O Folclore e suas histórias.

folclore, lendas de assombração

O folclore faz parte da história de um povo, e diz respeito às lendas, mitos, contados de geração em geração.

Cada região possui sua lenda particular, uma história que é tida como tradição dentro de uma comunidade.

Esta manifestação cultural possui um lado místico, que encanta e fascina moradores locais e turistas que passam por cada região. Ela é o símbolo de um povo.

Assim, o folclore tem sido perpetuado ao longo dos anos, por aqueles que acreditam que existe muito mais além de uma simples lenda.

 

Origem do Folclore

O Folclore, por possuir caráter místico, surgiu como forma de explicar aquilo que não poderia ser explicado, tais como os fenômenos da natureza, dando sentido e formas às coisas do mundo.

Ele também possui caráter orientador, de forma a incentivar um comportamento adequado ao tipo de cultura da época. E através de lendas de Assombração por exemplo, buscam mostrar os riscos de determinadas ações.

 

Histórias de Assombração

O Folclore brasileiro é muito completo, possuindo muitas lendas de assombração entre elas:

  • Pisadeira: uma lenda tipicamente brasileira, conta que uma senhora com chinelos aparece nas madrugadas e pisa no estômago das pessoas que comem muito antes de dormir.

  • Mula-sem-cabeça: uma das lendas mais clássica lendas de assombração, conta que uma mulher se apaixonou e teve romance com um padre. Seu castigo foi se transformar em uma mula, onde no lugar da cabeça, há fogo, assombrando os moradores.

  • Corpo-seco : assombração de um homem que foi muito malvado quando em vida maltratando sua mãe, e que hoje anda pelas estradas assombrando as pessoas.

 

Lendas Urbanas

Existem Muitas lendas urbanas, com significados distintos, que podem causar arrepios, são elas:

  • Bloody Mary: A lenda conta que uma mulher chamada Mary, assassinada e seus olhos arrancados, e seu corpo, deixado na frente de um espelho. Segundo a lenda, toda vez que uma pessoa chamar seu nome por três vezes na frente de um espelho, fará com que ela apareça a alguém que tenha tido envolvimento em um assassinato.

  • Loira do banheiro: Existem várias versões desta lenda urbana, mas, o fato principal é que, segundo saberes populares, uma mulher vestida de branco aparece nos banheiros escolares sempre que chamada. Algumas versões dizem que ela foi assassinada em um banheiro, e que não consegue ter paz.

  • Momo: O Momo é uma lenda muito recente, vindo do ocidente. A lenda diz que uma criatura horrível chamada Momo, faz ligações para as pessoas, falando em línguas diferentes e as ameaçando, e, consequentemente, essa pessoa morre.

 

Cantigas de roda

As cantigas de roda também fazem parte do folclore, são cantadas em festas temáticas, como forma de acalmar crianças, ou fazer parte de suas brincadeiras, entre elas estão:

  • Ciranda- cirandinha

  • Terezinha de Jesus

  • Parabéns para você

  • Boi da cara preta

  • Sapo Curruru