Passaporte do Japão é o ‘mais forte do mundo’; Brasil é 16

Passaporte, destinos sem visto

Passaporte do Japão é o ‘mais forte do mundo’; Brasil é 16

Em relatório divulgado nesta terça (9) pelo Henley Passport Index, o Japão passou Singapura como país com o passaporte mais poderoso do mundo, que permite acesso a 190 países.

 

O Henley Passport Index é um ranking global dos passaportes do mundo de acordo com o número de destinos que seus portadores podem visitar sem visto, tem base em dados da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA).

 

De acordo com o Henley Passport Index 2018 divulgado em 9 de outubro, cidadãos japoneses podem visitar 190 destinos sem visto ou recebê-lo na chegada – o maior globalmente.

passaporte

 

Passaporte – Pelo mundo

O passaporte japonês ultrapassou o da Singapura, o qual permite viagens a 189 destinos sem visto, após ganhar acesso livre a Myanmar no início deste ano.

O terceiro lugar é compartilhado pela Alemanha, Coreia do Sul e França, com seus cidadãos podendo entrar em 188 países sem visto.

A França e a Coreia do Sul saltaram para o 3º lugar após ganharem livre acesso ao Uzbequistão e Myanmar respectivamente.

O Reino Unido e os EUA, ambos com 186 destinos abertos a seus cidadãos, caem da 4ª para a 5ª posição no ranking deste ano, já que nenhum ganhou acesso livre a um país novo sem visto desde o início do ano.

Em 2015, os passaportes do Reino Unido e dos EUA eram o mais poderosos.

 

Na outra extremidade do espectro, o Iraque e o Afeganistão continuam no último lugar, no 106º. Os cidadãos de ambos os países têm acesso somente a 30 destinos sem visto.

 

Enquanto isso, os Emirados Árabes Unidos ficaram em 21º lugar, alta do 62º em 2006, fazendo com que ele seja o passaporte mais poderoso no Oriente Médio.

 

Passaporte – Brasil

O Brasil tem o 16º passaporte mais poderoso do mundo, com seus portadores podendo visitar 171 destinos sem a necessidade de visto.

passaporte

O Henley Passport Index,  é atualizado em tempo real e quando alterações em relação à políticas de visto entram em vigor.

 

Toque aqui para ver o ranking do Henley Passport Index.

 

Agnes Adusumilli

Redação Cultura Alternativa