All for Joomla All for Webmasters

Páscoa: conheça comemorações ao redor do mundo

pascoa pelo mundo

Descubra a Páscoa e suas tradições pelo mundo.

 

Páscoa pelo mundo 

 

Polônia

A páscoa polonesa geralmente dura até a segunda-feira depois da sexta-feira santa. As tradições cristãs costumam ser levadas bem a sério. Ovos de galinha, ou até mesmo de madeira, chamados de pisanki (foto principal)costumam ser pintados e decorados.

De acordo com a tradição polaca, o primeiro tingimento deve acontecer a base de cebola ou beterraba e desenhos de flores, forma geométricas e animalescas devem colorir o ovo. No domingo de páscoa, os pisanki são trocados entre os familiares como se fossem presentes e depois disso fazem parte da refeição em família.

Finlândia

A Páscoa na Finlândia mistura referências religiosas e costumes tradicionais do país. O feriado no país nórdico lembra um pouco o Halloween americano, já que é comum ver crianças fantasiadas de bruxa andando pelas ruas do país no domingo de Páscoa.

As pequenas bruxas pedem doces e em troca dão ramos de salgueiro decorado pelas mesmas.De acordo com a lenda, o ramo serve para proteger a casa de quem os recebe.

 

Austrália

No principal país da Oceania quem entrega os ovos de chocolate não é um coelho. Na Austrália, o responsável por isso é o Bilby , um animal típico do país. A troca entre os mascotes aconteceu porque os coelhos são vistos como uma praga.

Além disso, o Bilby corre risco de extinção na Austrália. As celebrações no país podem durar até uma semana, após a sexta-feira da Paixão.

 

Grécia

A páscoa é um dos feriados mais importantes para os gregos, há quem diga que é mais importante que o próprio Natal. Entre os costumes gregos para a festividade destacam-se o preparo do tsoureki, prato típico da época, que é uma espécie de pão doce, enfeitado com ovos de galinha tingidos de vermelho.

O ovo significa a renovação da vida e a cor vermelha simboliza o sangue de Cristo. Este ano a páscoa ortodoxa acontece no dia 1º de maio.

 

França

A lenda francesa sobre a páscoa diz que sinos voadores jogam sobre o solo francês no domingo ovos de chocolate para comemorar a ressurreição de Cristo.

Este é um dos motivos que fazem da galinha um dos símbolos de páscoa para o povo francês, já que o coelho não bota ovos. A segunda feira faz parte do feriado e é o dia em que as crianças vão caçar os ovos de chocolate. No sul da França, um omelete gigante, feito com cerca de 15 mil ovos faz parte do modo tradicional de celebrar o feriado.

 

Guatemala

A comemoração da páscoa na Guatemala tem origem no modo como os espanhóis celebram a data. Com muitas cores, incensos, música e até mesmo penitência. Homens em roupas roxas, que são chamado de cucuruchose carregam andores gigantes com estátuas de Cristo que pegam toneladas. Tapetes enormes cobrem as ruas da cidade, feitos de flores e serradura tingida com cores vivíssimas.

 

Bermudas

A páscoa nas Ilhas Bermudas é celebrada de um jeito diferente. A principal tradição do arquipélago em relação ao feriado são as pipas. Na sexta-feira da paixão, centenas de pipas são lançadas ao céu como forma de representar a ascensão de Cristo ao céu.

 

Alemanha

Na Alemanha, a páscoa é quase comemorada duas vezes. Uma pelo feriado em si e outra por conta da chegada primavera. Uma das tradições mais comuns dos alemães na páscoa é enfeitar as árvores com ovos de galinhas decorados. Os ovos são esvaziados e pintados com cores vibrantes e vários desenhos.

 

Escócia

Na Escócia, os ovos de galinhas coloridos também fazem parte da tradição. No entanto, eles acabam tendo uma finalidade um pouco diferente. Em cima de pequenas montanhas, crianças e famílias se reúnem para brincar com o jogo mais famoso nesta época. Os participantes rolam os ovos ladeira abaixo e o vencedor é quem consegue ir mais longe sem o ovo quebrar.

 

Índia

A páscoa na Índia é uma das mais diferentes, já que os indianos não são cristãos. Nessa época os hindus fazem o festival Holi para comemorar e relembrar o surgimento do deus Krishna. Muta dança, muita e comidas especiais fazem parte da comemoração.

 

Almoço de páscoa, o que servir?