All for Joomla All for Webmasters

Memoria de los Brasileños – Exposição em Buenos Aires.

memoria de los brasileños

Memoria de los Brasileños – Exposição em Buenos Aires.

Projeto brasileiro premiado pelo Ibermuseus vira exposição em Buenos Aires

O projeto Memória dos Brasileiros nasceu da ideia de que era necessário registrar histórias de pessoas invisíveis, residentes em um país que estava em plena transformação.

 

Fruto de projeto brasileiro premiado pela quarta edição da convocatória Conversaciones, do Programa Ibermuseus, a mostra “Memoria de los Brasileños”, realizada pelo Museu da Pessoa, está sendo exibida desde o último dia 5 no Centro Cultural Borges, em Buenos Aires (Argentina).

Memoria de los brasileños

 

A exposição, que fica em cartaz até 2 de setembro com entrada gratuita, resgata e valoriza a história de cada indivíduo como parte de uma construção coletiva da memória social, sendo organizada em cinco módulos construídos a partir de histórias de vida apresentadas em vídeos que contam parte da história do Brasil por meio de narrativas pessoais.

 

“Contemporaneidade” relata o processo de urbanização que em menos de 100 anos levou 80% da população brasileira do campo às cidades; “Saberes e Fazeres” apresenta culturas indígenas, africanas, quilombolas e outras que formam a identidade brasileira; “Conflitos” traz histórias e personagens marcados pela violência, preconceitos, direitos negados e exploração sexual e laboral; “Transformação” dá ênfase em pessoas e comunidades que trabalham para melhorar a realidade que vivem; e “Narradores” conta com depoimentos e trajetórias de poetas, escritores e jornalistas brasileiros.

 

“Memoria de los Brasileños” busca contribuir com o aprofundamento do conhecimento mútuo ao apresentar uma perspectiva da história brasileira muitas vezes ofuscada pelas grandes narrativas, baseadas nos aspectos mais visíveis e nos ícones mais difundidos da cultura nacional. A exposição também pode ser visitada em sua versão virtual.

 

A mostra foi pensada originalmente para exibição no Musée de la Civilisation, de Quebec (Canadá), onde foi visitada por mais de 100 mil pessoas entre 2016 e 2017. O projeto expográfico é de Marcelo Larrea, um argentino radicado no Brasil há mais de 30 anos e colaborador do Museu da Pessoa em diferentes projetos.

Temporada de neve na Argentina, hora de programar as ferias de julho.