Como turbinar as receitas do dia a dia com queijos especiais

queijos especiais

Como turbinar as receitas do dia a dia com queijos especiais

Mestre-queijeiro premiado dá sugestões deliciosas e descomplicadas para fugir da mesmice nas refeições caseiras

Xavier Thuret, mestre-queijeiro da Président e detentor do maior título de especialista em queijos na França, aceitou o desafio de propor diferentes aplicações de queijos especiais nos pratos do dia a dia.

 

Anote as dicas do mestre francês e não deixe de testar as novas possibilidades em suas receitas.

 

Queijos Especiais

 

🥪 SANDUÍCHE

Queijo quente, misto quente, bauru. São todos sanduíches clássicos. Mas será que eles precisam ser feitos sempre com queijo prato ou mussarela?

Turbine seu misto quente com queijo gruyére. Você pode até chamá-lo pelo nome francês – croque monsieur. Se quiser arrasar de verdade, cubra o sanduíche com molho bechamel e mais queijo. Leve ao forno para gratinar e sirva com uma salada de folhas.

Para quem gosta de sabores fortes, provolone é a pedida. Experimente no cheeseburger. Com bacon, melhor ainda.

 

🥗 SALADA

Você sabia que um toque de queijo incrementa qualquer salada? Ralado, em lascas ou até mesmo inteiro, ele acrescenta novas dimensões de sabor às folhas e legumes do dia a dia.

Uma verdadeira instituição francesa é a salada de camembert empanado. A receita é muito simples: passe o queijo inteiro no ovo, depois na farinha de rosca e frite até formar uma casquinha dourada. Sirva ainda quente com folhas verdes ao molho de azeite, vinagre e mostardas de Dijon.

Se comida italiana é a sua escolha, opte pelo parmesão. Despeje um pouco de queijo em lascas sobre rúcula e tomates maduros ao vinagre balsâmico.

 

🥣 SOPA

Um creme fumegante de queijo é a melhor coisa para aquecer e confortar em uma noite fria.

Fazer a sopa quase não dá trabalho. Derreta uma colher (sopa) de manteiga e doure ½ cebola picada. Junte uma colher (sopa) de farinha de trigo, misture bem e deixe pegar cor. Acrescente, aos poucos, meio litro de leite – até obter um molho branco pouco espesso.

Por fim, acrescente o queijo ralado. Use mais ou menos 200 gramas. Pode ser gouda, reino, maasdam ou o tipo de sua preferência. Desligue quando derreter por completo. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada.

 

🍝 MACARRÃO

Parmesão é a escolha óbvia para pratos de massa. Por que não fugir do óbvio? Algumas sugestões:

Lasanha de 4 queijos: estepe, provolone, gruyére e reino

Espaguete ao molho cremoso de brie

Penne gratinado com molho branco e maasdam

Talharim com gouda e presunto cozido

 

🍕 PIZZA

A pizza foi feita para o queijo, e vice-versa. Inove. Invente. Use três, quatro, cinco tipos de queijos combinados. Tente queijo estepe com cebolas douradas. Provolone com salame. Brie com lascas de amêndoa e geleia de pimenta. Parmesão, alho, manjericão e tomates frescos. Gouda e cogumelos. Crie sua própria cobertura. Queijo sempre vai bem na pizza.

 

SOBRE A PRESIDENT:

A Président é uma marca do Grupo Lactalis especialista em lácteos. Com mais de 80 anos de tradição, iniciou em 1933 na cidade de Laval, na França com a produção de queijo Camembert.