All for Joomla All for Webmasters

O que é ser idoso. Idoso não é um bebê.

O que é ser idosoO olhar incrível da sabedoria

O que é ser idoso. O Idoso não é um bebê. Ao longo da vida ele acumulou experiências. Sinto pena daqueles que não percebem que o idoso pode ser um grande consultor para diversos assuntos. É nessa linha que vamos desenvolver este artigo.

 

O que é ser idoso – Experiências

A experiência de um idoso é a riqueza maior que ele pode ter. Cabe ao jovem aproveitar ou não esse fascínio de forma eficaz. Geralmente o idoso, não se auto valoriza, melhor dizendo, é humilde. Mas a macro visão está em não tratar o idoso como um bebê e sim como um consultor para vida. Converse com ele sobre suas experiências e ele, dentro da lógica e prática, do período em que estava na ativa, poderá te ajudar muito. Cabe a você ficar atento sempre aos ensinamentos da pessoa idosa.

 

O que é ser idoso – Preconceitos

 

Você terá preconceitos com relação a pessoa idosa e ela com relação você. Principalmente se a relação for parental. Isso é muito natural e tem que ser levado de forma simples e deliciosa. Na esportiva esses preconceitos vão cair e aos poucos uma nova relação vai nascer. Obviamente ambas as partes têm que estar abertas para este novo momento e esta nova relação se não nada acontecerá. Você, quando é parente, conheceu aquela pessoa, hoje idosa, na flor da idade. Há que se adaptar ao novo ser que ele será, ou está sendo, e ele a você. Claro que por parte do mais jovem, esta adaptação tem que ser maior sob todos os aspectos.

 

O que é ser idoso – Sensibilidade

Quando uma pessoa idosa chora, me emociono. Vai de cada um. Uns acham que ele está ficando senil, ou então, mais emotivo. Eu acho espetacular. A pessoa atingiu uma maturidade tamanha que lhe é permitido chorar. Enquanto nós, os mais jovens, temos que obedecer regras sociais, ele não. Pode chorar, usar frauda, tudo lhe é livre. E as vezes usa a chamada frauda geriátrica apenas para não se cansar e evitar de ir a banheiros públicos e etc. É emocionante conviver com uma pessoa que tenha atingido tal momento de liberdade.

 

O que é ser idoso – Saudável

A saúde é fundamental na vida em qualquer etapa. Podemos ser ricos, mas, sem saúde somos absolutamente pobres. O idoso saudável, principalmente, não é bebê. É deste idoso que falamos no título. Ele é consultor.

O que é ser idoso
Idoso que ama tem plena vida.

O que é ser idoso – Doente

A doença tem que ser tratada, mas, o idoso não está morto. Alzheimer, demência, há que se lidar com tudo isso de forma consciente e sábia. Há os filhos que têm maior poder com os idosos e isso é normal. Os que não têm ficam enciumados, normal também, mas, o mais importante é saber que temos que estar atentos aos idosos deste segmento.

Idoso não é bebê
Idoso não é bebê

O que é ser idoso – Família

No início da vida, a família é primordial. No meio, renegada a um plano menor. E no final, volta a ser primordial. Isso não quer dizer que voltamos à fase infantil, mas, que o cuidado deve ser maior e repito, o idoso é um consultor com sabedoria e experiência e como tal, deve ser ouvido, pois, vai sentir-se valorizado.

O que é ser idoso
Viver a vida plenamente.

O que é ser idoso – Emoção

Eu que além de jornalista, sou músico e escritor, muitas vezes me pego emocionado. Envelhecer não quer dizer se emocionar. É claro que a emoção é maior, pois, o ser humano que está nesta fase e não trabalhou para estar se contagia com pequenas coisas. Mas, os preparados, são felizes e quando se emocionam, é com firmeza e determinação.

Lembro só de uma coisa, todos seremos idosos um dia, pense nisso quando agir com um idoso.

O que é ser idoso
Amar e ser amado

Anand Rao

Editor do Cultura Alternativa

http://culturaalternativa.com.br/

 

Leia mais:

O idoso como protagonista.

Em cidades pequenas, somente 5% dos idosos costumam ir ao cinema

Cuidados especiais com os idosos no calor

Comentários abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *