All for Joomla All for Webmasters

Manga Engorda?

Manga Engorda? Mangueiras maduras por BrasíliaManga Engorda? Mangueiras maduras por Brasília

Manga Engorda? Se engorda não venha para Brasília, pois, tem manga para dar com o pau em todas as quadras e lugares, caídas na rua e as pessoas não conseguem pegar devido à quantidade.

 

Manga Engorda? – Mangueiras plantadas em Brasília

A Novacap afirma através de sua assessoria de imprensa que 200 mil mangueiras estão espalhadas pela cidade de Brasília. Nem o ser humano, tarado por Manga, vai conseguir terminar com a quantidade que você vê caída na rua. É impressionante. E sobre a manga é uma fruta nativa do sudeste da Ásia e da Índia e hoje é cultivada em climas tropicais em países como Brasil, México, Equador, Peru, Guatemala e Haiti. A sua casca é verde e se torna vermelha e/ou amarela conforme a fruta amadurece, sua polpa é um amarelo intenso, de sabor doce e textura fibrosa, que variam de uma variedade para a outra. A polpa envolve o que chamamos de caroço, onde fica a semente da mangueira. No Brasil temos aproximadamente 10 variedades diferentes de mangas. Dentre as mais famosas estão a tommy atkins, a rosa, a espada, a haden, a palmer e a bourbon. Mas no mundo todo são mais de 1600 variedades identificadas, e o país campeão é a Índia, com mais de 1000 variedades cultivadas. Cada variedade apresenta um formato característico, e uma polpa mais ou menos doce, com mais ou menos fibras. Cada unidade pode variar de 100 g até 2 quilos.

 

Manga Engorda? – Arvores frutíferas alimentam a paisagem de Brasília

São 900 mil árvores frutíferas espalhadas por Brasília. A mangueira é a única árvore presente nas nove regiões com áreas públicas sob responsabilidade da Novacap: Águas Claras, Brazlândia, Ceilândia, Cruzeiro, Lago Norte, Lago Sul, Plano Piloto, Sobradinho e Taguatinga. A jaca é outra fruta que aparece com frequência em Brasília. No Cruzeiro, inclusive, há a Avenida das Jaqueiras, via que separa a região administrativa do Sudoeste. Esse tipo de árvore também compõe a paisagem de Águas Claras, do Lago Norte, do Lago Sul, do Plano Piloto e de Sobradinho.Pés de jambo fazem parte do cenário de Águas Claras, de Ceilândia, do Lago Norte, de Taguatinga e do Plano Piloto. O jambeiro é encontrado no Cerrado e na Mata Atlântica, e os frutos costumam aparecer nos primeiros cinco meses do ano. Limoeiro, goiabeira, tamarindo, cajueiro, jabuticabeira, pequizeiro e pitangueira também estão nas áreas verdes de Brasília. O Parque da Cidade reúne a maior diversidade de plantas em áreas públicas. No local, tamareiras, típicas do Oriente Médio, dão frutos que podem ser coletados pela população.

Mangsa Engroda? Mapa das arvores frutíferas plantadas em Brasília
Mangsa Engroda? Mapa das arvores frutíferas plantadas em Brasília

Manga Engorda? – As ruas de Brasília

Ficam amarelas. Durante o ano amarelamos devido à ação dos políticos e neste janeiro de 2018, amarelamos pela quantidade de mangas que foram esmagadas pelos pneus dos carros nas suas idas e vindas. Ao mesmo tempo que é um cenário enriquecedor, atrai bichos devido à docilidade da fruta, mas, é um cenário diferenciado de se ver.

 

Manga Engorda? – Engorda ou Emagrece.

Não engorda desde que consumida com sabedoria, sem excessos. Excessivamente engorda, principalmente à noite. Mas, que bom que neste período estamos engrandecendo um Brasil com árvores frutíferas, já que no outros emagrecemos a população que fica assustada com nossos noticiários políticos e passa mal com tudo que lê e ouve.

 

Anand Rao

Editor do Cultura Alternativa

http://culturaalternativa.com.br/