All for Joomla All for Webmasters

Texto “O Manifesto da Terra do Quase” é disponibilizado para download gratuito

O cantor, compositor e dramaturgo Elian Woidello disponibilizou, o texto na íntegra de seu ensaio “O Manifesto da Terra do Quase” para donwnload gratuito na internet.

Segundo o artista, o texto é resultado de uma profunda observação das relações culturais de Curitiba e do sul do mundo (cone sul).

“A terra do quase fala da necessidade que temos em reconstruir toda manhã aquilo que foi destruído por nós mesmos na noite anterior, aquilo que Charly Garcia chamou do ‘Karma de Viver ao Sul’, por isso meu ensaio não se trata de uma estética, ou um movimento, apenas uma constatação de minhas observâncias”.

No texto Woidello aplica uma profunda crítica de costumes e tradições em paralelo com algumas experiências pessoais.

O músico afirma que a terra do quase é um lugar onde quase faz calor, quase faz frio, as pessoas quase são europeias e quase são africanas, e por isso, os artistas quase fazem sucesso.

Segundo Elian o texto foi escrito enquanto ele escutava artistas de referência do sul (Blindagem, Engenho, Almondegas, Seru Giran) e foi inspirado em filósofos como Gilles Deleuze e Foucalt.

O ensaio também é bem duro com o mito da cidade modelo que é algo presente no cotidiano de Curitiba, de maneira enfática o cantor fala da incapacidade do curitibano em poder ser por si só, precisando criar míticas como a imigração ou de ser uma cidade de primeiro mundo.

O Manifesto da Terra do Quase

Está disponível para download

 Elian Woidello

Elian aprendeu tocar piano sozinho e desde cedo se interessava por artes e ciências humanas, fazia pesquisas e fomentação de movimentos artísticos com apenas 13 anos de idade, começou a trabalhar como professor de música e língua espanhola.

Autodidata, desenvolveu metodologias para aprender línguas e aprendeu alguns instrumentos musicais sozinho.

Músico e compositor de renome no Mercosul e no exterior, Woidello produziu um trabalho de pesquisa das identidades urbanas e a influência nas mídias sonoras sobre elas.

No trabalho, analisou o meio urbano curitibano valendo-se da esfera radiofônica e o conceito de paisagens sonoras urbanas, como consequência desse trabalho produziu o primeiro podcast do sul do Brasil sobre essa temática, e também foi produtor do documentário radiofônico “Além da Borboleta 13”.

É também dramaturgo, produtor cinematográfico e produtor cultural. Desenvolve palestras no qual se vale do conhecimento em música, jornalismo e semiótica para aplicação de uma reflexão profunda entre os meios vividos.

 

Produtor do curta “Ponta da Pita” em 2011″, já escreveu trilhas para o projeto Geração Futura da Fundação Roberto Marinho, no inter-programa “Pinhão o Retorno” de Duran Sodré e Mayara Locatelli.

Tem experiência na área de Comunicação, colaborou na fundação do jornal A Cena em Curitiba, jornal de âmbito cultural.

O piano se torna parceiro indispensável de Woidello que está à frente de uma banda formada por guitarra, baixo, bateria e teclados, as canções quase a totalidade colocam o rock emparelhado com a MPB e a música tradicional.

Facebook – @Woidello

Website