sendo assim, fugiu para a capital, Johannesburgo.

Ao chegar na cidade de Johannesburgo ele passou muitas dificuldades, era difícil se manter empregado, porém se tornou líder de uma causa de resistência jovem e não violenta.

Naquele período havia sido criada uma lei, o apartheid, que separava os negros dos brancos, dando ainda mais privilégios aos brancos do que aos negros, e toda atitude que mostrasse descontentamento com isso era considerada traição.

Nelson Mandela por não concordar com a minoria branca que exigia toda essa divisão racial, foi acusado de traição, quando ele passou a ser perseguido seriamente para ser preso.

Mandela - 100 anos de História

 Mandela – 100 anos de História – O LEGADO E O ATIVISMO

Mandela, que completou 100 anos de história, foi condenado a prisão perpétua e ficou preso por mais de 20 anos em sua vida. Foi considerado um ativista mesmo de dentro da prisão, sua luta se tornou conhecida em todo o mundo, o que tornou possível que ele fosse solto.

Com a queda de popularidade do governo altamente autoritário, Mandela se tornou uma figura unânime para a sociedade sul-africana e pela luta pela igualdade racial em todo o mundo.

Quando foi solto se candidatou e foi eleito presidente da África do Sul. Por conta de sua coragem e bravura, hoje, o seu país natal é reconhecido por ter uma sociedade multiétnica e em seu aniversário é relembrada, em diversos locais, a existência dele por ter representado a luta pela igualdade, liberdade e justiça.

Foi considerado internacionalmente pelo seu ativismo e, com isso, ganhou diversas premiações, sendo uma delas o grande Nobel da Paz.

 

Mandela – 100 anos de História – O PODER DA VIDA POLÍTICA

Ser um importante líder político lhe deu uma força maior para lutar contra a segregação racial e o apartheid. É considerado atualmente como um dos maiores e mais influentes presidentes que já existiu na África do Sul, não se rendendo ao medo e muito menos para o governo impositor de regras racistas.