Onde se hospedar para curtir os melhores carnavais do Brasil

Carnaval

Carnaval de trio elétrico, carnaval de blocos de rua, carnaval de passarela, carnaval de discoteca…

A equipe da revista do trivago já passou todo tipo de carnaval nessa vida.

Mas no dia em que a gente resolveu lembrar onde se hospedou quando foi conhecer cada um dos melhores carnavais do Brasil, veio a dúvida: quais hotéis foram simplesmente um lugar para dormir nos dias da festa e quais ficaram marcados por ser realmente parte da festa, encarnando o espírito de carnaval?

Para ser considerado um hotel “com espírito de carnaval”, era preciso responder a alguns critérios mínimos: ser perto de onde rolam os blocos e trios elétricos é o básico.

Mas se contar com vista direta para os desfiles e programação carnavalesca própria do hotel, melhor ainda. Usando esta linha de corte, sobraram os exclusivíssimos hotéis abaixo.

É a nossa lista dos cinco melhores carnavais do Brasil – Salvador, Rio, São Paulo, Olinda e Ouro Preto – com cinco hotéis que respiram carnaval, do primeiro ao último dia do feriadão.


Carnaval de Salvador

Carnaval de Salvador

Foto: Nicolas Vollmer (CC BY 2.0)

A característica única do Carnaval de Salvador é que ele é composto por “circuitos”, trajetos percorridos pelos foliões que seguem os “trios elétricos”, os caminhões de som que são verdadeiros palcos ambulantes para os artistas se apresentarem.

A festa se profissionalizou bastante ao longo dos anos, com seus abadás, camarotes e celebridades, então a missão número 1 de todo turista é buscar o lado autêntico da festa.

Uma casa inglesa em pleno Circuito Barra-Ondina

O verdadeiro carnaval ainda está pelas ruas, ainda que meio escondido. Por exemplo: em vez de se hospedar em um dos grandes hotéis padronizados que existem pelos circuitos dos trios elétricos, que tal encontrar uma verdadeira casa de hóspedes onde você será atendido pelo próprio dono?

Hotel para o Carnaval em Salvador: Casa Inglesa

É o que acontece na Casa Inglesa Boutique Guest House. Os donos, no caso, são as duas figuras abaixo: o inglês Neil Manning e seu assistente Jasper.

A casa fica a apenas 600 metros do Farol da Barra, onde começa o Circuito Barra-Ondina, um dos mais famosos do carnaval de Salvador.

A área fica perto da praia e repleta de bares onde a festa continua antes e depois dos trios elétricos.

São apenas sete suítes, cada uma com sua própria personalidade, podendo receber grandes famílias e turmas de amigos, e todas com o pacote basicão de comodidade (TV, ar-condicionado, frigobar e Wi-Fi).

A área externa conta com dois terraços e um jardim, perfeitos para fazer as refeições e recarregar para mais um dia de festa – possivelmente em companhia de Jasper, que circula pela casa recebendo os hóspedes.

Por que é o hotel ideal para o Carnaval de Salvador?

  • Fica do lado do Farol da Barra, onde começa o Circuito Barra-Ondina

  • Preço abaixo da média para o Carnaval

  • Avaliação alta entre os usuários do trivago (nota 9.1)

  • Atendimento personalizado e aulas de capoeira e cozinha local


Carnaval do Rio de Janeiro

Carnaval do Rio de Janeiro

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil CC BY 2.0

O carnaval do Rio de Janeiro se divide em dois mundos diferentes, mas quem visita a cidade para curtir a festa tem de conhecer os dois. Primeiro, o mundo das escolas de samba, seus ensaios e desfiles.

O outro, os blocos de rua, tão tradicionais quanto as escolas, e até mais democráticos. Enquanto o desfile exige ingressos, fantasia e algum planejamento, para participar dos blocos basta sair à rua e começar a dançar.

Um hotel boutique com acesso direto aos blocos

Zii Hotel está estrategicamente localizado em frente ao metrô Botafogo, a estação mais central do carnaval de rua do Rio.

Além de estar em um bairro repleto de blocos de rua, dali você também chega em 15 minutos a outras vizinhanças onde a festa não para: Lapa, Glória, Flamengo, Ipanema, Leblon. Dá para curtir um bairro por dia.

E quem conhece o trânsito infernal do Rio sabe a importância de poder se deslocar rápido.

Hotel para o carnaval no Rio de Janeiro: Zii Hotel Botafogo

Inaugurado a menos de dois anos, o Zii mistura uma decoração moderna com um clima relaxante, com terraço para refeições ao ar livre e lobby integrado, com música, videogame, mesa com tomadas para notebook e restaurante – ou seja, ambiente perfeito para conhecer outros foliões caso você esteja em busca de parceria para a festa.

A decoração dos quartos também é bem legal, com luzes de LED e, o principal, dock station com blutooth para conectar a sua música.

Por que é o hotel ideal para o Carnaval de Rio?

  • Fica no epicentro dos blocos de carnaval, com deslocamento fácil pelo metrô

  • As áreas comuns têm clima de hostel, facilitando formar uma turma de amigos

  • O hotel tem parceria com guias que levam você até os ensaios das Escolas de Samba e também ao desfile no Sambódromo.


Carnaval de Olinda

Carnaval de Olinda

Foto: Jan Ribeiro/ Pref. Olinda CC BY 2.0

O carnaval de Olinda se destaca por ter um lado bastante folclórico e tradicional e também é um dos mais interessantes do ponto de vista do visual: as cores dos bonecos gigantes e dos guarda-chuvas formam cenários bem bonitos.

Por isso, ele é ideal para quem gosta não só de participar, mas também de contemplar os desfiles.

