Nina Simone o poder e a musica.

NINA SIMONE

Nina Simone, completaria 85 anos nesta semana.

 

Eunice Kathleen Waymon mais conhecida como Nina Simone  foi uma pianista, cantora, compositora e ativista pelos direitos civis dos negros norte-americanos.

É bastante conhecida nos meios musicais do jazz, mas trabalhou com diversos estilos musicais na vida, como música clássica, blues, folk, R&B, gospel e pop.

Ha um documentário na Netflix dirigida por Liz Garbus e Hal Tulchin, uma biografia repleta de altos e baixos descritos em detalhes no documentário What Happened, Miss Simone?

 

Considerada uma das lendas fundamentais da música norte-americana, a artista esteve no Brasil para fins profissionais em três ocasiões.

Em 1988, ela se apresentou no Rio de Janeiro e em São Paulo, no extinto festival Free Jazz. Em 1997, desembarcou para uma série de shows no Bourbon Street e no Parque Ibirapuera, ambos em São Paulo.

A terceira e última passagem foi em 2000, três anos antes de morrer, para outra turnê no Rio e em São Paulo.

Dados da huffpostbrasil

 

No site da cantora Nina Simone pode encontrar suas musicas, biografia.

 

Adoro suas cancões e a sua luta, uma vida sofrida. Inclusive os documentários sobre a Nina Simone não consigo assistir são dolorosos, prefiro ouvir sua musica que embala nossos corações.

 

Agnes Adusumilli

 

Nina Simone e o poder da música