Welcome to Cultura Alternativa   Click to listen highlighted text! Welcome to Cultura Alternativa
All for Joomla All for Webmasters

Música Erudita – ECM Records – Três trabalhos, três vertentes

Música Erudita - ECM Records - Três trabalhos, três vertentesMúsica Erudita - ECM Records - Três trabalhos, três vertentes

Música Erudita – ECM Records – Três trabalhos, três vertentes. No Brasil falar em música erudita é falar em algo absolutamente elitista. Atualmente então com a decadência auditiva do país, é falar em algo raro, invisível e distante.

 

Música Erudita – Cultura Alternativa

Nos penitenciamos. Não publicamos quase nada até hoje sobre a Música Erudita e é bom dar mais valor a este segmento musical.

 

ECM Records – História

Manfred Eicher, nasceu em 09 de julho de 1943 em Lindau, Alemanha. Estudou música na Academia de Música de Berlim, é contrabaixista.

 

Fundou a ECM (Edição de Música Contemporânea) em 1969 onde gravou grandes nomes como: Keith Jarrett , John Abercrombie, Jan Garbarek, Chick Corea, Gary Burton, Jack DeJohnette, Anouar Brahem, Dave Holland, Pat Metheny, Ralph Towner, Terje Rypdal, Steve Kuhn, Art Ensemble de Chicago entre outros.

 

Em 1984, Eicher iniciou a ECM New Series para gravar música clássica . Gravou entre outros: Steve Reich, Arvo Pärt, John Adams, Meredith Monk e o compositor medieval Pérotin.

 

Em 1992, Manfred Eicher co-dirigiu e co-escreveu o filme Holozän (Man in the Holocene).

 

Cada disco de jazz gravado pela ECM leva em média de dois dias para gravar e um para ser mixado. A maioria foi gravado por Jan Erik Kongshaug como engenheiro de som. Eicher produziu mais de mil álbuns até o momento.

Masterclass com Manfred Eicher.

 

Três trabalhos, Três Vertente – Pautas lançadas dia 20 de Abril

 

ARVO PÄRT: AS SINFONIAS

NFM WROCŁAW PHILHARMONIC, TÕNU KALJUSTE

 

Todas as quatro sinfonias de Arvo Pärt recentemente gravadas com a NFM Wrocław Philharmonic sob a direção de seu discípulo, Tõnu Kaljuste.

 

Cada uma das sinfonias, como notou o grande compositor estoniano, é um mundo em si mesmo. Ouvidos em ordem cronológica, elas dizem muito sobre a jornada musical e espiritual de Pärt, e as diferentes maneiras pelas quais ele exerceu seu ofício.

 

Quarenta e cinco anos separam sua Sinfonia Nº 1 (“Polifônica”) escrita em 1963 enquanto ele ainda era aluno de Heino Eller, de sua Sinfonia nº 4 (“Los Angeles”) escrita em 2008, época em que ele era o compositor contemporâneo mais amplamente executado no mundo.

 

Você encontra o trabalho no site da ECM Records por 17,90 Euros. (https://www.ecmrecords.com/catalogue/1515665852/arvo-part-the-symphonies-nfm-wroclaw-philharmonic-tonu-kaljuste)

 

 

RAVEL, FRANCK, LIGETI, MESSIAEN

DUO GAZZANA

 

Um senso de descoberta é o tema chave no terceiro recital de ECM das irmãs Natascia e Raffaella Gazzana.Juntamente com paisagem versada pela música francesa para violino e piano, inspirando-se em uma multiplicidade de aspirações.

 

O álbum inclui uma gravação de estreia do Duo de György Ligeti  , dedicado a Kúrtag. O Duo Gazzana interpreta o épico A major Sonata de César Franck de 1886, e Sonate posthume de Maurice Ravel , escrito em 1897, quando seu autor tinha apenas 22 anos.

 

O álbum termina com Thème et variations de Olivier Messiaende 1932, uma obra que prefigura em alguns aspectos Quatuor pour la fin du temps. As performances da dupla de Ravel, Franck, Ligeti e Messiaen.

 

O trabalho foi gravado no RSI de Lugano Auditorio Stelio Molo em março de 2017 e produzidas por Manfred Eicher.

 

Você encontra o trabalho no site da ECM Records por 17,90 Euros.

Eis o Duo no You Tube.

ALEXANDER KNAIFEL: LUKOMORIYE

OLEG MALOV, TATIANA MELENTIEVA, PIOTR MIGUNOV, CORO DE LEGE ARTIS

 

O quarto álbum da Nova Série do compositor Alexander Knaifel, em São Petersburgo, pode ser o mais abrangente até hoje, viajando do sagrado para o secular e de volta através de vários desvios inspirados.

 

Inclui duas orações ao Espírito Santo , executadas com toda maestria pelo Coro Lege Artis.Tatiana Melentieva que canta Bliss, baseada no poema de Alexander Pushkin que é referenciado com Efraim, o sírio, em O Senhor de Toda Minha Vida (Um Poema e uma Oração), cantado por Piotr Migunov.

 

Oleg Malov, que acompanha os dois cantores, é chamado a internalizar textos em mais quatro peças de piano solo.  Uma festa de chá louca faz jus ao seu título, com um espírito surreal do País das Maravilhas.

 

Esta criança(depois do Evangelho de São Lucas), A confissão e título Lukomoriye (ambos depois de Pushkin) são luminosamente silenciosos e silenciosamente mágicos no fundo.

 

Você encontra o trabalho no site da ECM Records por 17,90 Euros. (

 

Ouça pelo Spotify

 

Anand Rao

Editor do Cultura Alternativa

http://culturaalternativa.com.br/

LEIA TAMBÉM:

Beijo de Língua – Música ou Manifesto de Anand Rao

Música Independente do Brasil – Anand Rao lança Amor Giz e Cor

 

 

Click to listen highlighted text!