Um hotel com sua própria área VIP do carnaval

Nesse espírito, o Hotel 7 Colinas oferece uma experiência sem igual na cidade. Como os trechos da rua por onde passam os blocos do Carnaval de Olinda são disputados, existem “áreas VIP” ao longo de todo o circuito.

São imóveis ao redor da festa onde os turistas pagam bem caro para ver tudo de perto e contar com uma estrutura completa para passar horas e horas: restaurante, drinks, lounges, etc. Pois o Hotel 7 Colinas oferece a sua própria área VIP aos seus hóspedes, com vista para a Rua do Bonfim e disponível entre 9 e 14 de fevereiro.

O charme do hotel começa no seu jardim, uma verdadeira floresta em meio ao Sítio Histórico de Olinda onde antes havia apenas um casarão do século 19 (e onde hoje funciona um museu).

Mas a festa mesmo rola no jardim do hotel, no trecho que dá para a rua do carnaval, onde os hóspedes podem contemplar os desfiles tendo à disposição bar, toaletes, guarda-sóis e o famoso “chuveirão”, para molhar quem passa no desfile.

Hotel para o Carnaval em Olinda: 7 Colinas

Além disso, há os espetáculos dentro do hotel, com dançarinos e orquestras de frevo, o ritmo típico do carnaval pernambucano.

Para combinar com o colorido das ruas de Olinda, o Hotel 7 Colinas também é gay-friendly.

Você vai reparar que o preço não é dos mais baixos, mas há um motivo: café da manhã, almoço e jantar estão incluídos na diária.

Por que é o hotel ideal para o Carnaval de Olinda?

  • Tem sua própria área VIP durante o carnaval

  • Tem vista para o desfile dos blocos

  • Tem três refeições incluídas, para não precisar se preocupar com alimentação

  • Tem espetáculos de frevo exclusivos para hóspedes


Carnaval de São Paulo

Carnaval de São Paulo

Foto: Preliminares CC BY-SA 2.0

Mas São Paulo não é a metrópole dos negócios, dos arranha-céus e da chuva fina?

A resposta é sim, sim e sim. O que muita gente de fora não sabe é que o carnaval da cidade passou por um boom nos últimos anos, impulsionado por novos blocos de rua e pelos jovens de classe média da cidade.

Um hostel conectado ao carnaval mais descolado do país

Tanto o velho Centro quanto o bairro de Vila Madalena catalizam desse novo movimento, e não há melhor lugar para se conectar com toda essa efervescência que o Hostel Ô de Casa.

Ele fica em plena Vila Madá, bairro famoso por seus bares, graffiti e street art, e onde desfilam blocos como Casa Comigo, Avisa Lá, Bando 7 e Bloco do Apego.

Hotel para o carnaval em São Paulo, ô de casa Hostel

A própria dona do hostel, Mariana Moretti, participa de um destes blocos, o João Capota na Alves, que é patrocinador e parceiro da casa.

Como o bloco desfila pertinho, o hostel acaba virando uma extensão do carnaval, que também tem sua própria agenda de festas, graças a um ambiente feito para se curtir em turma.

Além de hostel, o Ô de Casa também tem um bar frequentado por muita gente local – uma ótima oportunidade para os forasteiros se integrarem com quem vive em São Paulo.

O hostel tem quartos com oito, seis e quatro camas, todos amplos, com armários e design caprichado. Mas quem quiser ter toda a diversão de um hostel com a privacidade de um hotel, também pode reservar quartos duplos individuais.

Por que é o hotel ideal para o Carnaval de São Paulo?

  • Muitos blocos de carnaval partem praticamente da porta do hostel

  • O bar do hostel bomba durante os dias de carnaval

  • O staff do hostel participa há anos do carnaval e sabe tudo o que é preciso para participar da festa


Carnaval de Ouro Preto

Carnaval de Ouro Preto

Foto: Beraldo Leal CC BY 2.0

Possivelmente o carnaval menos conhecido por quem é de fora do Brasil – e também pouco conhecido pelos próprios brasileiros –, a festa de Ouro Preto tem como grande diferencial a incrível paisagem colonial de Minas Gerais.

A cidade foi muito importante no século 18 e hoje conserva edifícios e ruas que remetem à época e são considerados Patrimônio Mundial pela UNESCO. Mas e o carnaval nisso tudo?

Uma pousada sofisticada para um carnaval histórico

A cidade é repleta de universidades, e a festa é em grande parte organizada pelas repúblicas de estudantes.

Os blocos desfilam pelas ruazinhas históricas, o que garante um cenário para fotografias deslumbrantes, seja qual for o ângulo que você escolher.

Se for de uma das sacadas da Pousada Solar da Ópera, melhor ainda.

Hotel para o carnaval em Ouro Preto, Pousada Solar da Ópera

Transbordando charme na decoração e na própria construção colonial, a pousada oferece vista direta para o desfile dos blocos, como um verdadeiro camarote, e com um detalhe importante: janelas à prova de som para quando você resolver desligar da festa.

Como o carnaval não é uma experiência para se curtir sozinho, a pousada tem uma sacada coletiva, onde os hóspedes podem se encontrar.

O Solar da Ópera fica em um casarão do século 19 totalmente preservado.

Cada quarto tem suas características próprias, mas todos contam com ar condicionado, TV e frigobar.

A localização não poderia ser melhor: a 600 metros da central rodoviária onde se chega na cidade e ao lado do Teatro Municipal – a Casa de Ópera que dá nome à pousada.

Por que é o hotel ideal para o Carnaval de Ouro Preto?

  • Fica exatamente no meio da festa

  • As sacadas são camarotes particulares para o desfile

  • As janelas são à prova de som, para quando você quiser descansar

  • Fica em pleno centro histórico de Ouro Preto