Welcome to Cultura Alternativa   Click to listen highlighted text! Welcome to Cultura Alternativa
All for Joomla All for Webmasters

Caminhos e Descaminhos na Itália. Turismo na Itália. Meu primeiro Brunello de Montalcino

Brunello de Montalcino, Caminhos e Descaminhos na Itália, Turismo na Itália

Caminhos e Descaminhos na Itália. Turismo na Itália. Meu primeiro Brunello de Montalcino.

Faço parte do grupo Apaixonados por Vinhos.

 

Ao informar que o cultura alternativa viajaria para a Itália, todos foram unânimes ao informar que nós deveríamos provar um vinho Brunello de Montalcino.

 

Caminhos e Descaminhos na Itália – História

Ao fim da segunda metade de 1800 o vinho mais conhecido e apreciado nesta região era um vinho branco doce, o Moscadello di Montalcino.

 

Foi nesse período que Clemente Santi começou a estudar o potencial de uma variedade da uva Sangiovese, a Sangiovese grosso, localmente chamado da Brunello por causa de sua cor particularmente escura.

 

Por volta de 1860 o neto de Clemente, Ferrucio Biondi-Santi (filho de Jacopo Biondi e Caterina Santi), iniciou a produção de um vinho tinto que imediatamente se mostrou de excelente qualidade.

 

Todavia, o Brunello permaneceu por muitos anos como um vinho conhecido e apreciado apenas nos entornos da zona de produção, razão do elevado preço de venda.

 

Foi depois de 1950 que a fama do Brunello di Montalcino passou para o resto da Itália e para o mundo.

 

Turismo na Itália – Preço

Em todo lugar por onde passamos na Itália buscamos ver o preço e a disponibilidade de um vinho Brunello de Montalcino.

 

A média de preços que encontramos foi acima dos €45, alguns eram muito caros fora do nosso orçamento, mas, adquirimos 04 Brunellos de Montalcino para degustação na redação.

 

Meu primeiro Brunello de Montalcino – Experiência

Experiência com meu primeiro Brunello de Montalcino foi especial. Primeiro, não buscamos avaliar nada, apenas curtimos a harmonia entre o corpo, os taninos, a acidez e os aromas deste vinho.

 

Tudo a tempo e hora foi compondo um belo vinhos. Pagamos €19 numa garrafa de 375 ml no mercado Municipal de Florença, Itália.

 

O ambiente em que compramos o vinho foi numa adega especializada, no andar que ficava baixo de uma série de lojas com degustação e viagens gastronômicas incondicionais das gastronomia italiana.

 

O clima era propício para tal aquisição.

 

Caminhos e Descaminhos na Itália – Audição

O Vinho foi degustado ouvindo o virtuoso pianista Joey Alexander, de 14 anos, que tem abalado o mundo do jazz com seu talento. Ouvimos Eclipse seu mais recente trabalho musical.

O quarto era de um hotel singelo, que valorizava o design, mas, não conseguimos uma taça de cristal com a porosidade ideal para degustar o Brunello.

 

O copo foi um copo normal de vidro, mesmo assim, o Brunello mostrou sua força sob todos os aspectos.

 

Turismo na Itália – Os 04 Brunellos

Vamos degustar os quatro Brunellos que trouxemos com calma, harmonizando com uma gastronomia de primeira, realizando pesquisas prévias sobre os pratos que vão compor esta degustação enogastronômica.

 

O Vinho nos remete a um ritual de magia entre a bebida e a gastronomia. O vinho nos é pura poesia. E assim que pretendemos degustar estes Brunellos.

 

Anand Rao

Editor do Cultura Alternativa

 

 

Click to listen highlighted text!