All for Joomla All for Webmasters

Mina de Chico Rei – Ouro Preto

Mina Chico Rei

Visita a Mina Chico Rei do seculo XVIII

 

Sr Toninho filho de Dona Mariazinha nos conta a historia ouça,

 

Mina de Chico Rei é uma escavação subterrânea localizada sob parte da cidade de Ouro Preto onde, por tradição oral, o personagem real conhecido como Chico Rei, trazido do Congo como escravo trabalhou explorando-a até comprar sua carta de alforria e , depois, a própria mina, durante o ciclo do ouro no Brasil Colonial. Está aberta à visitação turística nos 50 metros iniciais.

Conta a tradição oral que Chico Rei e outros escravos escondiam ouro entre os cabelos ao saírem da mina e mais tarde lavavam-os na pia batismal da igreja, sendo acobertados pelos religiosos. O Major Augusto, que fora o proprietário da mina vendeu-a ao alforriado Chico Rei no final de sua vida, e nas mãos deste ela passou a prosperar.

A mina, que antes era chamada de Encardideira,foi redescoberta em 1950 e renomeada como Mina de Chico Rei. É escavada artesanalmente, e distribuída em cinco níveis. Possui uma galeria de 11.500 metros, e está iluminada apenas no túnel inicial, até o chamado salão de cristais, que é um átrio a partir do qual sai um túnel mais elevado. A mina, que está sendo mapeada por estudantes de geologia estende suas galerias até a Casa dos Contos e a Escola de Minas, antigo palácio do Governador.

Dicas para visita a Mina de Chico Rei

Use sapatos baixos e confortáveis, roupas escuras. Na entrada da Mina e’ oferecido um capacete de segurança e orientações para guiar sozinho, não ha acompanhamento.

Na entrada ha um restaurante Boca da Mina que funciona em períodos de maior movimento.

Em nossa pagina Portal Cultura Alternativa, curta as fotos Fotos Mina Chico Rei

 

Onde Fica:

Rua Dom Silvério, 108 – Bairro Antônio Dias

Ouro Preto

(31) 3552-2866

 

Pagina Facebook.com/minadochicorei

 

 

Agnes Adusumilli

Cultura Alternativa